segunda-feira, 27 de setembro de 2010

INEM tem ambulâncias a sair menos de uma vez por dia

O INEM tem ambulâncias em várias zonas do Norte e do Centro que saem em missão de socorro menos de uma vez por dia. Há casos em que são accionadas duas vezes por semana. Os bombeiros das mesmas localidades fazem dezenas de serviços para o INEM.
De acordo com um relatório interno do INEM a que o JN teve acesso, a ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV) do INEM de Celorico de Basto, sedeada no Centro de Saúde, saiu no primeiro semestre de 2009, 52 vezes, o que dá uma média de uma saída em cada três dias.
Em contrapartida, no mesmo período, o INEM pagou aos Bombeiros de Celorico de Basto 175 saídas da ambulância da corporação (Posto de Reserva). Manter uma SBV custa por mês, aproximadamente, 20 mil euros ao INEM.
Em Vieira do Minho, a ambulância do INEM, que está no Centro de Saúde, saiu 143 vezes nos primeiros seis meses de 2009 (menos de uma saída por dia). Porém, os bombeiros locais saíram com a ambulância do INEM que está no quartel ( PEM) 264 vezes.
Em Figueiró dos Vinhos, na zona Centro, a ambulância do INEM saiu 34 vezes em seis meses, enquanto os bombeiros saíram 235 vezes em ambulância própria, com quilómetro pago pelo INEM. Em Mortágua, a SBV saiu 60 vezes em 180 dias. No mesmo período, o INEM pagou 372 saídas de ambulância (Posto de Reserva) aos bombeiros.
A situação repete-se no Sabugal, em Vouzela, em Figueira de Castelo Rodrigo, em Santa Comba Dão, Oleiros e Fratel, onde o INEM tem ambulâncias com pouca actividade.
Confrontado com os números, Ricardo Rocha, presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE), conclui que as populações do interior preferem ligar para os bombeiros em vez de ligar para o 112. “Sabem que os bombeiros não fazem tantas perguntas e que até transportam ao Centro de Saúde, enquanto que a ambulância do INEM só pode levar ao hospital”, analisa.
Resultado: “as ambulâncias do INEM sedeadas nessas localidades só saem em serviço quando os bombeiros estão ocupados”, conclui.
O STAE defende que as ambulâncias com pouca actividade deveriam ser relocalizadas para onde fazem realmente falta, até porque a experiência de um TAE depende do número de emergências pré-hospitalares.
“Se os bombeiros dessas zonas já fazem a maior parte dos serviços, dêem-lhes mais formação e confiem-lhes todos os serviços de emergência”, argumenta Ricardo Rocha, lembrando que a carreira dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar pela qual têm lutado, pressupõe mais formação também para as corporações.
O INEM tem outra visão dos números. Ao JN, o instituto referiu que “a avaliação do movimento assistencial dos meios pré-hospitalares não pode ser efectuada com base em critérios apenas quantitativos como o número de saídas por tipo de meio”.
É necessário, diz o INEM, “considerar outros factores, designadamente, os da acessibilidade e articulação dos meios com os serviços de urgência hospitalares disponíveis em cada região”.
Os meios no terreno, estão em constante avaliação e, em consequência disso, foi recentemente deslocalizada a ambulância de Silves, no Algarve. A ambulância do INEM em Baião foi cedida no ano passado aos bombeiros locais.
Tal como já tinha sido colocado no post de 14 de Setembro e agora vem noticiado no JN.

20 comentários:

Anónimo disse...

Deviam era aproveitar algumas ambulancias para dar ajuda a outras.
Vieira do Minho pode muito bem deslocar-se 30 km e ajudar muito em Braga pois os que lá fazem turno não param quase até para almoçarem.
A Matosinhos abrir 24h e a Maia ir para matosinhos pois está mais que provado que faz mais falta em Matosinhos do que na Maia.
Celorico e cabeceiras deslocarem-se para Guimaraes.
Alijo para Vila Real.
Miranda do Douro para Viana do Castelo.
Ai sim o INEM trabalhava praticamente com o Norte coberto.
Isto claro com base no maior numero de saidas.

