sábado, 23 de outubro de 2010

Avaliação de desempenho

Novas avaliações de desempenho estão a ser entregues para conhecimento e para serem assinadas pelos TAE's.

Avaliações efectuadas por... enfermeiros?!?!?

Mas quem são os enfermeiros para fazerem avaliação dos TAE?

"Não reconhecemos capacidade de avaliação por parte dos enfermeiros quer a nível LEGAL, TÉCNICO E MUITO MENOS MORAL aos TAE"
O SIADAP não permite avaliações senão do Delegado regional, e nem ele pode delegar essa função.
É hora de chamar a atenção do CD do INEM, de mais uma barbaridade e atentado aos TAE.

O sindicato fez um comunicado em que se apela a todos os TAE para não assinarem tais avaliações.

A irresponsabilidade começa logo na 1ª linha do documento:
A colheita de indicadores sera efectuada pelos Enfermeiros Responsaveis SIV e/ou pelos
Enfermeiros responsaveis de Backoffice.
Só faltava mais esta mesmo!
Depois parte-se para a "avaliação por avaliação". Mais parece a check-list.

Grelha de avaliação:

1º Objectivo - Colaborar com o enfermeiro no SIV.
Colabora na verificação da operacionalidade do material.
Identifica o material existente
Conhece a localização do material na célula e nas malas
Cumpre as indicações do Enfermeiro
Respeita a decisão do Enfermeiro

2º Objectivo - Desempenhar correctamente as funções de TAE.
Apresentação cuidada
Fardamento regulamentado
Iniciativa / Proactividade (no socorro a vitima)
Critica Construtiva
Capacidade formativa para terceiros
Relacionamento com outros profissionais
Contacta directamente com vítima
Dá a conhecer a vitima os procedimento a efectuar
Apoia e da seguranCia a vitima/famiiia
Controla a ansiedade/curiosidade de família/populares
Envolve, quando pertinente, família/cuidadores/populares no processo de socorro
Assegura privacidade da vítima e família
Zela pelo sigilo profissional
Trabalha em equipa
Garante as condições de segurança (Local, DAE, outros)
Utiliza medidas universais de protecção
Demonstra conhecimentos
Utiliza procedimentos adequados

3º Objectivo - Garantir a operacionalidade da ambulância.
Presença operacionalidade do insuflador manual adulto
Presença operacionalidade do insuflador manual pediátrico
Presença e operacionalidade do aspirador
Presença e operacionalidade das balas de 02
Existência do conjunto completo de colares cervicais
Limpeza e higiene interna da Ambulância
Limpeza externa da ambulância
Trav6es
Pneus
Luzes
Sirenes
Aquecimento/Ar condicionado
Oleo
Água limpa para brisas
Combustível
Cartão Galp
Rádio
Intercomunicador
Cumpre a verificação da checklist
Repõe material em falta;
Informa devidamente quando detecta falta de material indisponível em stock

Aqui podemos ver que continuamos a ser um alvo para os enfermeiros.
Desde quando é que por iniciativa de enfermeiros se procede á elaboração de uma grelha de avaliação, sem conhecimento do CD, e pior, passando por cima dos direitos fundamentais dos trabalhadores, e com avaliação de... enfermeiros...???
Nem o sindicato teve conhecimento desta grelha, o que viola claramente a Lei.

Continuamos a assistir a estas barbaridades por parte dos enfermeiros, numa tentativa estúpida de subjugação e humilhação.
Esta avaliação não tem nexo, valor, fundamento, credibilidade e muito menos pode espelhar a realidade do dia a dia, demonstrando uma perfeita incompetência!

Enfim… “Enfermeirices”…

29 comentários:

Anónimo disse...

Raios parta as enfermeirices.. é que gostam de inventar, e normalmente nunca sai nada de jeito como é o caso...

Anónimo disse...

A estupidez no seu melhor.
Já agora não querem por a mulher da limpeza a avaliar se a despejamos bem o autoclismo?

Unknown disse...

