sexta-feira, 11 de março de 2011

Tudo uma questão de números...



Cada saída urgente de ambulância dá prejuízo aos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves (BVSPC). Há pelo menos dois anos, “temos tido muita diminuição de socorro pré-hospitalar” no Posto de Emergência Médica (PEM) da corporação, informou José Carlos Silva, comandante dos BVSPC. Isto porque além dos bombeiros, existe outra ambulância de Suporte Básico de Vida gerida pelo INEM no Centro de Saúde nº 2, que tem prioridade nas saídas de socorro. 
“Em vez de sairmos à vez, nós só saímos quando eles estão empenhados ou quando têm a ambulância inoperacional. Esta situação está a causar-nos um grande transtorno a nível de sustentar os salários do pessoal”, refere José Carlos Silva. Isto porque a verba trimestral de 6 mil euros e a verba por cada saída (em média 500 a 600 euros por mês) atribuídas pelo INEM, “não chega para cobrir o gasóleo e o próprio salário dos socorristas da nossa ambulância de socorro pré-hospitalar”, garante José Carlos Silva. Se antes desta directiva, a corporação efectuava mais de 100 saídas mensais com a ambulância de socorro pré-hospitalar, actualmente apenas efectua cerca de 60 saídas por mês. “Os bombeiros estão a sustentar o INEM, quando devia ser o contrário”, remata. 
Para colmatar a falta de verbas, a corporação vai-se sustentando onde pode – transporte de doentes, donativos ou quotas dos sócios –, mas a manter-se esta situação, poderá estar em causa a manutenção do PEM. Para o comandante, a solução poderia estar na articulação de serviços, com saídas à vez das duas ambulancias existentes. Os BVSPC já solicitaram uma reunião ao presidente do INEM para pedir a alteração desta situação.

(Notícia em Diário Actual)

24 comentários:

Anónimo disse...

Para o INEM sustentar os bombeiros, sustenta-se a si próprio, e desiste do posto PEM e abre nova SBV gerida pelo instituto.

Anónimo disse...

Estes são os bombeiros que estão sempre inop, são estes que a qualidade do socorro deixa mt a desejar...
São estes que vêem no INEM uma fonte de receita, são estes que querem pagar salários aos quadros de comando.
Se existe uma ambulância profissional do inem na cidade esta deve ter sempre prioridade, senão vamos ter um duplo pagamento.

Marco disse...

E o dinheiro da ambulância também não conta? Receberam uma ambulância nova e ainda queriam mais... Tenho a certeza que há muitas corporações de bombeiros e delegações da cruz vermelha que ficavam todos contentes só com a ambulância... Se têm prejuízo que entreguem ambulância e que acabem com o posto PEM. Criticar é fácil mas se não fazem nada é porque estão bem...

Alcides campos disse...

Nem dá vontade de comentar... só de rir,... ou chorar, chorar muito como alguem algum dia disse....
AJC

Anónimo disse...

vosses são mesmo fracos, vejam quanto custa ao inem em media uma saida na recente auditoria depois façam contas ha saidas em amb SBV que custam perto de 1000€ as vezes paras percorrer meia duzia de km

Anónimo disse...

ao anónimo das 18:51:
O senhor se soubesse ler e escrever não vinha para aqui dizer barbaridades... peça a alguém que lhe leia o relatório do tribunal de contas e, depois, talvez perceba que existem PEM que nem o deviam ser...
Sabe que mais... vá apagar fogos porque para carregar e andar já existem muitos...

Anónimo disse...

Mais uns chulos do sistema!!

Vão mas é apagar fogos...e mesmo assim ponho as minhas duvidas!!

Querem sustento?? O tempo das vacas gordas acabou!!!!

Anónimo disse...

Esses bombeiros tem razão, como todos os outros, o que o INEM paga não chega para cobrir as despesas da ambulância INEM, Além do INEM não cobrir totalmente a despesa da ambulância INEM ainda se servem das outras existentes a quase a título gratuito como é sabido.

