sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Horários propostos.



Decorreu ontem (24 Fevereiro) em Coimbra a Assembleia Geral Extraordinária do STAE com vista a solucionar o problema que tem sido levantado pelos horários aprovados na 1ª AG.

Após, ter dado entrada no CD INEM uma petição com mais de 100 assinaturas de trabalhadores da DLVT, com o objectivo de tentar impedir a entrada em funcionamento do horário previamente aprovado em AG, o INEM apresentou nova proposta ao STAE, relativamente ao horário de trabalho.

(Correcção: O INEM não apresentou a nova proposta, mas sim o STAE, que solicitou que se pudesse acumular o turno da tarde com o da noite, antes da entrada da referida petição, ao que o INEM afirmou que caso fosse aprovada, seria aceite pelo CD.
Fica a rectificação e o pedido de desculpas pelo erro.)

Proposta essa de turnos de 8h (como já tinha sido apresentado), mas desta vez com possibilidade de acumular o turno da tarde com o turno da noite, perfazendo assim 16h de trabalho consecutivo.

Assim ficou decidido em AG que o horário que o STAE vai defender perante o CD INEM é:


"00 horas - 08 horas
08 horas - 16 horas 
16 horas - 24 horas"


e a rotatividade

"Noite, Manhã, Tarde, Folga, Folga, Noite, Manhã, Tarde, Folga, Folga"

"Ficou também definido que sempre que o turno da tarde após a rotatividade normal seja efectuado a uma quinta-feira, seguido de folga na sexta e sábado, iremos propor ao INEM que no acerto de horas o INEM credite a folga extra ao Domingo, ficando assim os TAE com 3 dias de folga de Sexta a Domingo" STAE.
Tendo em conta os diversos horários de funcionamento das SBV e SIV, assim como o número reduzido de turnos (nocturnos ou diurnos) em algumas ambulâncias, e para que a rotatividade possa funcionar em pleno e permitir as trocas (para se poder acumular os referidos turnos de tarde com noite), os grupos de ambulância, tal como são hoje conhecidos irão sofrer grandes alterações.
Pessoalmente entendo que irão mesmo desaparecer.

Deste modo, poderão os TAE ser deslocados para outras SBV ou SIV que habitualmente não fazem, quer sejam perto ou longe. Nestes casos se as deslocações forem superiores a 35Km da base original (principal centro de custos dos actuais grupos onde estamos alocados), o INEM pagará ajudas de custo de deslocação.
Esta decisão prende-se não só com a rotatividade dos turnos, mas também como uma questão financeira para o INEM. É mais barato pagar ajudas de custo de deslocações, do que um turno extra!

O que se consegue perceber é que quem agora está "à porta de casa", pode amanha ter que fazer mais 50Km, ou 100Km, ou mesmo 200Km, para se deslocar para o seu posto de trabalho.
Nestes casos, e tendo em conta as distancias a percorrer, os colegas terão de se levantar substancialmente mais cedo, e o problema que se levantou com o horário que tinha como entrada as 7h da manhã, mantém-se!

Onde deixar os filhos se tivermos que sair de casa 1h ou 1h30 mais cedo, para efectuarmos turno fora das ambulâncias a que estamos habituados? Transportes? Com a agravante que em turnos de 8h, estamos a falar de uma média mensal de 18 a 19 turnos.

Não se pode colocar a questão "como posso fazer trocas se só tenho mais 5 ou 6 ou 7 colegas no meu grupo de ambulâncias? Com quem consigo realmente trocar?".
Com este novo "sistema" e deslocalização dos TAE, certamente não irão faltar colegas e ambulâncias para se efectuarem trocas.

13 comentários:

Anónimo disse...

Isto ja cheira a palhaçada pa! Que cambada!

Anónimo disse...

Podem dar as voltas que quiserem,a menos que os horários fossem feitos de forma manual e mesmo assim raramente se iria satisfazer a vontade de todos,juntar os turnos da tarde e da noite todos querem,quem faz as manhas!??!E sinceramente essa de deixar fazer 16 horas seguidas por troca não passa de um engodo pois o Inem(e mais alguns) sabe perfeitamente que não é exequivel,dizem que são em dias diferentes logo existe um vazio legal.....tretas,se não for por imposição da entidade patronal não vejo onde esta o prurido em fazer-mos turnos de 12 horas que são no meu entender o mais equilibrado.Aceito que fazer 12 horas numa ambulancia que faz 10 ou 12 saidas em 12 horas seja desgastante então adapte-se os horarios as realidades de cada meio e cada localização isso sim seria de louvar.

