sexta-feira, 25 de março de 2011

A politica de atirar areia para os olhos.



Ficou dia 24 de Março a ser conhecido o novo portal de gestão de escalas do INEM.
Até este dia, tinha sido sonegado aos colaboradores do INEM a organização dos meios assim como os horários de funcionamento das ambulâncias e meios que não efectuam serviço 24h/dia, que ainda não estão perfeitamente definidos em alguns casos.

E mesmo quando o portal entrou em funcionamento, a confusão e falta de informação é de tal ordem grande, que muitos colegas não sabem a escala geral das suas respectivas ambulâncias, e noutros meios o horário não coincide com a escala geral, já para não falar das “deslocações” que estão a ser feitas a inúmeros colegas.

Ainda neste capítulo, notou-se que um pouco por todo o País foram “fechadas” algumas ambulâncias de forma muito pouco transparente. Ao estar a dizer isto, corro o risco de me dizerem que “não temos nada com a gestão de meios do INEM”, mas até temos.
A gestão dos meios assim como os seus horários de funcionamento, interferem directamente nas escalas dos colaboradores, de forma directa e indirecta no que diz respeito a trocas e acumulação de turnos e consequentemente na vida dos colaboradores.

O rollman não está a ser aplicado de forma igual a todos os meios, sendo que muitos meios não têm rollman, nem nada que se possa apelidar de parecido.
Pergunto-me se a escala fosse feita pelos responsáveis das ambulâncias o resultado não tinha sido melhor e com mais qualidade?

Foi ainda proposto pelo CD colocar os meios MOTA e Recém-nascidos a trabalhar com turnos de 12h.

Depois de 2 meses de incertezas, conflitos e muito suor para se retirarem as 12h e encontrar um consenso, estes “senhores” acabam por propor que um grupo restrito de colaboradores tivesse o PRIVILÉGIO de poder manter as 12h sendo que 4 delas seriam extra!

Já é mau conceberem essa hipótese, ainda mais para um grupo restrito de TAE’s, privando a maioria do mesmo modelo de horário, tornando assim claro que sempre existem TAE’s de “primeira” e TAE’s de “segunda categoria”, e demonstra uma falta de moralidade grotesca, e uma falta de respeito para com os colaboradores.

Demonstra ainda que havendo vontade, os turnos de 12h SÃO POSSIVEIS!

Os TAE escolheram o modelo de 8h em 3 turnos como já é conhecido, e TEM de ser igual para todos. Afinal foi essa a “desculpa” que o CD usou para se alterar os horários: “Legalidade igual para todos”.

Infelizmente o CD insiste em criar desigualdades, ao propor horários intermédios de 8h nos períodos das 9h ás 17h e/ou das 10 ás 18h, imediatamente rejeitados pelo STAE.

Mas que não se julgue que esta direcção já acabou de brincar aos “gestores de vão de escada”.
O próprio “programa” de gestão das escalas é de tal forma grotesco, confuso, de difícil interacção que faz ter saudades do tempo das escalas em papel, que além de chegarem a tempo e horas ás bases, eram claras e de simples interpretação.

O INEM pelo seu CD decidiu fazer tudo em cima do joelho e os resultados estão à vista, demonstrando incompetência e irresponsabilidade, ao colocar em todo o País o programa de gestão de escalas sem terem sido efectuados os respectivos testes e assegurado um período de transição.

Os sucessivos erros do programa estão e vão colocar em causa o bom funcionamento do serviço de ambulâncias, tendo como único responsável o INEM, pois foi alertado para as consequências atempadamente.

É aconselhado imprimir a escala, para que não haja dúvidas nem possamos ser “acusados” de incumprimento de serviço caso as coisas se compliquem.

As informações vão-me chegando a conta-gotas, mas fica a promessa de clarificar e expor as alterações provocadas pelo INEM nas ambulâncias, de forma clara, analisando as consequências de tais alterações.
Basta para isso que em todo o Instituto os colegas consigam perceber como vão funcionar os meios a que estão afectos.

Em relação ao pagamento das horas de descanso compensatório relativamente aos feriados e horas extra realizadas entre 2005 e 2010, foi dito pelo CD (DRH) que para além do subsídio de turno correspondente a 25% do ordenado base, receberíamos também “horas de qualidade” em função da escala.
Quem fizer mais noites e ou fins-de-semana teria um vencimento superior, e que as horas extra efectuadas fora dos dias de descanso obrigatório ou complementar não teriam direito a dia de descanso compensatório, o que reduziria o acerto de horas.
Ora nada de mais falso, ridículo e demonstrador de uma total falta de conhecimento do funcionamento do seu próprio departamento. A isto chama-se misturar “alhos com bugalhos” e meter os pés pelas mãos.

