sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Má imagem!




O INEM considera que o expediente usado pela PSP para pôr fim ao sequestro de uma mulher na zona Multibanco de uma agência bancária no Porto levanta questões muito pertinentes, muito embora não queira divulgar a sua posição sobre este caso. 
Comentando o facto de a polícia ter usado um agente disfarçado de elemento do INEM para atacar o sequestrador, fonte oficial deste instituto confirmou ainda que não há qualquer acordo ou protocolo entre as duas entidades que admita este comportamento da PSP.
A TSF contactou também o gabinete de relações públicas da Direcção Nacional da PSP, que explicou que não comenta procedimentos tácticos, não tendo nem confirmado nem desmentido que o agente se fez passar por elemento do INEM. 
Por seu lado, o presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar considera que o caso de futuro pode causar dificuldades ao quadro feito pelos elementos do INEM, muito embora tenha admitido que o estratagema deu certo. 
«A outra leitura que se faz é que a imagem do técnico de emergência na comunidade em geral é reconhecida como sem imagem policial e muitas vezes intervimos em situação de risco com a segurança garantida pelos próprios intervenientes porque reconhecem esse papel», explicou Nelson Teixeira Baptista.

(Notícia completa em TSF)

20 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo mal nenhum em usar um disfarce numa situação destas! Acho até, no aspecto táctico, muito bem pensado pela autoridade, até porque existe aqui "uma faca" de dois bicos... vitima agredida e molestada pelo agressor e condições de segurança. Assim sendo a vitima foi assistida mais rapidamente e o agressor detido, mais rapidamente também! Se eu fosse o socorrista neste caso também não tinha problema em interagir com a autoridade para por um ponto final no episódio! Parabéns a todos os intervenientes!

Ass: TAE

Anónimo disse...

INEM tem medo de comentar sobre a PSP, pois todos sabemos o que se passou ao ver as imagens.
Se depois em serviço levarmos por conta disto, ou por o próprio individuo que daqui a uma semana já deve estar solto, se quiser vingar no primeiro TAE que lhe aparecer a frente, quero ver quem se vai responsabilizar?

TAElxCONSCIÊNCIA disse...

"técnico de emergência na comunidade em geral é reconhecida "... AONDE?? EM PORTUGAL NÃO É DE CERTEZA...
SENÃO ILUSTRO-LHE O SEGUINTE:

FAMILIAR OU AMIGO: AONDE É QUE TRABALHAS?
TAE: NO INEM.
FAMILIAR OU AMIGO: CONDUZES, ÉS MOTORISTA...

EIS A RESPOSTA STANDARIZADA

Anónimo disse...

Mto mau!!

Seria interessante saber quem é que cedeu o fardamento à PSP!!

MC disse...

Pode ser que da próxima vez seja mesmo um elemento do INEM a querer prestar assistência a alguém, e os ladrões, sabendo destas "tácticas", o tomem como um polícia disfarçado. Pode ser que um de nós morra por causa deste método tão louvável da polícia. Aí quero ver quem é que dá os parabéns a quem...

Anónimo disse...

o problema não é a táctica que usaram mas sim o facto de ter sido divulgada desta maneira!
TAE

Anónimo disse...

A PSP até podia ter usado a tunica de um padre, o cerne da questão é:

Porque carga de água não criaram um perimetro de forma a que os MEDIA não tivessem angulo de visão para não mostrar o modis operandis...

Relativamente ao TAE das 11:12 deve ser novinho como tripulante, a sua função é socorrer não é fazer o trabalho da PSP, cada entidade têm a sua missão bem defenida...

Anónimo disse...

Então se o elemento que entrasse fosse um verdadeiro TAE, e fosse agredido ou esfaqueado como a vitima já tinha sido, a PSP seria acusada de ter colocado em risco pessoas desnecessáriamente. No entanto, porque entrou um elemento das forças de segurança para segurança de todos (excepto dele mesmo) já é mau???? É bonito sim senhora!!!
Então da próxima vez não socorram nínguem, pois a primeira coisa que se aprende nos cursos de TAE, o antigo TAS, é colocar a vossa segurança em primeiro lugar, além disso, o elemento de segurança não tratou nínguem pois isso foi deixado para os verdadeiros profissionais da emergência pré-hospitalar.

Foram criadas condições para os TAE's poderem trabalhar em segurança, e lembrem-se de uma coisa pois já fui vosso colega e defendo-vos com "unhas e dentes", mas neste caso quem diz uma coisa destas "Se depois em serviço levarmos por conta disto, ou por o próprio individuo que daqui a uma semana já deve estar solto, se quiser vingar no primeiro TAE que lhe aparecer a frente, quero ver quem se vai responsabilizar?", só tenho a dizer que até numa situação criada por outro TAE (sem querer, claro) pode surtir o mesmo efeito e sermos nós a pagar por uma coisa feita por um colega.

No entanto, para mim os TAE's de portugal são os melhores do mundo e incuto na minha familia e amigos o devido respeito por todos os TAE's, pois são excelentes profissionais.

Um abraço a todos vocês,

De um ex-colega.

Anónimo disse...

Reconhecido enquanto motorista ou não, o certo é que a imagem do TAE não está associada à polícia, o que muitas vezes facilita o nosso trabalha e, tal como já foi dito, nos permite chegar perto de muitas vítimas sem que a nossa segurança esteja em risco e em situações em que a presença policial não o permitiriam.
Até pode ter sido uma boa estratégia para apanhar o assaltante, mas a verdade é que o que se passou vem associar os funcionários do INEM à força policial e isso pode dificultar a nossa actuação em situações futuras!

Unknown disse...

Ver também

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1793592

Costuma-se dizer, "desculpas não se pedem, evitam-se".