Anónimo disse...

Bela porcaria que arranjaram!!!

Tanto mexeram que fizeram m****

Anónimo disse...

Como é que fica a rotatividade para quem faz SIV+SBV Nocturna??

TAE2004 disse...

Deixa-me triste alguns comentários...Quem não está bem muda de tasco, já dizia o meu avô. Isto é o meu emprego, tenho gosto em trabalhar nesta instituição, se tenho de trrabalhar 8 horas por dia trabalho, porque já trabalhei assim aqui e não morri, dai graças porque trabalhais e pensem nas 800.000 pessoas que não tem emprego, muitos de vós sois mal agradecidos...
Tenho dito

Anónimo disse...

Continuem assim... Cada vez tamos pior...
Enterrem-se á vontade, sofremos todos...

Anónimo disse...

Só podias ser TAE 2004...

Anónimo disse...

TAE 2004: Tu trabalhas a que distancia da tua casa?

Anónimo disse...

Desculpem se nasci iluminado.....
De todas as coisas que tenho lido neste blog e as varias transcriçoes dos comunicados dos sindicatos e dos sindicalistas a "paisana", começo a ficar mt confundido.
Alguem por ventura pode me dizer porque se pode chegar a acordos com o CD para se fazer 16h e nao se pode chegara a acordo com o CD para se continuar a fazer as 12h?
No que toca a legalidade destas questoes continuaremos a contornar os problemas e a manter a ilegalidade, tratando-se assim de uma falsa questao e ao qual se sobrepoem o interesse da instituiçao......
Claro esta que pela minha retorica sou um defensor das 12h, pelo simples facto de ter de fazer menos deslocaçoes para o meu local de trabalho, menos gastos em refeiçoes, mais tempo para familia hobies e outros trabalhos enfim, no meu ver mts vantagens.....
No entanto o que se esta a fazer já esta cozinhado à mt tempo, nao me lembro do INEM ter excedente de tae's como agora, mais precisamente desde a alteraçao de CD...
Para se passar de 2 turnos para 3 é preciso mais gente.....
Sinto-me pior agora com o Sindicato do que quando nao tinha nada....
Vamos passar a fazer ambulancias em localidades que nao conhecemos e que nos vai obrigar a fazer mais km , a ajudar temos aquela decisao do CD que em CASO DE ACIDENTE PERMITE QUE NOS SEJA IMPUTADA RESPOMSABILIDADE E RESPECTIVA FATURA....
Com a ansia de tero TEPH esqueceram o TAE, mas essa é a unica coisa que têm e que nao devem deixar para tras, trabalhem para se melhorar as condiçoes do TAE, porque até agora nao tenho visto nada de jeito.....

Anónimo disse...

Deve morar longe, praí a uns 5 metros...
S morasse longe e não tivesse transportes públicos nem nada, queria ver...
É verdade que o INEM é a entidade patronal e é o INEM que manda... Apenas apelamos a que se mantenham as 12 horas, ao menos nas bases em que o querem manter...

Anónimo disse...

