sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O início da carreira.



Em 1795, a imagem duma carruagem puxada por cavalos com pessoal médico treinado, foi criada pelo Barão Larrey para Napoleão durante sua campanha na Prússia.

Assim “nasceu” a era do tratamento pré-hospitalar, e não mais parou de evoluir.
Agora dá-se mais um passo nessa evolução em Portugal.

Os médicos têm como símbolo o caduceu.
Os enfermeiros a lâmpada a cobra e a seringa.
Os Técnicos de Emergência Médica, a estrela da vida.

E é esse símbolo que nós envergamos todos os dias nas nossas camisolas. Porque tal como os médicos e enfermeiros, também nós temos a nossa missão e os nossos valores.

Para quem tinha dúvidas acerca da evolução dos TAE e da criação de uma carreira, de um profissional especializado para o pré-hospitalar, hoje pode ter a certeza que vai avançar.

Já em 2008 se “profetizava” este caminho.

Dizia Abílio Gomes, que em 2011 a revisão do orçamento do Instituto teria de acompanhar a nova dimensão de respostas e para tentar combater a falta de meios humanos, defendeu a criação de uma carreira profissional semelhante à dos paramédicos.

"Criar uma carreira profissional que valorize a intervenção dos actuais tripulantes das ambulâncias de socorro e de emergência. Valorizá-los até que pudessem ter capacidade de actuação semelhante à dos paramédicos", afirmou.

Vítor Almeida (Presidente da Associação de Medicina de Emergência) recorda que esta é uma reivindicação antiga e que apenas peca por tardia.

E os primeiros passos após a aprovação da carreira já começaram.

Estão em curso inúmeras certificações do curso de TAS em todas as Delegações do INEM, tanto para TAE’s como para TOTE, com vista a que todos os profissionais do Instituto tenham todas as condições para ingressar na nova carreira.

Os cursos iniciaram este mês e vão prolongar-se até Agosto do próximo ano.
Para ingressar na carreira TEPH é necessário ter o curso de TAS e TOTE válidos.
Desta forma começa já o Instituto a preparar terreno para que não haja entraves á promoção de TAE para TEPH, e respectiva formação.
Desengane-se quem pensa que a recertificação não tráz nada de novo.
Quem agora inicia estes cursos, está não só a recertificar o TAS, mas principalmente a dar os primeiros passos na nova carreira.

TAE

16 comentários:

TAE - AEMINIUM disse...

ÁMEN!

Anónimo disse...

Finalmente vamos poder fazer mais pelas vítimas,mas meus caros colegas vêm aí tempos difíceis. Vamos receber insultos e críticas (não construtivas)! O melhor que temos fazer é não responder verbalmente e não ligar,trabalhar profissionalmente e nunca esquecer que a vítima vem em primeiro! No início as coisas não vão ser fáceis...

Anónimo disse...

Boas pessoal;
querem um conselho de borla?
mantenham-se com o nivel de profissionalismo que tem até agora, não queiram mais competências.
Se fizerem muito pó... Sabem quem perde?
As vitimas, pois voc~es são dispensaveis com tanta ambulância SBV da CVP ou Bombeiral que por ai anda à borla.

E vocês sabem para onde vão...

TAE - AEMINIUM disse...

Ao artista das 15 de Outubro de 2010 13:27


Estás a ficar com eles apertados, é?
Tenta a tua sorte no próximo concurso. E já agora, toma qualquer coisa para a azia.

Cumprimentos.

TAEdosNOVOS disse...

Meu caro anonimo das 13:27:

"As opiniões são como as vaginas: cada uma tem a sua, e quem a quiser dar... dá!" - Herman José

A sua opinião vale o que vale. Ia dizer que a respeito, mas nem isso!

Nós, os TAE, vamos continuar a lutar pelo aumento das nossas competencias, no terreno. SBV já é muito mais do que um AMBU, meu caro! Somos diferentes porque já temos mais competencias: relembro o exemplo do DAE.

