quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O desespero!

Hoje podemo-nos deparar com uma notícia no “i” de um “grupo” de profissionais, que tenta a todo o custo mostrar o que só eles conseguem ver.
Se neste momento os TAE fossem substituídos por enfermeiros, posso desde já garantir que a despesa corrente apenas com as renumerações base, passavam para mais de 250%, sem contar com o custo inerente a tal substituição (ridícula).
Mas como os TAE já estão de alguma forma habituados a ver “grupos” de pseudo-intelectuais atentarem contra nós numa tentativa desesperada de manter os tachos, só me resta dizer uma coisa: continuem a tentar. Pois noticias, e entrevistas de “grupos”, ridículas como esta notícia é, só nos da para refastelar no sofá e rir. Porque neste momento RIR é o melhor remédio.

“A formação dos novos técnicos de emergência pré-hospitalar vai custar pelo menos o triplo (cerca de 2 milhões de euros) quando comparada com formações do INEM para enfermeiros e médicos que queiram trabalhar em emergência médica. Só uniformizar a formação dos actuais operacionais dos centros de emergência e do suporte básico de vida, cerca de 843 técnicos, vai custar 1 389 840 euros, segundo a estimativa avançada ao i por um grupo de profissionais ligados ao pré-hospitalar e às formações do INEM, tendo em conta o custo por hora de formações internas e externas.”

Ora aqui inicia uma tentativa desesperada de inverter os factos por “um grupo de profissionais ligados ao pré-hospitalar”.
Caso estes senhores, que só devem ser apelidados de ignorantes, não saibam, grande fatia dessa formação chama-se RECERTIFICAÇÃO.
O que quer dizer que com nova carreira ou sem ela, tinha que ser feita.
Para “um grupo” que se diz conhecedor do pré-hospitalar começa mal.
Mas aqui também podemos ver, quanto ganham os enfermeiros nas formações.
1 389 840 euros a pagar a formadores da casa, segundo a noticia diz. Sendo metade deles enfermeiros e sabendo que um enfermeiro ganha mais que um TAE, em grosso modo mais de 70% é para enfermeiros. TACHO!

“A uniformização começou este ano, com formadores internos, e soma um total de 472 horas, a que acrescem mais 1000 horas de formação de nível cinco, superior, com um custo estimado de 716 mil euros. Já os moldes da formação adicional que inaugura a carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) - que segundo o plano elaborado pela anterior direcção do INEM e aprovado pelo secretário de Estado Adjunto da Saúde Manuel Pizarro será assegurada por entidades do ensino superior e acreditadas pelo INEM - estão ainda a ser ultimados, mas o currículo apresentado pela anterior direcção teve o parecer desfavorável da Ordem dos Enfermeiros. “

A formação de TEPH não fica ao encargo do INEM, mas sim dos formandos.
Cada tiro cada melro!

(…)

“Para os enfermeiros do pré-hospitalar ouvidos pelo i, além de ser mais cara, a formação prevista para os TEPH não trará qualificações para os actos que lhes são atribuídos no novo plano, como proceder à observação clínica das vítimas, isolar vias áreas, identificar ruídos respiratórios de risco - sobretudo pela falta de experiência em meio hospitalar, onde os enfermeiros têm de estar dois anos antes de fazer emergência pré-hospitalar. "Estamos a falar de pessoas que têm o 9.o ano ou as Novas Oportunidades, fazem 1500 horas de formação e acredita-se que estarão habilitadas a realizar actos complexos e de grande diferenciação como por exemplo espetar uma agulha num pulmão ou fazer uma desobstrução de via área.”
Mais uma vez IGNORANCIA. GRANDE parte dos actuais TAE não tem “somente” o 9º ano, mas são licenciados em diversas áreas, com notas de entrada em cursos superiores maiores que 9,6 valores…
"experiência em meio hospitalar, onde os enfermeiros têm de estar dois anos antes de fazer emergência pré-hospitalar" se assim é existem algumas SIV que tem que fechar!

Avançar este ano com a uniformização de formações, no fundo habilitar os técnicos de ambulância de emergência (TAE) e também os técnicos operadores de telecomunicações de emergência (TOTE), coincidiu com a descontinuação da formação interna dos enfermeiros para actuarem nas ambulâncias SIV, apontam ainda. Neste momento só estão a funcionar 28 das 40 previstas. "Se falta entrarem em funcionamento 14 ambulâncias SIV em todo o país, o que é que significa suspender a formação?", questionam.

Contactado pelo i, o INEM diz que as questões vão ser alvo de uma análise cuidada "tendo em conta os compromissos anteriormente assumidos e também a realidade do momento actual do país". Estão agendadas reuniões com entidades representativas dos vários grupos, respondeu ao i o gabinete de comunicação. Hoje o Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência reúne-se com o secretário de Estado Manuel Pizarro. Em cima da mesa estão os diplomas legais da futura carreira.