Artigo 56.º
Avaliador
1 — A avaliação é da competência do superior hierárquico
imediato ou, na sua ausência ou impedimento, do
superior hierárquico de nível seguinte, cabendo ao avaliador:


Sendo o enfermeiro o superior hierárquico na SIV não se enquadra?

Isto já soa a perseguição não?

Todos podem mandar menos os enfermeiros é isso?

Anónimo disse...

Enfermeiro não é superior hierárquico na SIV.
Não confundam competencias com hierarquias...

O Superior hierárquico dos TAE é o Delegado regional.
Duvidas?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Os TAE estão sob a dependência dos Enfermeiros.Devem ser a avaliá-los. Quem autroiza as trocas do TAE? os enfermeiros. Quem lhes concede férias? Os enfermeiros.

Isto já é o complexo de inferioridada a gritar mais açto. Mesmo nos países com paramédicos, os enfermeiros são SEMPRE na posição de líder!

Unknown disse...

Os TAE não estão sobre a dependencia dos enfermeiros.
E cada vez menos: veja-se por exemplo Lisboa, onde não existem enfermeiros na coordenação de TAE's, assim como em Coimbra.

"Quem autoriza as trocas do TAE?"
São efectuadas de forma automática

"Quem lhes concede férias?"
É o delegado regional.

Se tiver mais alguma duvida, estarei sempre disposto a esclarecer.

iluminado disse...

Anónimo das 23:40...

Gasta os últimos cartuchos que o poleiro ta-se a acabar...

Tenhoi Dito

TAENORTE disse...

Mas afinal qual é o problema?
Se a minha avaliaçao for justa...
Quer dizer que segundo o sindicato , o Enfermeiro que me vê trabalhar, evoluir, progredir ou nao no meu conhecimento no pré hospitalr nao tem competencia para me avaliar. Mas pelo contrario o delegado regional, esse sim tem todos os dados para me avaliar, uma pessoa que pura e simplesmente nem sabe q eu existo. Pois meus colegas eu prefiro que seja um profissional que me conheça. Ha muitos TAE´s que tem um ódio doentio pelos enfermeiros, posso dizer-vos que nem todos sao uns c*broes. Vocês podem nem acreditar mas até ha enfermeiros fixes. As SIV´s onde trabalhei tinham um ambiente fantastico. Nao havia esta gerrilha que se v~e nos blogues. Talvez porque quem escreve nos blogues nem sequer os conheça e parta do principio que nos querem prejudicar.
Quanto á forma de avaliaçao com lista, vocês sinceramente nao acham que muito mais facil assim, até pra nós?
Na quinta feira passada o presidente pediu para acabarem com esta guerrilha, e aí todos abanaram com a cabeça(lembram se de ISRAEL/PAESTINA) pois foi eu tava lá.
Assim tambem nao vamos conseguir nada. As cabeçadas, eu quero ser avaliado por quem me conhece.por quem me vê trabalhar. Nao quero ser avaliado nem pelo delegado regional , nem pelo sindicato. Alguem que me conhece a trabalhar. E a lista nao me afecta nada até facilita!

Anónimo disse...

E então quem avalia os enfermeiros? Pela lógica TAENORTE, seriam os TAEs que trabalham com eles nas SIVs porque apenas esses vêem o trabalho que eles fazem... não misturem! Tanto o enfermeiro de backoffice tanto o delegado regional, não sabem como se trabalha, ou vão dizer que na passagem de dados consegue-se ver se os enfermeiros aplicaram bem ou mal um protocolo??? Por vezes nem correspondem à realidade... enfim, parece que nem estão no terreno... TAENORTE podes ter muitos bons amigos enfermeiros, eu também tenho, mas isso não tem nada a ver com o caso..amigos,amigos, negócios à parte! Tenho Dito.

Anónimo disse...

TAENORTE
E quem me avalia a mim, que só faço SBV?
Os enfermeiros de back office que nem sabem que existo?
Porque podes ter uma avaliação que eu não posso ter? Porque é que havias d ser avaliado por alguem que trabalha contigo e eu não?
Achas justo? pois eu não acho.

