quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

INEM empata... os TAE esperam...



O STAE reuniu mais uma vez com o CD INEM, para abordar temas que já haviam sidos discutidos, resolvidos e emitidas deliberações sobre os mesmos.
Mas as delegações teimam em não cumprir. Mudou o CD INEM, mas os delegados regionais e o pessoal “qualificado” nas delegações continua o mesmo!


- Contagem das horas mensais não está a ser feita conforme deliberado pelo Conselho Diretivo ao nível das Delegações Regionais assim como o crédito das horas do estatuto de trabalhador estudante com o mesmo número de horas dos turnos; 
Tanto o vogal do Conselho Diretivo como a Diretora do Departamento de Recursos Humanos mostraram espanto e desagrado pela situação, dado que para além da deliberação, foram já dados esclarecimentos adicionais aos Delegados Regionais no sentido de tal ser aplicado com efeitos imediatos.

- Acerto dos feriados e períodos de descanso compensatório relativo ás horas extras realizadas; 
O INEM referiu que ainda está dentro do prazo acordado com o STAE para a resolução final (fim do primeiro trimestre) 
- Realização de turnos CODU por TAE que não o pretendem fazer; 
O INEM disse que a informação que tem dos Delegados Regionais é que todos os TAE que estão a fazer cumulativamente CODU e ambulância estão por vontade própria.

O STAE expôs a falsidade da informação, pelo que o INEM solicitou que todos os elementos que não pretendam fazer CODU, ou seja, que apenas pretendam fazer ambulância façam chegar essa informação ao Conselho Diretivo do INEM.
O STAE solicita que esse pedido seja feito com o nosso conhecimento para posterior controlo da situação.

Esta afirmação do INEM, só demonstra a falta de conhecimento acerca do funcionamento das suas delegações e dos seus funcionários!
Quero acreditar que alguns colegas o façam de livre vontade, mas dizer que TODOS os TAE que fazem ambulância e CODU e por iniciativa própria, só pode ser tão ridículo, quanto a "fonte" que o CD cita.

Não está difícil de perceber que ainda existem departamentos "a limpar".
E mais fácil está de se ver que teimam em nos dividir para conquistar, por isso caros colegas, como alguém dizia, vamos abrir os olhos sim, mas abrir para ver a realidade e não o que queremos ver.

Quanto mais se luta, maior é a resistência que vem de onde menos se espera.
Aos Srs Delegados Regionais que teimam em não cumprir as deliberações do CD INEM (como sempre) já só resta uma coisa: SAIAM e deixem trabalhar quem quer, quem sabe e quem pode fazer melhor pelo INEM e pelos seus trabalhadores.

INACEITÁVEL um instituto vir dizer ao sindicato "Já demos ordens nesse sentido", mas as coisas não aparecem feitas.
INACEITÁVEL ouvir dizer de um CD que "a informação que tem dos Delegados Regionais é que todos os TAE que estão a fazer cumulativamente CODU e ambulância estão por vontade própria" quando por diversas vezes este assunto foi abordado em reuniões com o STAE com informações contrárias!

O INEM, e o seu CD não tem mão nos delegados regionais? A solução parece-me evidente.


- Implementação em pleno da coordenação de TAE pelos seus pares; 
Em conjunto com a implementação dos novos horários e das novas aplicações informáticas, serão também criados agrupamentos de ambulâncias geograficamente próximas.

Apesar de não ser possível em todos os casos pelo isolamento de alguns meios, esta situação permitirá a rotação das equipas entre mais que uma ambulância, nomeadamente a rotação entre meios SIV e SBV onde estes forem próximos. 
O objectivo é facilitar a gestão de pessoal, nomeadamente as trocas, e ao mesmo tempo permitir que os TAE mantenham o seu Know-how entre nos meios SBV e SIV e eventualmente em meios com realidades de casuística diferentes. 
No entanto esta matéria ainda vai ser analisada muito detalhadamente pelo STAE com o INEM.

Isto implicará que:
- Os TAE das SIV fiquem também sob a coordenação de TAE e que o seu horário seja
controlado por estes;
- Os TAE sejam avaliados por TAE conforme a legislação impõem;
- Não se percam competências entre meios SIV e SBV e meios de menor casuística; 
Assim, a coordenação plena de TAE pelos seus pares será para breve em todo o país.

 Estamos cá para ver!

21 comentários:

Anónimo disse...