Tais afirmações demonstram que o INEM não sabe como são efectuados e processados os pagamentos dos seus trabalhadores, pois NUNCA nenhum TAE recebeu remuneração extra só por trabalhar noites ou fins-de-semana.

Mas no final a directora dos recursos humanos (que por esta altura faz lembrar a sua antecessora) tem a distinta lata de dizer que não sabia e lamentava o erro dos seus serviços, mas que estes se baseiam nos dados que as delegações enviam.
SEM QUERER TROPEÇOU NO VERDADEIRO PROBLEMA!

Este assunto está de tal forma confuso que nem o INEM sabe o que paga a quem, nem porquê!
E parece que a culpa é das delegações…
Por esta altura já podíamos encher um camião de areia, tanta é a que nos atiram para a cara.

Mais uma vez fica adiada a resolução deste problema, FALHANDO assim o período que tinha sido acordado pelo INEM.

Em relação ao fardamento a situação é de tal forma caótica, que existem TAE’s (de 2005, 2006 e 2007) que nunca trocaram farda.
Mas em compensação os elementos da Logística e Telecomunicações já dispõem de novo fardamento!
A solução é apresentarmo-nos à civil, já que o INEM não tem capacidade de resposta, apesar de já ter sido alertado inúmeras vezes que esta situação poderia acontecer.

Incompetência e falha das promessas deste CD, já faz lembrar a actual situação política do País.

28 comentários:

Anónimo disse...

Afinal de contas Socrates é um "anjinho"...

Anónimo disse...

Esta decisão que o INEM tomou sobre os horários é uma vergonha, só nos vieram prejudicar. Os horários estão uma vergonha, está na hora de todos os TAE`s esquecerem o sindicato porque já se viu que não conseguem nada, além de benefícios próprios para os seus dirigentes, e nos juntarmos todos para tentar mudar isto tudo. As motos e as recém nascidos são um mundo a parte porque só trabalham nesses meios os queridos das delegações por isso podem fazer o horário que quiserem e terem extras ao contrario dos outros todos. TAE é igual em todo o lado e a lei é igual para todos por isso se uns podem fazer 12h os outros também devem poder. E é um absurdo proibirem fazer 12h quando agora em certos casos autorizam a fazer 16h. TAE`s vamo-nos juntar e lutar pelo direito de igualdade...

Anónimo disse...

lá estamos nós a morder uns nos outros enquanto os elementos da direcção se riem. Passo a explicar ao escritor deste texto a razão pela qual as ambulâncias RN iam ficar com horários de 12 horas: 1- a área de actuação destes meios estende-se por centenas de km (ate ao Algarve)2- explique-me como fará se tiver um serviço para Beja as 14h? vai certamente sair as 20h ou mais. Não seja ignorante antes de falar em "privilégios" de fazer 12 horas nestes meios.

Unknown disse...

"2- explique-me como fará se tiver um serviço para Beja as 14h? vai certamente sair as 20h ou mais"

Da mesma forma que faria o serviço com horários de 12h. A única diferença é que depois das 16h passa a ser hora extraordinária e paga como tal 2h depois no normal término do horário de trabalho.

A mota também estaria incluída nesse grupo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Está visto que o rollman não é igual para todos...vai continuar a haver os segundos empregos segurados para alguns pois devem ser amiguinhos de quem faz as escalas.

Anónimo disse...

e o porto que vai ficar "descalço" de meios? se já assim é mau. imagino agora. Ah.. e igualdade? não existe. isso so esta a servir para virar TAE´s contra TAE´s para depois nos deitar a baixo, e aí os enfermeiros vão entrar em acção..

Anónimo disse...

Sinceramente concordo em tudo com as críticas que o colega do 2º comentário coloca.
Acho que nos devíamos unir e gritar bem alto contra esta vergonha que se instalou no INEM...

Anónimo disse...

Tenho pena que por receio de represálias a maior parte opte por deixar umas palavras em anónimo, mas é ao que nos obrigam.

Não me sinto triste com toda esta situação, eu sinto-me mesmo traído, desiludido e neste momento sem qualquer alegria por envergar a farda que durante tantos anos defendi e elevei.