Anónimo disse...

Os os gajos das táticas do inem que apareceram no fim armados em herois? Sim aquele, gordo, o delegado regional e o outro não sei quem era...
Por amor de deus... andamos a brincar? que formação tem eles? devem ser caçadores e estarem habituados a ouvir uns tiros...
poem-lhes uns coletes balisticos e uma fardas pretas e eles convencem-se que são taticos!
Deus os perdoe...

Anónimo disse...

Caro ex-colega,

mesmo que não dissesses que o eras nós percebiamos, pois só sendo ex-TAE é que podes ter essa postura despreocupada.
Ou então não trabalhavas muito,
caso contrário sabes bem os bairros onde temos de ir pois a PSP nem aparece ou já vem tarde, porque são recebidos com hostilidade, imagina se passamos a receber essa mesma hostilidade, chegando sózinhos sem apoio policial?

Mas a ti não te interessa, ja não és TAE, seria apenas mais uma noticia para leres....

Anya disse...

O fardamento INEM devia estar protegido legalmente para não ser usado em situações como esta. Os simbolos da Cruz Vermelha, por exemplo, estão-no, e qualquer utilização abusiva dá direito a processo no tribunal internacional... Serviços de socorro e saúde não devem, nunca, ser confundidos com serviços de autoridade, de outra forma corre-se o risco de afastar a população dos cuidados de saúde, e de pôr em perigo a actuação dos profissionais de saúde, arriscando mesmo a própria integridade física e a vida.

Anónimo disse...

Meu deus, que grande drama que agora se anda a fazer por causa de uma opção táctica para salvar uma vida, se fosse a vossa mãe lá deitada toda lixada talvez cedem-se calças e tudo. Enfim cada vez estamos pior, actualmente tudo serve para arranjar guerrinhas, os TAE´S parecem ser uns frasquinhos de cheiro. Sou TAE e adoro sê-lo mas assim com estas posturas, por vezes de superioridade e de alguma arrogância nós é que damos uma imagem que provoca revolta nos cidadãos. Abraço a todos.

Anónimo disse...

Desculpem as minhas palavras mas ou vocês são mesquinhos ou então mesmo BURROS, quem é que vai associar o pessoal do INEM á policia por amor de deus, policia é policia, INEM é INEM nem o bebado da zona que vamos buscar todas as semanas sabe distinguir bem. Vou já comprar um coldre, enfim quando não há mais nada para fazer o pessoal gosta de inventar, malta estamos no séc. XXI todo o mundo tem uma cabecinha que pensa e sabe distinguir bem as coisas, toda a gente percebeu que o que se passou foi que um elemento do INEM cedeu o seu casaco para o policia entrar lá dentro, toda a gente sabe (ecxepto voces parece) que policia e INEM são instituições distintas. Não tenham guerrinhas mesquinhas.

Anónimo disse...

vou comprar uma farda da PSP e vou actuar nas situações ilegais por conta própria, garanto que seria preso e responsabilizado...mas a PSP pode tudo claro.Se responsabilizassem o responsavel da operação da PSP pela decisão que tomou, seria de aplaudir.E não venham com a desculpa ai se fosse um familiar vosso, porque se alguem tem culpa são os nabos que alertaram a PSP que seguraram na porta para o ladrão não fugir, caso contrario não teria havido sequestro.

Anónimo disse...

temos que ver a questão desta maneira, eu sou da região de vale do tejo e a psp ou a gnr raramente aparecem em tempo util e nos e que temos que gerir a situação e muitas das vezes despoleta-la, se os elementos da autoridade começam a usar fardas do inem ou dos bombeiros para fazer este tipo de operação, começará a haver desconfiança e estamos sujeitos a levar no nariz, e quem diz o contrario ou e burro ou não anda na rua e não sabe o que diz...

Juls disse...

Para o anonimo 26 Fevereiro, 2011 03:31, não sou novinho nao, nem interessa! Se nao sabes ler eu disse: "Se eu fosse o socorrista neste caso também não tinha problema em interagir com a autoridade para por um ponto final no episódio!" Ou seja, estava a dizer que era o primeiro a dar o meu casaco ao PSP para ele poder fazer o trabalho dele, enquanto esperava indicações para poder fazer o meu! So tenho a dizer uma coisa, á gajos mesmo burros, que ainda por cima sao meus colegas! Fazem uma tempestade sem necessidade nenhuma!

Ass: TAE

Anónimo disse...

Realmente não vale a pena, pois agora tudo é desculpa para retaliar ou entrar em discussões. Já que andamos nesta onda, sugeria que se iniciasse discussão acerca dos Bombeiros terem DAE´s também, ou pelo INEM terem equipas tácticas com fardamento igual ao da policia, ou o INEM ter viaturas descaracterizadas. Enfim em vez de pensarmos, independentemente da forma, que foi salva uma senhora e preso mais um criminoso, não estamos aqui a discutir coisas sem interesse.

Anónimo disse...

Como sempre e para variar aqui vive-se muito um sentimento por parte de algumas pessoas, seja a dôr de cotovelo e uma intromissão no serviço dos outros, a começar pelo da policia, façam o vosso trabalho e deixem aquilo que não é do vosso rosário para os outros, conforme se escreveu a vida da senhora está salva, certo? Assunto resolvido, lamentável é ver colegas ou pseudo-colegas com a sua dor de corno eterna acerca dos seus outros colegas, ou por que eles fazem , ou porque não fazem. Falem só do INEM e das coisas do INEM, deixem os outros assunto para quem tem de tratar deles. É por bocas da treta que se mandam aqui e noutros sitios que isto não vai a lado nenhum. Lamento ver tanta ignorância, burrice e patifaria aqui escrita.