ESTE TAE TEM MAIS QUE RAZÃO NO QUE DIZ, SÃO 5 OU 6 PESSOAS COMO NÓS QUE NOS LIXAM E MINAM TUDO! "São esses obstáculos e montanhas que colocados em lugares estratégicos minam o INEM e o usão para seu benefício pessoal não pensando no objectivo para o qual esta casa foi erguida, embora o seu discurso repetitivo, seja sempre de preocupação com a causa da emergência que o Sr. Presidente refere.
Companheirismo, amiguismo, troca de favores, tráfico de influências e esquemas caricatos vai-se assistindo de tudo aos anos impávida e serenamente com a conivência de alguém que devido á sua inocência ou bom coração deixa acontecer, sem nada mudar radicalmente, o que vai corroendo e criando um enorme mau estar nos seus colaboradores verdadeiramente operacionais, aqueles que atendem telefones e andam na rua. E para corroborar um exemplo menos bom ou os maus exemplos estes culpam os homens dos telefones ou os da rua, nunca a eles próprios que se encontram atrás de secretárias, nos centros de formação, na organização dos eventos ou na logística. Os operacionais são ignorantes, básicos, destroem tudo e acima de tudo são maus profissionais... mas eles atendem telefones freneticamente e rodam na ambulância todos os dias manhã e noite e dão a cara se algo corre mal ou em qualquer hora h, dedicam-se, trabalham por turnos e cumprem horários sob pena de algum meio ficar inoperacional. Não se escondem em nenhum gabinete inventado, centros de formação ou organização fictícia de eventos e não se encostam nas paredes ou sentam-se em cima de carros à espera da hora de saída."
BEM DITO

Anónimo disse...

A manter este tipo de linguagem não sei onde isto vai parar... Continuam a dizer mal de tudo e de todos? Até do CD? Pode haver quem não goste...

Jorge disse...

Ou sou mentalmente algo atrasado ou só a mim me parece que outras questões de bem maior relevancia continuam gravemente por se discutir. Fazer rotatividade entre SBV´s e SIV´s é mais um fetiche de alguém porque para criar armonia em grupo demora o seu tempo... anos meus amigos! Anos! Para que as equipas se interajam em pleno nomeadamente nas SIV´s. É só leigos pelo STAE? Mas o que realmente interessa! Onde está a carreira TAE!? Os escalões e os indices? Será que é desta que me conseguem satisfazer esta curiosidade? SIm, porque não é com promessas de carreiras de TEPH que estão a ser negociadas e que será um processo no minimo moroso que pode fazer esquecer os direitos da carreira TAE! Olhem pela carreira TAE, ou STAE não quer dizer Sindicato dos Técnicos de Ambulancia de Emergência?

Anónimo disse...

Muito se inventa neste Inem nos ultimos tempos... Em vez de criarem estabilidade aos seus profissionais não... Aqui estamos nós sem saber o que amanhã será mais um parecer qualquer a deliberar que temos de rodar pelos postos todos do país! QUe grande carreira repleta de estabilidade esta! O STAE deve estar orgulhoso!

Anónimo disse...

Um aplauso de pé para o(s) MENTIROSO(S) da DRN que deu/deram instruções ao CD do INEM quanto À "VONTADE PRÓPRIA" com que os TAE estão a fazer CODU!!!

Possivelmente os mesmos que disseram: "É muito simples, quem ficar no Porto faz CODU. As condições são estas. Não querem fazer CODU são deslocados!"

Haja vergonha !!!!!!

Anónimo disse...

deixem me adivinhar, foi algum iluminado que se lembrou que agora gostava de fazer turnos em SIV´s?acho muito bem a rotatividade, mas esta deveria ser feita pelo pessoal que realmente anda no inem com gosto e nao os frustrados do costume.
Nao partam para os insultos porque de nada vale,trabalhem e tentem ser diferentes..deixem se de mesquinhês e falta de carácter.
tenho muito orgulho em trabalhar num grupo muito unido.
A ver vamos se isto muda para melhor!

Anónimo disse...

"Quem muito abana a cabeça encontra uma cabelo na sopa."

MJX.DRP. disse...