Sr's do CD tenham vergonha, podem nos chamar de colaboradores, mas dêem-nos as condições para que possamos colaborar, o que estão a fazer é MATAR com a classe mais numerosa do NOSSO e não VOSSO Instituto.

força para todos colegas.

MovimentoSOShoras disse...

Eu só vejo treta a ser comentada e o pessoal esquece-se do essencial, algo que nos une e que todos temos a mesma religião... o pagamento das horas de 2004 ou 2005 a 2010! Como é que vai ser? Vai ser pago? Como? Em dinheiro? Em banco de horas? São várias as versões, agora fala-se de subsídios de turno com estas horas agregadas!!! E horas de qualidade!!! Se o levantamento das respectivas horas já foi efectuado encontrem uma maneira prática de resolver o problema... NÃO COMPLIQUEM! Quanto mais o pessoal complica(TAE's) mais nos lixam e atrasam o pagamento de algo nosso que trabalhámos e em alguns casos com prejuízo para a vida pessoal. A crise está aí em força e um balão de O2 para os parentes pobres da emergência médica, nós TAE's, vinha mesmo a calhar... ou não reparáram que hélis e vmers continua tudo na mesma não houve supressão de horáros ou "fecho de meios" para os tubarões!! Só para as taínhas isso aconteceu!
Lembrem-se com este CD do INEM (apesar da cunharia mais que evidente) e Directora dos RH sempre há um diálogo, algo impensável no passado. É de aproveitar agora, pois um futuro com outro(a) CD pode trazer dissabores graves onde o diálogo ou mesmo um sorriso serão impensáveis... lembrem-se de um passado recente!

Anónimo disse...

sou obrigado a concordar com o colega que salienta a necessidade de estarmos no anonimato....

Infelizmente carrego uma magua mt grande dentro de mim que fui um grande "crente" neste projecto.
Vi e vivi a evoluçao do PH e vejo aquela pessoa que foi o grande impulcionador deste projecto a virar as costas e a esquecer as origens.....
Sinto-me um meio para atingir um fim, e neste momento sou mais um nº mecanografico com o qual alguem enriquece.....
Sou bombardiado com normas e comunicados internos carregados de autoritarismo e propotencia, quase numa missiva que atemoriza todo aquele que tem a desfacates de pensar pela sua cabeça.
Nao sabemos como nem porque, sabemos apenas que aparecem nos cargo, e agora? quem questiona os criterios? onde estao os concursos e a justiça para todos? onde esta a legalidade que todos ambicionavam? Em timor!!!!! No Rally em Lisboa, no Algarve, em Fronteira, nos VIPs ,nas SIVs fora de area a pagar deslocaçoes!!!!??????
O STAE é mais um grupo de mamoes que se governa a conta dos TAEs, tlm net deslocaçoes refeiçoes e afins....
Triste , Desolado nem as palavras de quem se faz parecer ao nosso lado serven para volar a acreditar.
É preciso acçoes que provem que existe um caminho e um projecto valido, as acçoes até agora so tem mostrado frieza e insensibilidade a quem vestiu a camisola e contribuiu para a reputaçao que ostenta......

Anónimo disse...

fica lá tu com "PRIVILÉGIO de poder manter as 12h "...

por mim está optimo assim 8h

Quanto as fardas, ando com elas rotas e manchadas mas a má imagem não é minha mas sim do INEM por isso nem me preocupo.

A LUTA É ALEGRIA

Anónimo disse...

Isto está uma fantochada pegada, agora somos meros colaboradores, pois, pois é só uma expressão daqui a pouco tempo vão ver se é só mesmo um expressão, andam todos a dormir e o resto é treta.

Anónimo disse...

e porque não começarmos a enviar estas conversas para os jornais?não nos esqueçamos que este presidente é um gestor e como qualquer gestor quer números e boa imagem do instituto seja de que forma for. quem não está contente tem a porta aberta.

Anónimo disse...

Com os horários de 8 horas, que alguns iluminados dizem que é aprovada pela maioria dos TAE´s, venho lembrar do seguinte: muitos de nós, cá do Norte, enviámos para o CD, DR e sabe lá quem mais pedidos para manter as 12horas, e o motivo é simples: económico. Ao contrário de outros de vocês que usam transportes públicos, nós usamos carro e andamos 100 ou 200km para ir fazer um turno. Temos colegas a fazer 260km! Não andámos a roubar carteiras para custear um emprego. Nem me venham dizer que era mau e agora é que é bom. Já trabalhei nos turnos de 8h antes e sei bem como é...