Somente não vê quem não quer

Paulo Ferreira disse...

Meu caro senhor INEMICOS, se o TC tem rasão tente me responder o seguinte?

O porquê é que não são contabilizados os milhares de serviços efectuados pelos PEM dos bombeiros sem número CODU? Sim aqueles que o INEM manda os cidadão ligar para os bombeiros dizendo que não justifica ambulância, ou são serviços vossos, não justifica número CODU mas vai na ambulância INEM, muitos deles são efectuados nas próprias ambulâncias INEM por falta de outras, serviço muitas da vezes incobrável, mas ESTRADANHAMENTE as ambulâncias próprias do INEM fazem esses tipos de serviços, até piores, como os senhores denunciam periodicamente, mas afinal em que forma os senhores estão do lado de quem?

Porquê é que não são contabilizados os outros milhares de serviços de emergências efectuados nas ambulâncias dos bombeiros? Sim aquelas que o INEM teima chamar de reserva, reserva são aquelas que estão apodrecer nas quintas e quintarolas do INEM, porque essas ambulâncias são ambulâncias de socorro legalmente reconhecidas.

È fácil chegar no fim do mês ter o ordenado, mesmo que se faça muito ou pouco, coisa que muita gente não pode fazer.

Caro administrador, gostaria de ver isso publicado, porque lamentavelmente muitas mensagens minhas nunca foram publicada.

Anónimo disse...

Ó Paulo Ferreira, antes de mais aprenda a escrever em bom Português.

Não são contabilizados esses milhares de serviços efectuados pelos PEM dos bombeiros sem número CODU, precisamente porque não são pagos pelo INEM.

Ou seja, se o TC faz uma auditoria ao INEM, é lógico que os gastos não suportados pelo INEM não podem ser contabilizados.

“Sim aqueles que o INEM manda os cidadão ligar para os bombeiros dizendo que não justifica ambulância, ou são serviços vossos, não justifica número CODU mas vai na ambulância INEM”

Se vai na ambulância INEM, sem autorização do CODU é uma situação ilegal e irresponsável. Antes de mais a ambulância não é pertença dos CB. Logo só pode sair e transportar com ficha e ordem dos CODU.
Se não há ficha a viatura não pode sair.
É mais uma das muitas ilegalidades cometidas pelos CB.
Depois, e se tanto apregoam que querem mais e melhor serviço, então, se a ambulância INEM que está no CB está a fazer um transporte não autorizado, como é que pode efectuar um serviço CODU? Não pode! Está “ocupada”.

“As ambulâncias próprias do INEM fazem esses tipos de serviços, até piores, como os senhores denunciam periodicamente, mas afinal em que forma os senhores estão do lado de quem?”

Do lado de que esses serviços não devem ser efectuados por ambulâncias de emergência. Nem pelas próprias do INEM, nem pelas dos CB em postos PEM, mas sim por viaturas de transporte não urgente.

Suponho que sabe o que distinguir ABSC de ABTD e ABTM?!

Urgente – Ambulância ABSC
Não urgente – Ambulância ABTD ou ABTM
Como é lógico cada ambulância tem a sua tripulação própria. E os CB estão obrigados a ter essa mesma tripulação 24h dia (TAS para a ambulância INEM). Ora se a ambulância sai sem ordem do CODU e sem ficha, esses profissionais também não estão disponíveis. Mais um tiro nos pés...

Dai se chamarem de socorro, ou de transporte… Sabe as diferenças? Não me parece!

Anónimo disse...

Alguém ma sabe dizer onde posso encontrar os protocolos ou as obrigações do posto PEM? Devidamente esclarecido, podia fazer melhor!!! (ou não interessa a alguém estarmos esclarecidos?)