Anónimo disse...

“É necessário, diz o INEM, “considerar outros factores, designadamente, os da acessibilidade e articulação dos meios com os serviços de urgência hospitalares disponíveis em cada região”.”
Com esta tenho que concordar com o INEM…
Vou falar da realidade que conheço - SBV Mortágua, esqueceram se de referir que é um meio que funciona apenas 12h nocturnas, período no qual existe menos casuística de saídas, daí o numero reduzido de saídas. Depois a população encontra-se mal informada e como a ambulância tem pouca visibilidade, circula apenas no período nocturno, a maioria nem sabe que tem este recurso ao seu dispor. Ligar 112, não é um hábito fora das grandes cidades.
Não é por acaso que o Centro de Saúde, ainda funciona no período nocturno… Continua a receber tudo, consultas, transportes (as ditas ”pataletas”) até á emergência, e quando chega uma verdadeira emergência é um “aí Jesus” e que venha a VMER que está a 30 minutos…
Outras, são enviadas para Coimbra via bombeiros apenas com motorista, duvidam? É vir ao terreno, ou esperar a chegada das ditas transferências nos hospitais centrais.
“Em Mortágua, a SBV saiu 60 vezes em 180 dias. No mesmo período, o INEM pagou 372 saídas de ambulância (Posto de Reserva) aos bombeiros.”
Atrevo-me a dizer que se houvesse uma boa passagem de dados para o CODU, seriam bem mais, mas como vai para Coimbra e vai… se não pagar o INEM, paga a ARS, nem vale a pena ter trabalho.
Não merece a gente daquele concelho, qualidade? SBV 24 Horas ou mesmo SIV e ser informada.
“Se os bombeiros dessas zonas já fazem a maior parte dos serviços, dêem-lhes mais formação e confiem-lhes todos os serviços de emergência”.
Sim, mas a responsabilidade não se forma, como pode ir um doente na célula de uma ambulância sozinho a ser transferido para um hospital central, a mais de 30 minutos… Não culpo o motorista mas o principal responsável daquela instituição.
Duvidas? Venham ao terreno verificar… Distâncias aos hospitais centrais, como tudo funciona, até mesmo a formação em emergência da maioria dos enfermeiros e médicos do Centro saúde, que é o que existe de mais diferenciado por perto.
Os cidadãos de Mortágua também pagam impostos, e como Mortágua, existem muitos concelhos por aí.
Não me vou identificar, mas deixo o convite… Venham ao terreno.

Anónimo disse...

Faz tu as transferencias na ambulancia que está ai parada. Provavelmente teriam mais saidas.
Deves ser anti-bombeiro ou então ja la andaste e foste corrido porque não tens perfil suficiente.
Deixem de criticar os bombeiros, sem eles gostava de ver este país. Ou voces julgas que as pataletas devem ser para quem sempre assegurou a emergencia a nivel nacional?
Fazem voces as pataletas e os bombeiros as emergencias a serio, como podem provar voces sao um apoio aos bombeiros e não o contrario.

Bombeiro de Leixoes

NTT-DRLVTA disse...

Chamo-me Nelson, ñ fui o autor do comentário que te picou mas vou responder-te, tenho 28 anos sou bombeiro há praticamente 15 anos nos Bv Moura e tenho o posto de 1ª Classe, TAS ENB em 2003 turma 47/48, e trabalho como TAE no INEM em Lisboa desde 2005.

Tenho orgulho em ser bombeiro e de trabalhar no INEM pois por muitas coisas más que o INEM tenha ñ se pode comparar á desorganização dos bombeiros.