MalhaVacas disse...

grande confusão..
quer dizer combate se o horario das 12h porque não se pode e é cansativo, mas permitem se fazer 16h.

mais.. se se entrar às 0h ate às 8h não se pode fazer o turno das 16h.. no entanto se entrarmos Às 16h até às 0h, já podemos entrar 8h depois ou seja no turno das 8h.. so porque sao dias diferentes !!
Dias diferentes ?? so mesmo no papel e calendario pk os periodos de descanso sao os mesmos.

mas k grande salganhada aki vai..

prevejo nao num futuro muito longinquo TAE's a apresentarem baixas medicas e outros a abandonar de vez a instituição.. nao pk nao conseguimos fazer o horario, mas porque estamos fartos de ser pisados..

Anónimo disse...

Escrevam bem e sem erros que o Pedrinho vai ler tudo para contar direitinho ao amiguinho...
É dividir para reinar, lembram-se?

Anónimo disse...

Partilhado MalhaVacas...
E isto de ir para os jornais é que era!Estamos a ser tratados como "m..." ...
A palhaçada devia acabar!

Anónimo disse...

90 por cento entrou para o inem com horario de 8h em vigor por isso não adianta chorar que fica caro ir trabalhar, se não gostam de trabalhar longe de casa, entao mudem de trabalho, afinal de contas não é dificil arranjar um ordenado igual ou melhor que este numa loja de shopping ou num callcenter. ou ate como vigilante onde podem fazer 12h.Mas gostam de andar a exibir a farda....e de dizer aos amigos que sao do inem...

Anónimo disse...

rolement qual que uns tem outros é feito "á mão " segundo o novo dono do inem Norte. enfim muitos favores da noite se estarao e virao a ser pagos lol

Anónimo disse...

Mais uma farolice... afinal as motas fazem 12 h 8normais e 4extras como se não haja horas negativas

Anónimo disse...

voces envergonham me como colegas ao dizerem o que dizem aqui...
as instituições sao feitas com as pessoas, falam mal da direcção mas comportam se bem pior

Anónimo disse...

Bem... isto vai de mal a pior. Vamos por partes:
-Havendo 21 dias úteis com 2 feriados, temos de fazer 133 horas mensais, como é possível fazer 152 horas de escala? (e não, não estou a falar em horas extra)
-Trocas "aceites pelo visado" que desaparecem sem deixar rasto como se nunca tivessem sido feitas
-horários que não são alterados, mesmo com trocas aprovadas, ficando uma pessoa sem saber se vai trabalhar ou não
-Compensação de feriados (ou CF´s) que para uns existem e para outros nem por isso
Será que isto acontece por todas as delegações ou apenas na DRP?

Anónimo disse...

Mas o melhor ainda é marcar as compensações de feriado no próprio feriado. Como aparece em alguns aqui na DRP.

Anónimo disse...

ora aí esta o defnsor da pátria das Segunda-feira, Março 28, 2011 11:13:00 PM; deves ter o tapete a fugir, mal o socrates saia vais ter de voltar ao antigo...
Se esta mal ainda os ditos novos donos o tornam pior...
Mais valia o que estava

Anónimo disse...

Agora o sindicato dos enf. veio negociar o "rolement" e conseguiram aprovar Manhã - tarde - Noite em que a Tarde e a Noite já vêm coladas de escala a fazer 16 horas. Mas os TAE's ficam na mesma com o rolement da treta. No backoffice dizem-me que o STAE não renegociou nada e que temos de ficar com o que ficou acordado pelo STAE. Mas será que ninguem luta por nós?!?!

Já ficou mais que provado que ninguem gosta deste "rolement" Noite - Manhã - Tarde mas ninguem renegociou para ter os turnos juntos logo de escala?!?!

Não consigo compreender. Agora as SIV vão ter os Enf. com escalas porreiras e os TAEs a irem trabalhar quase todos os dias... Até parece que os TAEs é que ganham mais

Anónimo disse...

A quem é que tenho de proporcionar prazer oral para ter uma escala de roulement igual àquela que muitos outros colegas tem?

Miguel disse...

A mim, a mim...

Anónimo disse...

E entretanto a tão apregoada coordenação "de TAE's para TAE's" começa com uns turnos extra bem proveitosos para os próprios.
É com certeza um belo começo.