Anónimo disse...

o problema é que realmente os C.Bs tem de contar os tostões para sobreviver, mas não podem estar à espera do pré-hospitalar para manter todo um quartel.... quando tem um incendio, por exemplo também cobram o serviço a alguém?

Anónimo disse...

é facil chegar aqui e criticar todos os bombeiros pelos males do INEM, vamos la ser sérios meus senhores, primeiro abram os olhos e percebam que os bombeiros são parceiros do INEM e o INEM sem eles simplemente era inutil...
Vejamos qts ambulancias INEM há no pais e qts são tripuladas por elementos que trabalham para o INEM ou então coloquemos a questão, se os bombeiros deixassem de dar cavaco ao INEM tal como fez por exemplo o Entroncamento para que é que serviria o INEM??
Para quem não conhece, quem vive no entroncamento se se sentir mal liga para os bombeiros e os bombeiros mandam a ambulancia e depois cobram o serviço e o material ás pessoas, o INEM nem toca no serviço a não ser que a pessoa ligue 112 e então ai o CODU informa o CB...
Ponto 2 ambulancias de borla? e qts serviços são feitos em ambulancias dos bombeiros??? no meu CB todos os meses, repito todos os meses, ha mais serviços de reserva do que de INEM. Então como fazemos os bombeiros alugam as ambulancias ao INEM?? sejam sinceros e digam as coisas cmo elas são...
Pagamento de material gasto, 2 euros por serviço??? lol, façam la continhas meus senhores so o oxigenio na maior parte dos serviços custa mais do dobro, sem falar em lençois, compressas etc... então o que é que o INEM dá aos bombeiros??? Ah já sei são subsidios será isso??? façam la as contas quanto custa ter no minimo, no minimo 8 homens a receber o salario minimo e depois digam-me se os subsidios do INEM chegam para pagar a esses 8 homens... Digam o que disserem, façam como quiserem quem tem a ganhar com o INEM é quem la trabalha, TAE e médicos e enfermeiros etc... Só para terem a noção das coisinhas o INEM ao meu CB custou este ano cerca de 20.000 euros, fazendo as contas aos serviços recebidos, subsidios, material e depois subtraindo combustiveis, vencimentos, material gasto etc... 20.000 euros vão c***r mais as teorias de iluminados.... e ja agora vamos falar de mais umas coisinhas e recertificações para os tripulantes?? tenho o curso caducado desde setembro posso continuar a tripular uma ambulancia INEM??? e os novos protocolos de SBV quando e que vão ser ministrados aos tripulantes que não trabalham para o INEM??? e os cerca de 7500€ que o meu CB tem empenhados em DAE que agora não podem ser utilizados porque a familia de alguem tem uma empresa que vende DAE e só esses é que são bons para ser utilizados em programas de DAE... Sejamos sinceros o INEM é mais um ninho de sanguessugas a xupar o contribuinte... façam la entrar o dinheiro que entra no inem nos corpos de bombeiros a ver se os portugueses não ficam bem melhor servidos!!!!!

ja agora gostava que esta mensagem fosse publicada para os iluminados que fizeram os post anteriores possam comentar!

Anónimo disse...