Quantos tipos e raças de fardamento tens tu no teu quartel e no resto do país?
Agora só para ti, é obrigatório por lei as viaturas dos bombeiros serem de cor vermelha olha para as tuas viaturas... VERDES!!!
Se os bombeiros em portugal não conseguem fazer uma coisa tão simples que é vestirem todos de igual como querem credibilidade?
A maior parte dos serviços de EPH nos bombeiros são feitos sem TAS apenas com TAT ou melhor TS.
A maior parte dos TAT ou TS não sabe distinguir uma crise convulsiva de uma crise de histeria ou uma inconsciência de um status pós crise, e isto aprende-se no TAS e não faz parte da formação TAT/TS.
Aqui ninguém é anti-bombeiros pois essa fase foi criada por gente que passou pelo INEM e já la não está, aqui discute-se o futuro da EPH em portugal mas PROFISSIONALIZADO e isto é uma realidade e se és bombeiro tens de entender que o país não pode estar assente em voluntariado para uma vertente como a EPH.

É preciso profissionalizar seja pelo INEM ou nos bombeiros mas quem faz este trabalho tem de ser profissional e formado correctamente pq os doentes tem direito a isso legalmente!!!
Tu não sabes mas eu vou-te contar, o STAE que é o nosso sindicato tem neste momento um documento assinado pelo secrtetario de estado e da saude que ordena o INEM de implementar a nova carreira de TEPH, e a proposta que foi apresentada pelo STAE foi uma proposta conjunta com a ANTEPH, sabes o que é?
E a proposta que foi apresentada tem as base de um projecto que se chamava BEEPH que obviamente sofreu muitas alterações. Bombeiro Especialista em Emergência Pré-Hospitalar (BEEPH)

Como vês os TAE até estão a preparar o teu futuro, pois se te picaste com AS VERDADES que o meu colega disse é porque gostas da EPH e sendo assim esta profissão será para ti também.

Agora tens de entender que um doente TEM DIREITO A SER ACOMPANHADO NA CELULA SANITARIA e os bombeiros não cumprem e não é só aí é pelo país todo, e isso é uma vergonha, apresentação de certos bombeiros é outra vergonha pois não tem sequer aprumo e respeito pela farda que vestem quanto mais pelo doente que transportam.

No meu quartel não há pólos vermelhos de fora das calças, não há dolmens de incêndio florestal dentro de ambulâncias de socorro, não há tripulantes a fazer serviços de T-shirt azul que deveria ser só e apenas interior, ou batas brancas com os colarinhos negros ou á civil só de colete!
Não há bombeiros vestidos de vermelho com coletes de amarelo com estrelas azuis como a fazerem-se passar por tripulantes do INEM, no meu quartel há sim TAS de vermelho com coletes vermelhos com o simbulo da EPH dos bombeiros que é o vermelho com o triangulo amarelo invertido e até eu que trabalho no inem, quando la presto serviço trajo de vermelho com o simbolo dos bombeiros nas costas e isto chama-se respeitar a farda e instituição e infelizmente o que mais acontece por este país fora é bombeiros a querem-se passar por técnicos do INEM e são os primeiros a apontar o dedo e dizer mal, mas depois quando há concurso para entrar até fazem fila...

Companheiro os doentes tem direito a um profissional credenciado em emergência para os socorrerem e isso vai acontecer, agora se é no INEM ou nos bombeiros eu que conheço as duas realidades digo-te só pode ser no INEM, porque os doentes tem de ser respeitados e os seus direitos assegurados que é por isso que cá andamos, pelos doentes, eles sim são os que tem de sair incondicionalmente benificiados com o sistema e na MAÍORIA das corporações dos bombeiros não é isso que acontece.
Lembras-te daquele ditado dos telhados de vidro e da pedra? Nós bombeiros não temos telhados de vidro mas sim QUARTÉIS DE CRISTAL...

JG disse...

Bom comentário Nelson, concordo plenamente ctg e a minha situação é igual à tua. Parabéns

Anónimo disse...

Belo comentário. Parabens.

Anónimo disse...

Nelson, adorei o teu comentario e partilho plenamente da tua opinião... mas já agora deixa-me colocar uma questão, se não andam com dólmen nas ambulância, como fazem no inverno? visto ser a única peça de farda nº3 autorizada com mangas compridas!

Anónimo disse...

Para o anónimo das 09h57.

Primeiro espero que concordes comigo que o dólmen de quente não tem nada para o inverno.