Eu quero ser avaliado, mas pelos meus pares.
Além do mais, nem para ti es bom...

Anónimo disse...

Curioso, ainda na semana passada vi um enfermeiro a autorizar uma troca. Enquanto não têm carreira, os TAE são dependentes dos enfermeiros.

Anónimo disse...

E porque não pelo TAE responsável pelo grupo?
Parece sempre uma boa ideia...

TAENORTE disse...

Eu nem para mim sou bom???
Mas eu disse que os TAE´s nao tem competencia para me avaliar??
Eu disse que nao queria q fossem TAE´s a me avaliarem??
O que eu disse foi que queria que quem me avaliasse fosse quem trabalha comigo no terreno. Acham isso tao estranho??
Se calhar é melhor ser o delegado regional ou o pessoal do Backoffice? Deve ser!
Pois desculpem eu prefiro que me avalie um enfermeiro que trabalha comigo do que o delegado que nem sabe que eu existo... mas isto é a minha opiniao, e claro vale o que vale.
Os colegas que trabalham nas SBV nao acham que era mais correcto terem um colega operacional que trabalhe convosco que vos avalie do que alguem da delegaçao??
Alguem ja fez a proposta.
Tenho a certeza que existem colegas que fariam essa funçao muito dignamente.
E a lista ainda nos ajuda mais.
O que eu sinto é que ha um problema com os enfermeiros, alguns colegas tem um odio tal por eles que eles pura e simplesmente só nos querem fazer mal.
O anonimo das 12h21 disse que amigos amigos e negocios(trabalho)entao e se eu trabalhar com amigos nao será melhor para todos??
Ou na vossa opiniao posso ser amigo dos enfermeiros da minha base desde que nao seja de serviço??
Eu acredito que alguns enfermeiros sejam uns c*broes, mas sabem eu nao sinto isso na minha base e pelo que sei isso tb se passa ver varias bases SIV´s.
Segundo soube, ainda este fim de semana (numa SIV do norte)houve um jantar de despedida de alguns TAE´s que foram recolocados mais perto das suas residencia. E sabem da surpresa??Quem organizou esse jantar, esse convivio entre TAE´s e enfermeiros?? Pois foi meu amigos e colegas , quem organizou tudo foram os Enfermeiros.Nao sei exatamente que SIV foi mas se perguntarem a alguns colegas que voltaram para o Porto, pode ser que eles vos elucidam.
Nao tenho problema com nenhum profissional, desde que seja profissional.Tem é que ser competente. E eu quero ser avaliado por esse profissional competente, seja ele enfermeiro ou TAE.
E por favor esqueçam isso do delegado regional ou dos backoffice.

Anónimo disse...

Para as SBV tens os responsaveis de grupo que os "deveriam" acompanhar, ou só servem para fazer escalas !!!
Digo eu, com os nervos...

Anónimo disse...

Os responsaveis de grupo são uma fachada. Não tem autonomia e mesmo a escala os enfermeiros fazem e desfazem como querem e lhes apetece. Depois dá raia... Para termos a escala decente temos de fazer trocas desfazendo a porcaria que o backoffice faz... e nao precisamos deles para fazer as trocas.

TAE_Nacional disse...

Meus caríssimos colegas... 4 Delegações, 4 Pesos, 4 Medidas. Não há uniformização de todo! Na DRLVT são os Responsáveis dos TAE's que fazem a gestão total das escalas e atribuem os turnos extras. A DRN é a única a ter 2 DEA por ambulância.... e blá blá blá por aí fora!
Sem duvida que há muito enfermeiro e muito TAE que fala sem conhecimento de causa!

NOX disse...

Mas prefiro sempre ser avaliado por um responsável TAE que está próximo de mim no meu grupo que por um enfermeiro!

Ou preferem o enfermeiro?