é facil chegar aqui e criticar todos os bombeiros pelos males do INEM, vamos la ser sérios meus senhores, primeiro abram os olhos e percebam que os bombeiros são parceiros do INEM e o INEM sem eles simplemente era inutil...
Vejamos qts ambulancias INEM há no pais e qts são tripuladas por elementos que trabalham para o INEM ou então coloquemos a questão, se os bombeiros deixassem de dar cavaco ao INEM tal como fez por exemplo o Entroncamento para que é que serviria o INEM??
Para quem não conhece, quem vive no entroncamento se se sentir mal liga para os bombeiros e os bombeiros mandam a ambulancia e depois cobram o serviço e o material ás pessoas, o INEM nem toca no serviço a não ser que a pessoa ligue 112 e então ai o CODU informa o CB...
Ponto 2 ambulancias de borla? e qts serviços são feitos em ambulancias dos bombeiros??? no meu CB todos os meses, repito todos os meses, ha mais serviços de reserva do que de INEM. Então como fazemos os bombeiros alugam as ambulancias ao INEM?? sejam sinceros e digam as coisas cmo elas são...
Pagamento de material gasto, 2 euros por serviço??? lol, façam la continhas meus senhores so o oxigenio na maior parte dos serviços custa mais do dobro, sem falar em lençois, compressas etc... então o que é que o INEM dá aos bombeiros??? Ah já sei são subsidios será isso??? façam la as contas quanto custa ter no minimo, no minimo 8 homens a receber o salario minimo e depois digam-me se os subsidios do INEM chegam para pagar a esses 8 homens... Digam o que disserem, façam como quiserem quem tem a ganhar com o INEM é quem la trabalha, TAE e médicos e enfermeiros etc... Só para terem a noção das coisinhas o INEM ao meu CB custou este ano cerca de 20.000 euros, fazendo as contas aos serviços recebidos, subsidios, material e depois subtraindo combustiveis, vencimentos, material gasto etc... 20.000 euros vão c***r mais as teorias de iluminados.... e ja agora vamos falar de mais umas coisinhas e recertificações para os tripulantes?? tenho o curso caducado desde setembro posso continuar a tripular uma ambulancia INEM??? e os novos protocolos de SBV quando e que vão ser ministrados aos tripulantes que não trabalham para o INEM??? e os cerca de 7500€ que o meu CB tem empenhados em DAE que agora não podem ser utilizados porque a familia de alguem tem uma empresa que vende DAE e só esses é que são bons para ser utilizados em programas de DAE... Sejamos sinceros o INEM é mais um ninho de sanguessugas a xupar o contribuinte... façam la entrar o dinheiro que entra no inem nos corpos de bombeiros a ver se os portugueses não ficam bem melhor servidos!!!!!

ja agora gostava que esta mensagem fosse publicada para os iluminados que fizeram os post anteriores possam comentar!

Anónimo disse...

realmente a matematica e dificil pois um pem nunca deu prejuizo apenas e uma questão de gestão unica da ambulancia não das restantes que estão no quartel incluidas, pois tds os subsidios sumados secalhar e tão cara como um pem leiam a lei e façam contas e depois comentem. Um exemplo so para clarificar o gasoleo o inem da um premio de saida mediantes os km da saida, os cods tambem dao uma verba para os km, ou seja duplicação de verbas mas a despesa foi so uma. Afinal se juntar mos td quem sera mais caro?

TAE\Bombeiro

Paulo Ferreira disse...

Meu caro anónimo não sei das quantas, andas a viver fora da realidade, esta na altura de acordar para uma realidade diferente aquela que o INEM anda a pintar.

O próprio INEM diz que serviço de urgência e emergência é para se fazer em ABSC e não em ABTD ou ABTM, esses dois últimos tipos de viatura é somente para serviços programados, consultas, altas e tratamentos, alias essas ultimas não estão disponíveis para o uso do CODUs, só se quiserem fazer marcações com 24 horas de antecedência.

Eu concordo que as ABTD devia fazer serviço de urgência e as ABSC emergência, até o INEM devia ter ABTD, mas os CODUs devim ter coordenação e fazer gestão dos recursos, como esses serviços deviam ser efectuados num determinado tempo útil, se não fosse sairia uma ABSC, nem que fosse do INEM, porque é verdade que muitas ambulâncias do INEM andam a fazer tudo menos emergência com ordem dos CODUs como é sabido.

Se ambulância INEM está ocupada sai outra ABSC, no meu corpo de bombeiros não temos INEM, todas ABSC saem com TAS, nunca eles sendo eles o condutor, e em situação de traumas saem 3 elementos 2 TAT e um TAS, é um caso raro no país, mas pelo menos ainda é assim,

Passa pelo meu blogue, para saberes algumas verdades…

Anónimo disse...