Então o comando arranjou maneira de cumprir ao máximo a lei e resolveu essa grave lacuna, em minha opinião, mandando fazer camisolas de manga comprida de malha polar mas da mesma cor dos pólos vermelhos com letras brancas atrás e á frente com lapela para colocar a divisa e os velcros com o nome, tudo no mesmo local dos polos de manga curta LEGAIS, diferindo apenas o tipo de tecido e o tamanho das mangas.

Tudo o mais PRÓXIMO do legal possível sem floreados, assim já podes vestir a T-Shirt por baixo desta camisola polar e casaco por cima e não vestes o dólmen russo de andar no mato com o boné que anda nas mesmas condições...

Só um aparte, o boné vermelho não faz parte desta farda que estamos a falar o "fardamento de saúde" ou seja a farda de ambulância não leva boné e essa é outra que me faz rir por esse país fora... O bonézinho dos incêndios do verão todo russo já sem letras com o pólo vermelho e cinturão vermelho, calça de trabalho, bota e claro não esquecendo o colete amarelo ou azul á INEM de antigamente sempre com a estrela azul nas costas sem letras comprada na jubileu á sucapa...

Respeitem mas é a entidade e fardam que envergam e sejam profissionais com os doentes que é pra eles que cá andamos e não pra nos mostrar-mos tipo pavões... Tristeza de sociedade a nossa...

Espero ter tirado a tua duvida "anónimo das 9h57"!


Cumps
Nelson

Unknown disse...

Para dúvidas sobre fardamentos de outras instituições, por favor queiram entrar em contacto com BPS...

O tema é "INEM tem ambulâncias a sair menos de uma vez por dia".

Quando não tiverem nada de util para dizer, estejam calados.

NTT - DRLVTA disse...

Caro TAE eu sei que o tema não é este e este OFF Topic fica por aqui, sabes que a malta vem do bombeiral e depois como se diz na minha terra, a malta "ensiguera-se" como quem diz entusiasma-se e pronto, assunto bombeiral encerrado!

Agora deixa-me colocar-te uma questão que a meu ver faz todo o sentido ser colocada para talvez em outro tópico ser debatida se achares por bem.

Digo isto do se achares por bem porque muita gente aqui por Lisboa pensa que este blog é meu e isso não é verdade e se fores de Lisboa é óbvio que me conheces e aposto que neste momento de leitura estas a rir-te á grande aí no teu anonimato... lool

Questão:

Então se nós somos os únicos profissionais exclusivos para o Pré-Hospitalar não achas que a auditoria destas ambulâncias não deveria ser mais uma das responsabilidades do futuro TEPH ou mesmo já do TAE?

É que como vai esta desordem nesta área já merecia um profissional exclusivo que la trabalha dentro para as auditar e até fazer parte da escolha do encarroçamento e do material a meter la dentro e posterior controlo da rede a SERIO, e acabar de vez com este circo que é cada um pinta a sua camineta como lhe apetece e parece mais jovial?

Acho que esta também devia ser uma competência do novo TEPH talvez já na vertente de TEPH coordenador ou mesmo no Especialista, e ai neste "departamento" estudar bem estes números de saídas e tentar arranjar uma solução para esta questão, que achas?

Se vamos liderar a rede porque não assumir o seu controlo de qualidade e ter de uma vez por todas voz a serio na nossa área de trabalho?

Cumps
Nelson

Unknown disse...

Olá Nelson...

De facto e para quem (ainda) não sabe, o NTT não é o TAE (do blog).
Caros colegas, não interessa quem é o "TAE", pois como alguém dizia a 2000 anos "eu sou muitos".

E como já devem ter reparado esta é uma voz de TODOS, e não de uma pessoa só!

Alguns dos tópicos são sugestões de outros colegas, e outros inclusive "escritos" por outros TAE (depois revisto por mim).

O anonimato é para, como alguém dizia num comentário tempos atrás, que ninguém sofra retaliações ou pressões (como eu tenho recebido no email deste blog) para que de uma vez por todas possamos dizer as verdades sem medo.

Quanto a tua sugestão NTT, vou levar em conta para futuro post.

Anónimo disse...

anónimo das 9:57

desde já peço desculpa por ter feito uma questão que fugia ao tema.