Boas alguem por favor tira os "óculos de Penafiel" a este tipo.....
Continuas a "bater no ceguinho" com esta treta da distancia do trabalho, desculpa com 8h ou com 12h a distancia muda?????
Ou és desprovido de capacidade intelectual ou então a tua matemática não é lá mt boa, + turnos é = a + gastos por + viagens + refeições etc....
O teu vencimento é que deve ser fantástico, és daqueles que passas a vida a dar graxa na delegação vais para todos os eventos e se fores um bom pau mandado ainda vais para TIMOR.....
É por causa de uns "anjinhos" como tu, que são mais "lobos vestidos com pele de cordeiro" que isto está como está.....
acabaram com o sistema informático, estamos sem sistema vão implementar uma coisa que nem sequer sabem se vai funcionar com escalas em sistema de rolmã, que não é exequível por excedente de pessoal e por existiram vários sub-sistemas a garantir a sua operacionalidade, a ajudar tudo isto querem implementar tudo da noite para o dia e sem testes....
Meus amigos vamos abanar valentemente, preparem-se por que vem ai BURACO do grosso, vai haver gente a ser deslocada, sobreposição de horários e afins e depois quero ver quem se vai preocupar com as ilegalidades que tanto apregoam....
VIVA O SINDICATO QUE É CONIVENTE COM TODA ESTA PORCARIA, QUE ESTA A LEVAR-NOS PARA O BURACO, PORQUE SE LEMBROU DAS LEGALIDADES, E NA HORA DA AFLIÇÃO ESTA EM TIMOR .....

Anónimo disse...

ILEGAL

12H ILEGAL COMO SEMPRE FOI

16h(8H+8h) é uma alternativa OPCIONAL para os chorões das 12h

Mas nunca estão bem com nada...

Já disse que isto é um trabalho, se queriam um emprego tivessem estudado

Anónimo disse...

"Já disse que isto é um trabalho, se queriam um emprego tivessem estudado".
Frases destas são descabidas, ridículas e desnecessárias! Só podem ser proferidas por pessoas pouco coerentes e que de facto não trabalham na mesma instituição que todos nós.
Que eu saiba, os trabalhadores do INEM (TAE´s) não são analfabetos e muito menos estão no Inem porque não estudaram ou alguma razão semelhante. No mínimo, segundo eu sei, é exigido o 12º ano para concorrer para TAE. Aliás, a realidade que conheço diz-me que muitos colegas, para além do 12º ano possuem estudos superiores (licenciaturas, pós-graduações e mestrados) ou encontram-se a frequentá-los. E quantos de nós não investem do seu próprio bolso em formação complementar, que supostamente deveria ser o empregador a proporcionar-nos, apenas pela curiosidade de saber mais para fazer melhor!
A realidade que conheço mostra-me que quem trabalha no INEM, fá-lo por gosto a este trabalho e com muito amor e orgulho na camisola que veste. Não vejo que seja apenas por isto ser um emprego, um local onde pouco ou nada se faz, ou um sitio onde os horários são bestiais.
Deixam-me tristes estas palavras, porque quem as diz certamente é narcisista e só olha para o seu umbigo. Se quer defender a sua posição, não tem de usar frases como a descrita, que apenas tem como intenção classificar os seus colegas de trabalho como preguiçosos ou analfabetos.
Todos os trabalhadores têm direito de se sentir abalados e desagradados se as suas condições de trabalho são alteradas. Muito mais quando essas alterações têm custos acrescidos, não só monetários, mas também influenciando as rotinas familiares e pessoais.
Todos nós temos realidades familiares e laborais diferentes, uns são casados e com filhos, outros solteiros. Alguns trabalham numa base que fica a cinco minutos de casa, outros trabalham em duas ou mais bases que distam mais de 30 quilómetros entre si.
É evidente que para realidades diferentes, opiniões diferente, mas acima de tudo tem de existir respeito pelos colegas e semelhantes. Muito se poderá argumentar sobre o que se perde e o que se ganha com as alterações de horário, mas algo é já garantido…criaram-se divisões entre os TAE´s, que tão cedo não serão sanadas.
Quanto ao argumento que as 12 horas são ilegais, apenas pergunto…Quantas ilegalidades não decorrem no INEM com a “conivência” de todos e apenas para o usufruto de alguns? Será que só nos lembramos das ilegalidades quando as mesmas nos afectam, “assobiando para o lado” quando delas tiramos benefícios?
Talvez esteja na altura de todos sermos mais interventivos, não apenas nos blog´s e em conversas de café, mas actuando activamente quer seja nas assembleias do sindicato, ou nas reuniões de grupo e de delegação…e quem sabe até actuando judicialmente contra todas as ilegalidades que mês após mês decorrem inpunemente.
Talvez aí, quem inicialmente proferiu tamanha frase descabida de sentido, se sinta também afectado e consiga perceber e aceitar a “revolta” de alguns colegas.