Resumindo, ao que parece existem GRUPOS de enfermeiros, mal informados, que se julgam detentores de toda a verdade, quando nem sequer sabem como vai ser efectuada a nova formação, onde e quanto vai custar, e a quem vai custar. E quando não sabem limitam-se a mandar "postas de pescada" para o ar a ver se alguem os ouve.
São estes senhores que querem "tomar conta" do pré-hospitalar?
Com tanta sabedoria ainda trocam as adrenalinas por midazolam...
Este tipo de campanhas já vem sendo hábito por parte de alguns grupos de pessoas, ditas profissionais ligados ao pré-hospitalar.
Lamentavelmente continuamos a ver tentativas de desinformação da opinião pública, com vista a servir os objectivos de alguns em detrimento do bem comum.


Bandos...



(Notícia completa no "i")

18 comentários:

Alfa 1 disse...

Bandos??

Nabos meu caro, NABOS...

proponho que altere a imagem de nobres aves para uma que realmente simbolizo o tipo de pessoas que estamos a falar...

NABOS!

Unknown disse...

Bandos... de gralhas, entenda-se.
Já nabos, são uma planta crucífera de tubérculo comestível. Apresentam um alto teor de vitamina A, do complexo B e de vitamina C e as suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal. Como tal os nabos são bons!!!
:-)

TAE -AEMINIUM disse...

Como é que é possível???

A sério, não compreendo como é que esta classe profissional quer lutar por um lugar no pré-hospitalar!!!

Trabalhar no INEM, significa trabalhar em equipa..

É assim que estes tipos pugnam por um bom ambiente??

Sem comentários.

Anónimo disse...

Esta classe(que merece todo o nosso respeito) infelizmente está munida por elementos que não têm um filtro entre o cérebro e a boca, atacam tudo e todos numa sucessão de agressões verbais...culpam os outros profissionais de saúde dos seus problemas!

Estes "elementos" de enfermagem há muito que perderam o respeito pelos outros e defendem a extinção de especialidades para colmatar a falta de emprego na sua profissão.

TAE de 2008 disse...

já o disse e volto a dizer: SAI UMA CAIXA DE PASTILHAS RENNIE PARA O ENFERMEIRAL!!!
mas estes tipos querem enganar quem???
em vez de andarem a choramingar pelos jornais, poderiam optar por lutar pela vossa carreira...
os TAE's estão a fazê-lo.

qt ao ponto dos 2 anos antes de entrar no PH, poupem-me.. se há cursos onde os pré requisitos foram atropelados foi nos cursos SIV...

TAE de 2008

Anónimo disse...

Que notícia (feita sabemos por quem lol) mais... ridícula...
Não percebo... e depois somos nós que nos metemos onde não devemos...
BRUTAL

Anónimo disse...

Começo a ficar farto destas tentativas para denegrir os TAE´s. É lamentável e julgo que se deve por fim a estas situações de uma vez por todas! Já chega!

Anónimo disse...

Ok, então é assim... já pegaram com auxiliares, médicos, técnicos de análises, fisioterapeutas, cardiopneumo... faltava pegar com os TAE's. Vale o que vale.... Não vale a pena falar muito deste tema: estamos a falar de um grupo de pessoas que não se respeitam entre si, muito menos terão o respeito e compreensão dos outros. Para variar, estão só a disparar em todas as direcções como de resto é tradição... Não ganham para balas, coitados...

Anónimo disse...

E vocês sp a pegar com os enfermeiros...
Trabalho em 2 SIV´s e temos uma relação de AMIZADE!!! Depende dos enfermeiros e TAE´s, há d td...

iluminado disse...

Mais uma tentativa ineficaz, e notavelmente em desespero de tentar evitar o inevitável... eu continuo a apostar no GURONSAN!

Tenho Dito

Anónimo disse...

É pena saber que alguns destes senhores trabalham numa delegação do INEM,querem a todo o custo denegrir a imagem dos TAEs.
Esses mesmos senhores que entraram na delegação sem nunca prestarem serviço numa urgencia hospitalar ou terem conhecimento em Pré-hospitalar, mas que agora estão a ver o BEM BOM a fugir entre as pernas.
vai se acabar os turnos extras na hora laboral,ou andar de calções e chinelos na hora de trabalho.
AVISO:
Sr. Enfermeiro,
se pretende efectuar EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR,
faça como qualquer outro licenciado:
INSCREVA-SE NO INEM E FAÇA O CURSO DE TAE.

A VOSSA ERA.........JÁ FOI...

Anónimo disse...