NTT, obrigado pela resposta, perguntei apenas porque no meu cb nao é autorizado qualquer fardamento que nao o da ordem. No inverno andamos com dolmén que nao é usado para mais nada a nao ser no PH e com uma camisola azul cardada de mangas compridas por baixo em vez da t-shirt. E em PH também podemos não usar o dito boné!

no entanto deixa-me referir que como TAE em relação à farda que me foi dada posso dizer que nao tenho uma farda igual completa.. ou seja as calças são de um tipo a camisola de outro,t-shirt de outro....

não sei mas se calhar foi assim que os bombeiros começaram a andar mal fardados e nós vamos pelo mesmo caminho.....

quando estamos a trabalhar não é difícil encontrarmo-nos no hospital e estarmos todos diferentes. basta um andar com calças do modelo de 2004 e camisola de 2007.. outro com o fardamento novo, outro com toda a farda de 2007 e as variadissimas combinações que neste momento dá para fazer

NTT - DRLVTA disse...

Isso já foi resolvido pois agora e daqui em diante é 5.11 pra todos igual, e parece que não vai haver mais mexidas e espero que sim, mas é verdade houve ai umas calças amarelas mas que eram tão boas que já começaram a dar o berro eu conheço colegas que tiveram dessas calças e nem 1 ano aguentaram, as de 2004 e 2005 já são mais parecidas com as novas 5.11 mas o que me refiro aos bombeiros é uns andarem de camisa outros de dólmen outros de camisola de malha outros de polar outros de t-shirt e isso nos não temos.

As calças podem ser diferentes mas anda tudo de pólo e calça identificada já no bombeiral até inventam com pólo vermelho na calça da farda nº1, e depois ainda lhe metem um bivaque na cabecinha lool ficam tão giros eu até tiro foto!!!

Bem mas deixemos este assunto terminado se quiseres dou-te o meu msn e falamos disto por outra via, siga mas é o tópico que é "INEM tem ambulâncias a sair menos de uma vez por dia"!!!

Cumps
Nelson

Anónimo disse...

sai um post acerca do fardamento....Era capaz de ser interessante. porque daqui a pouco estamos como o bombeiral ( e não quero denegrir os bombeiros)

Unknown disse...

Vê o post de 6 de Setembro acerca do novo fardamento.

Anónimo disse...

Caros colegas deste blogue,este comentário nada tem a ver com a noticia, apenas vos queria alertar para a seguinte situação: não percebo como é possível na zona centro haver tae s que tem de fazer 4 bases diferentes... Viseu Tondela tábua e Mortágua...bases que no total ronda os 50 elementos...como é isto possível??? com 7 e 8 turnos extra??? qualquer dia deixa de haver elementos p determinadas bases, fazem todas... tentei saber mais sobre isto.
Espero um post a denunciar esta grave situação que põe em causa a eficácia dos meios, em tempo de chegada ao local, pois parece me muito difícil conhecer 4 concelhos tão grandes...

Força Camaradas

Anónimo disse...

apartir de que ano e que se pode trabalhar no inem

Anónimo disse...

e dos 9 anos que se pode ser dos inens ,para ser dos pequenos
sim ou nao

Anónimo disse...

Por falar de ambulâncias que saem menos de uma vez por dia... Não têm conhecimento da SBV Miranda do Douro? Bem, eu como integrante desta equipa já estou habituado a não existirmos pra ninguém (nem pró STAE) mas posso dizer-vos que já tivemos meses por aqui em que as saídas não chegaram às 15! De qualquer forma, aqui fica o apontamento. Sim, ainda existe a MD1! Há coisas incríveis, não há? Quando me queixo só me dizem: Bem vindo ao INEM!!!

Anónimo disse...

O que é certo é que até a passar dados ao codu é preciso sorte, normalmente quem la está e eu proprio já apanhei são pessoas que se acham superiores ao zé bombeiro e muitas das vezes percebem menos que nós... e mais sem distinguir bem essas crises ou pensas que la por seres tas ou tae o que quer que seja com que te identifiques és melhor que um bombeiro, tanta cagança pá