Meus amigos, como é sabido voluntariado é voluntariado, não vale a pena discutir a diferença entre o INEM e os bombeiros, não quer dizer que nos bombeiros não existem bons socorristas, mas a realidade é esta, os bons elementos que os CB tinham, hoje em dia estão todos ou a maior parte no INEM, e estão lá porque são bons, profissionalizaram-se e quizeram aumentar os seus conhecimentos teóricos e práticos.

Contudo existe lugar para toda a gente, concordo e axo que seria melhor para os CB fazerem apenas o serviço particular, aquele que lhes dá mais sustento, porque ao que criticam o INEM, não devem ter problema nenhum em deixar de fazer serviço CODU e até entregarem as viaturas, mas como se sabe, não o fazem, porque os poucos euritos que o INEM lhes dá mais a viatura sabem pela vida!
Mas a realidade é esta, quem não chora não mama!!! E em Portugal, os senhores bombeiros VOLUNTÁRIOS, são os que mais choram e os que menos MAMAM, pois os vários governantes que temos já se aperceberam de quantas quintas e quintinhas são sustentadas com dinheiro de erário público...
continuem a profissionalização do SIEM, para o bem de todos nós.

Anónimo disse...

Falam, falam, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada!!!!!!!!

Anónimo disse...

E aprenderem a escrever sem dar erros!???

Anónimo disse...

se o subsidio que o INEM atribui a um PEM fosse 50% do valor que gasta com uma ABSC das suas este problema não existia.

Esclareco que ABSC = SBV na teoria do INEM por que legalmente existem ambulâncias de socorro.

Anónimo disse...

repito para quem não leu bem!

Digam o que disserem, façam como quiserem quem tem a ganhar com o INEM é quem la trabalha, TAE e médicos e enfermeiros etc... Só para terem a noção das coisinhas o INEM ao meu CB custou este ano cerca de 20.000 euros, fazendo as contas aos serviços recebidos, subsidios, material e depois subtraindo combustiveis, vencimentos, material gasto etc... 20.000 euros

Anónimo disse...

Para o burgesso da Terça-feira, Março 15, 2011 12:40:00 AM

Nem em sonhos o teu CB assegura o uma ambulancia 24h...

Talvez, o conseguisse se não bebessem tanta mini!!!

Eu disse...

Existem coisas que eu nao consigo perceber de maneira nenhuma... E nao estou a tomar o partido de ninguem, mas exliquem-me por favor. Esta aqui alguem que diz que a ambulancia INEM custou a sua corporacao 20000 euros. Ora na noticia diz que o INEM da um subsidio de 6000 euros por trimestre. Na minha terra isso da 24000 euros ano. Isso nao e mais do que 20000? Assumindo que a corporacao nao tem saidas (pois por aquilo que li ainda recebe um valor por saida) nao saem a ganhar dinheiro? Acabei por nao perceber muito bem...

P.S.: escrevi sem acentos, nao foi por nao saber mas por estar num teclado que nao tem acentos, desculpem.

Anónimo disse...

Meus caros, quanto custa mensalmente uma ambulância do INEM?

Certamente não é 2000 mil euros por mês, aquilo que o INEM paga a um PEM, e exige o mesmo profissionalismo e operacionalidade que as suas próprias ambulâncias.

Em relação ao número de serviços.
Meus caros, penso que estão na profissão errada, deviam ser taxistas. Já deviam saber que o ideal era que não houvesse nenhum serviço, ganharíamos todos, os cidadãos, o MS, o INEM etc, todos menos as funerárias, mas temos que existir quer em quantidade quer em qualidade, e isso custa dinheiro.

Já agora alguém sabe o que é apolítica de equidade?

Uma politica que o INEM devia ser obrigado a cumprir, mas não cumpre.

Pois isso não interessa…