Creio que se deve preparar para o pó... da maneira como NÓS, UNIDOS, o vamos levantar... quer-me parecer que o senhor vai-se fartar de espirrar...!

Cumprimentos!

iluminado disse...

Tou a ver as farmácias a esgotar o stock de GURONSAN... e mais não preciso de dizer...

tae disse...

sai uma caixa de pastilhas rennie para o enfermeiral e amigos!

Anónimo disse...

Como TAE quero e precisamos de ter mais competências, sem com isso colidir também com os enfermeiros...
Parece-me q estas guerras só prejudicam ambas as classes...
Os TAE´s devem lutar por mais formação, mas tb ñ podem querer fazer o que fazem os enfermeiros com as 1550 horas (Para alguns...)
Pena q o sindicato só olhe para os TAE´s que trabalhem na delegação, ou perto, e para os TAE´s de 2004... Lembrem-s q somos todos TAE´s...

Anónimo disse...

Tambem concordo, só é perciso publicar as notas das recertificações para ver quais as notas reais, para não ser sempre os amigos a ficar com os melhores lugares . publiquem, quero ver aqeles que passam a vida a gabar e as notas miseraveis que tem....))))

Anónimo disse...

este ultimo comentário , é uma verdade como um templo. ha três tipos de TAE´s. Os do "PORTO", os do "2004", e depois todos os outros. O sindicato preocupa se demasiado com os dois primeiros e muito menos com os ultimos.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 15:59, não concordo em nada consigo, pois o STAE preocupa-se com todos nós, porque se assim não fosse os mais novos nem cá estavam, pois só estão cá porque foi uma exigência do STAE para com o MS a vossa contratação.
Agora pergunto, será que os senhores são sindicalizados? Será que os senhores comunicam com o STAE sobre os problemas das vossas zonas de intervenção? E não será que os senhores são submissos aos enfermeiros e não dignificam em nada a vossa classe e rebaixam-se aos enfermeiros?
Pensem um pouco nisto, e já sabem o STAE está e estará sem pre ao lado dos TAE´s, luta e lutará sempre contra as injustiças e atropelos para com os TAE´s, mas agora também é necessário voçês fazerem o vosso papel, honrem e dignifiquem a vossa classe.
PS: Não se esqueçam, se não fosse o STAE, a maior parte de voçês não estaria cá.

TAE
DRN

iluminado disse...

mais uma vez se proclama... reclamem qd acharem que têm razão, e por escrito, senão é como que se não existisse.
E qual atropelo??? eu só quero fazer o que for melhor para o doente, garantindo menor mortalidade e menor morbilidade...

PS- E o GURONSAN, é melhor encomendar às PALETES não???

Tenho Dito!!

Anónimo disse...

não estou a ver onde é que viram que anónimo das 15:59 era dos novos TAES.

Anónimo disse...

mas alguem tem duvidas naquilo que digo...
Sou sindicalizado(a), desde do inicio da minha actividade. Nao sou submisso a enfermeiros, só nao acho que nao deva procurar chifres na cabeças dos cabalos. Nunca tive problema com eles , por isso nao tenho que ser eu a cria-los.
O problema é esta posiçaõ de ou estás conosco ou contra nós.
E nao me venham com tretas, entao nao ha diferenças entre os TAE´s. Entre o tratamento do sindicato em relaçao oas TAE´s.Eu nunca fui convidado para eventos ou para "futebois, ou "papas", e que eu saiba vao quase sempre os mesmos , e se esses nao quiesrem ir é que vem os convites para outras bases.
anonimo das 15h59

Anónimo disse...

Posso desde já GARANTIR que mais de metade de quem vai a eventos etc NÃO é sindicalizado.
E o STAE não dá o tratamento igual a todos.
Trata melhor (mais apoio juridico e esclarecimentos etc) a quem é associado. Como é lógico.
Eu PAGO, logo quero ser mais bem tratado pelo STAE. Mas SOU PIOR TRATADO na minha delegação por ser sindicalizado!

Anónimo disse...

Mas não tinham de esconder tanta informação! É so a minha opinião! Partilhem as coisa...