Acho ridicula esta luta dos enfermeiros contra os TAE's. Os TAE's só querem tornar-se ainda mais profissionais e prestar um trabalho ainda mais eficaz. O que há de errado nisso? Sou TAE e licenciado na area da Saúde, paralelamente. Mas no INEM sou TAE. Visto a camisola e reconheço as minhas competências. E nem eu nem nenhum dos colegas nos sentimos menos do que seja quem for! Bem pelo contrário! Acho ergonhoso que estejam constantemente a TENTAR apedrejar os TAE, quando sabem que nesta categoria profissional há cada vez mais cardiopneumologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, etc... E mesmo estes, quando estão de serviço no inem, são TAE!!! Porque? Porque se candidataram, foram a concurso, fizeram FORMAÇÃO E FICARAM POR MÉRITO! E MAIS: AMAM AQUILO QUE SÃO E AQUILO QUE FAZEM! Respeitem as pessoas e ponham lá esse ego de licenciado de lado que não abona nada a favor do reconhecimento da vossa classe profissional... Vir agora fazer birrinha prós jornais... onde já se viu! É uma vergonha... Comportem-se como Profissionais... Porque educação dá-se em casa e não nas escolas ou nas faculdades... e nos dias que correm um canudo vale o que vale!

vitor a. disse...

Há quem faça birrinhas nos jornais....

Há quem faça birrinhas em blog´s...

Há quem faça birrinhas no local de ocorrencia...

Há quem aperte pela frente a mão de um colega de equipa e por detrás o insulte, o f#$###...

Há quem vá fazer birrinha por isto que escrevi, pois o facto vai ser um. Independentemente do grupo profissional, alguns vão vestir o carapuço....

Mas alguém explique, qual é o profissionalismo de quem se acha profissional do PH e vem para os blog´s e jornais e afins a denegrir a imagem de outra classe profissional. Não sabe demonstrar a mais valia da sua propria classe profissional?. Só se mostra, denegrindo os outros? Não terá mais vantagens em provar o valor de cada classe. Desculpem, mas os TAE´s não substiutem Enfermeiros, tal como os Enfermeiros não Substituem TAE´s. Um sozinho na célula atrás pouco faz. Imaginem nas potencialidades de ambos a trabalharem em conjunto? Pois, alguns não imaginam, pois provar o valor de uma classe é mais facil denegrindo a imagem de outra!!Independentemente da classe!!!

É pena que alguns autores de alguns autores de blog´s e afins também patrocinam esta demagogia que é falar mal uns dos outros!
Deve ser o caminho mais facil, certamente. Felizmente há ainda quem prefira mostrar o valor da sua classe trabalhando em prol da equipa, com o objectivo comum: Saber estar, saber fazer, saber ser

O trio destes saberes estão em extinção......

Esta é a minha opinião pessoal!

Anónimo disse...

Eu não acredito, do que acabo de ler, todos nós eramos para ser uma equipe e afinal somos o quê??
Se não chegam a um bom senso, acho eu que todos nós temos o valor que temos e se deve respeitar uns aos outros e trabalhar melhor e mt melhor pelo pré Hospitalar, isto sim é o valor que todos nós deve-mos ter para que possamos servir melhor... isto minha opinião e todos devemos respeitar as categorias de cada um... um abraço a todos

Anónimo disse...

Trabalhar em equipa fica dificil quando de um momento para o outro alguns enfermeirinhos de SIV começaram a chamar os TAE de "Chega-me isto" ...


Chega-me isto o caral...!!!!

Daqui a pouco serão os TAE a chamar aos enfermeirinhos de SIV "Chega-me outro!"

Sim, de CHEGA-ME OUTRO TACHO PORQUE ESTE JÁ CHEGOU AO FIM!

Anónimo disse...

Lamentavel, triste, sao apenas alguns dos adjectivos que encontro para classificar uns "desgraçados" sem caracter que nem sequer têm a coragem de se identificar.
Lembrem esses infelizes que a VMER começou com TAS/TAE na decada de 80 pq suas "exelências" eram demasiado bons para andar na rua.
Mas quando a "crise" aperta ha que arranjar postos para os "experts" do PH, com nota de admissao ao curso de 9.6....
Como a ordem desses "meninos" nao teve a altura, nao conseguiu limitar a formaçao em serie como coelhinhos e depois resultou nesta avalanche. A ajudar a festa a propria classe encarrega-se de "entalar" os recem formados, cada enfermeiro ocupa entre dois a tres cargos em sitios diferentes.
Já aqui no inem a "malta enche a marmita" ,conseguem fazer vmer, heli, codu e afins em simultaneo e nao ter falta, so nao sei como é que ainda ninguem viu que a folha desses Srs tem 30h num só dia...
Milagres da destes e mts outros sao o que motiva estas noticias desesperadas.......Pobres coitados....

Anónimo disse...

Boa tarde,
vi este comentário e o que posso dizer dizer é, RIDICULO, quando tiver 50anos tenho carreira (de ENFERMAGEM) e onde trabalhar, e voces o que vão fazer???? carregar macas, pobres das vitimas se já agora os deixam cair quanto mais com 30 anos.... Enfim
Onde estão os coitados????? a pedir medicação para aliviar as costinhas......

Anónimo disse...

Estava mesmo a precisar deste genero de leitura facil... eh pah... "que lindo..."