Ou até o Delegado Regional que não sabe que eu existo e dá a mesma nota para todos de forma igual beneficiando claramente os que se estão a cagar redondamente para isto e prejudicando gravemente quem espreme o seu suor para manter a ambulância higienizada e funcional para trabalhar cumprindo sempre com as suas responsabilidades sem falhar!?

Eu cá prefiro 1000 vezes o TAE responsável do meu grupo mesmo que ele esteja de mão atadas, mas pra isso estaremos cá nos para fazer barulho!

Pelo menos não é um enfermeiro, é alguém da tua classe que está perto de ti e sabe o teu real valor!

Primeiro damos cargos e funções AOS NOSSOS e depois limamos arestas!

Primeiro ganhamos a posição e depois melhoramos, porque temos espaço de manobra para isso, PORQUE É NOSSA!

Logo mais vale ser nossa mas fraca para depois a reforçar do que NUNCA ser nossa e o pessoal andar sempre as cabeçadas com o mesmo problema!

TAENORTE disse...

Afinal tenho razao!

Anónimo disse...

Alguém conhece um país onde numa equipa paramédico/enfermeiro, o superior não seja o enfermeiro?

Anónimo disse...

Conheço esse país, os EUA, la os paramédicos que fazem helitransportes, são sempre o líder pois é ele que tem a experiência de rua.

Vocês não liguem as conversas do blog dr enfermeiro porque ele é tendencioso, reparem no "rodapé" dele das noticias fala, redondamente que a ordem dos médicos é contra os paramédicos quando é publico e isso ficou escrito em acta que a ordem dos médicos é a favor, e aquilo que ele refere como posição da ordem dos médicos foi uma entrevista ao bastonário dessa ordem que deu a sua opinião PESSOAL.

Depois numas jornadas onde esse mesmo bastonário esteve presente ele próprio disse isto "aquela opinião foi a minha opinião pessoal, mas eu represento uma classe e a posição conjunta já foi tomada e essa é a favor do projecto" o homem disse isto mas isso pro pseudo dr enfermeiro já não convém divulgar...

iluminado disse...

Já pensaram que os supostos avaliadores nem funcionários do INEM são?

Tenho Dito!

Unknown disse...

"Já pensaram que os supostos avaliadores nem funcionários do INEM são?"

Estava a ver que ninguem dizia nada!

TAENORTE disse...

Afinal tenho muita razao.
O que será melhor??

Anónimo disse...

Caros colegas...
Peço que tenham calma, não se esqueçam do que somos e de onde viemos, sejámos sempre superiores a todos que nos tentam prejudicar.
Não se esqueçam:
"...A única forma de vencer uma discussão é evitá-la..."
"...O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre..."
Lutem, sejam unidos, porque se assim for, todos os nossos objectivos serão conseguidos e atingidos.

Continuação do excelente trabalho...

Pedro Moreira
TAE - DRN

Anónimo disse...

Caro Pedro continu7as a ser um lirico e especulativo... es como um barco ao sabor do vento(interesses)... escalas ainda fiz uma troca dia 2 e se não fosse o enf. dava raia para o nosso lado passava a fazer 24H e o colega tinha 9 dias de descanso ... afinal não é bem assim. Tenham lá calminha pq muitos só fazem **** e não me importo que façam a minha avaliação pelo menos são IMPARCIAIS, vejam como decorrem as avaliações da recertificação.. quem dá formação ... o SINDICATO e alguns a baralhar tudo... escrevam não tenham MEDO
Grato

Anónimo disse...

Ó Anonimo das 16:14

Se dava raia a troca, das duas uma:
Ou era erro de quem fez a escala (e as escalas são sempre revistas pelos enfermeiros), ou da troca...
Porque não é o programa que se lembra de fazer mudanças sozinho...
E agora pensa...

Anónimo disse...

ò burro os extras não contam e os meses diferentes !!! sempre o mesmo ;)))))

Anónimo disse...

Obrigado pelos excelentes momentos de leitura agradavel enquanto estou doente... e mais uma vez... "que lindo..."