A verdade é que na hora da escolha ninguem reclamou o facto de fazer CODU,o que ineressava era ficar no Porto,foi dada a escolha,de outra forma tambem não ficaria tanta gente no Porto logo mais gente a ir para a Moncorvo ou Miranda,já pensaram em trocar com os colegas desses sítios(os que estão a fazer CODU e ambulância)??quer me parecer que eles não se importariam de fazer CODU.Por outro parece-me pertinente a questão levantada em regulamentar a carreira de TAE enquanto não houver carreira THEPH,regulamentando a carreira de TAE facilmente se ultrapassaria a questão dos horarios de 12 horas pois facilmente se atribuiria a carreira de TAE as caracteristicas que a tornariam ESPECIAL!!!

Unknown disse...

Em relação a colocar a carreira "TAE", como carreira especial.

Antes de mais, a actual carreira, nos moldes que temos (competências principalmente), não tem enquadramento legal para ser considerada "especial".

Depois, com a nova legislação da UE, todas as carreiras (especiais ou não), vão deixar de poder fazer mais de 10h consecutivas de trabalho, e serão obrigadas a ter 11h de descanso no mínimo, entre turnos.
Como isto vai ser tratado por médicos e enfermeiros, não nos diz respeito.
Quero apenas dizer que segundo sei (através de diversas fontes legais), nem as carreiras especiais irão poder ter turnos superiores a 10h.

Anónimo disse...

Relativamente á carreira de TEPH suponhamos que conseguimos tudo como ela se encontra digam-me qual vai ser o nosso lugar, sim porque se tivermos essa carreira tal qual como foi apresentada vão fechar as SIV? Vão existir 2 meios com nomes diferentes mas que efectuam trabalho igual? Já agora relativamente ao CODU enquanto não tiraram os enfermeiros do CODU porque era mais importante ter lá TAEs porque fazem rua e tal...e agora que conseguiram tirar de lá os enfermeiros, os TAEs no CODU já ninguém fala na tão elevada importância que têm lá? Será que foi motivo/argumento ou isco para correr com os enfs de lá? Relativamente ás Missões era tão importante saber-se os critérios de quem vai e porque vão e agora que foi um membro do sindicato já não é importante saber os critérios e porque foi? Pois é meus amigos... Metade dos nossos erros na vida nascem do facto de sentirmos quando devíamos pensar e pensarmos quando devíamos sentir.

Anónimo disse...

TRETAS!!!! Deixem estar os TAE´s nos sítios q estão... Estamos bem assim...
Qt à carreira, MJX, tens toda a razão...
Qt ao facto d quem conduz ambulâncias e etc, estamos a perder terreno meus amigos... DAE, condução... Voltamos à era dos Bombeiros???

Anónimo disse...

MJX casa nao saibas eu digo te, o pessoal que ficou no porto foi pelas qualificaçoes finais.. E no final da distribuiçao feita disseram,os tae que ficaram no Porto teram de fazer 60% ambulancia e 40% codu. Mais o pessoal tae nao é menos que qualquer TOTE,logo deveriamos ter horarios iguais, etc etc..
Gostamos de ser TAE e nao fazer alguns turnos de ambulancia, e mts de codu nao é essa a minha funçao no nosso contrato..

Anónimo disse...

MJX és um dos ressabiados que gostava de ter ficado pelo Porto, certo? Mas as tuas qualificaçoes devem ter sido de tal forma miseravel que foste parar a 300 Km de casa...

Jovem, lê o contrato! O teu e o dos colegas que fazem codu (sendo TAE)... encontra lá justificação legal para lá estarem! Os melhores ficam com os melhores sitios... PONTO! E melhores sitios nao significa fazer codu! Cuspisses nas unhas!

Ah e... eu por acaso tive em todas as reuniões, e ouvi LOGO no momento a opinião desses colegas quanto a ir fazer codu... É claro que isso não te interessa porque no fim das contas... o que querias era ter ficado próximo de casa!!!!!

Anónimo disse...

É verdade que ninguem obrigou ninguem a ficar no Porto,é verdade que colocaram uma condição mas não foi de forma arbitrária,tambem aceito que o pessoal se sujeitou em troca de ficar mais perto de casa,naturalmente eu teria feito o mesmo,só não me pareceu correcto foi alguem dizer que foram obrigados.Agora tambem me disse pessoal que faz CODU/ambulancia que são o parente pobre do CODU,que são discriminados,que só fazem aquilo que os TOTES não querem,não podem fazer noites,não podem fazer turnos extras,que dentro do CODU não fazem todo o tipo de serviço,que o sindicato dos TOTES não os quer lá,com base nisto é natural que o pessoal não queira lá estar,mas estes pormenores são importantes para que toda a gente saiba e não dizerem que o pessoal quer sair do CODU porque sim ou porque foram obrigados,com outras condições e respeito se calhar havia gente que até queria lá ficar.

TAENORTE disse...

Finalmente,ha um que me entende.MJX.
o Maior inimigo do TAE é o TEPH.
Essa é que é a verdade.
Nao temos carreira de TAE , "a, porque quando houver carreira de TEPH é que vai ser isto e aquilo, vamos fazer e acontecer". Ai sim, mas e agora?? O que é que acontece agora??? Conosco?? Aqueles que trabalham agora, os TAE´s??
Esses nao importam , o facto de estarem sem carreira sem horarios sem funçoes ou competencias escritas em lei, no diario da republica.
Isso nao importa... porque vem aí os TEPH´s.
Meus amigos e colegas, isso ainda falta muito. Mesmo que tudo corra sobre rodas , vai demorar.
Entretanto nós continuamos sem carreira.
Nao era mais facil fazer já a carreira do que ja existe TAE´s e depois adapta-la as dos TEPH´s???
E os colegas que nao queiram ou nao possam fazer o curso TEPH, mas que ja sao TAE´s??Esses NUNCA vao ter carreira??

Anónimo disse...

Entao se tem formação TOTE e TAE... devem fazer CODU e rua... senão para que gastar dinheiro na flamigerada unificação da formação...dahhh

MJX.DRP. disse...

Ao anónimo das 20.38 que nem a coragem tem de assinar o que escreve,eu não fiquei ressabiado,nem queria ficar no Porto,se quisesse tinha ficado pois havia vagas na minha vez de escolher,fiquei colocado onde queria e só não fiquei mais perto de casa porque não abriram vagas na base em questão,estou a cerca de 40 km de casa não estou muito bem mas ha pessoal muito pior que não se deve inportar de fazer CODU para deixar de fazer 300 km para ir trabalhar,por isso é que estou a vontade para ter escrito e manifestado a minha opinião que apenas serviu para por rigor nas afirmações proferidas acerca da obrigatoriedade das pessoas fazerem CODU.Cada um tem de defender os seus interesses mas de forma séria e correcta!Uma coisa é uma condição outra é obrigação!

Anónimo disse...

"e serão obrigadas a ter 11h de descanso no mínimo, entre turnos."

Lei 59/2008 de 29 de 11v de Setembro.
Artigo 138 ponto 4

"O disposto no nº 1 (11 horas de descanso entre turnos) não é aplicavel a actividades caracterizadas pela necessidade de assegurar a continuidade do serviço, nomeadamente (...)
a)...
b)...
c)Ambulancias, Bombeiros ou Protecção Civil.

Tu disse...

Muito se tem falado sobre a direcção do STAE, deixem-me portanto partilhar convosco a minha opiniao:

Desde que o actual CD assumui funções, que o STAE tem andado adormecido, ao ponto de em assembleia geral o nosso presidente ter defendido a direcção!!! ao q chegamos, um representante sindical a defender a entidade empregadora!!! O STAE parece desde entao uma farça, evidentemente vendido à vontade e prazer do CD, e a ida do nosso presidente para Timor só vem demonstrar o quanto barato o nosso presidente se vendeu... Tanto tempo que passou a questionar e criticar os critérios, mas no momento em que o convidam ja sao os melhores do mundo!!! Sr Presidente faça um favor aos TAE e não se recendidate...

TU disse...

Caros camaradas, não me lembro de ver os Enf a negociar a carreira com os médicos, nem os auxiliares de ação medica com os enfermeiros, já agora nem os desenhadores com os Eng Civis, Nem os Eng Civis com os Arquitetos... Mas porque raio o STAE aceita negociar carreira com os Enf??? Ou foi mais uma recomendação do CD??? ou foi parte do preço de ir pra Timor???

Cá pra mim estamos no caminho errado!!!

Anónimo disse...

Tao iluminado que o menininho do "dahhh" me saiu... Deve ser da Foz... Gastou dinheiro COM DEZENAS DE FORMANDOS, santa ignorancia!!! Inventaram a formaçao codu para taes ninguem sabe muito bem porquê! Ha cursos depois desses que ja nao tem formaçao tote, lá se vai a teoria! Sera que o inem admitiu que aquilo foi um fiasco? Parece-me que sim! Tanta luz que tu emites, sabedoria...