terça-feira, 15 de março de 2011

Promessas...



Aproxima-se o final do 1º Trimestre de 2011.

Chegou a altura de perguntar ao CD do INEM como estão as promessas feitas aos TAE?

A criação do SAE - Serviço de Ambulâncias de Emergência?
Existe? Ou é um mito?

A questão das horas mal contabilizadas e as horas compensatórias de turnos extras e feriados?
Desde 2005 que se aguarda pela reposição da legalidade e dos direitos dos TAE. É uma situação que se arrasta desde há 6 anos! SEIS ANOS!

Bases e fardamento?
Existem colegas que continuam sem farda nova há mais de 4 anos!
Vai ser necessário trabalhar com roupa civil para os colegas receberem o fardamento?

Ainda existem bases sem quaisquer condições. Lamentável.

Critérios racionais de encaminhamento de doentes?
A eterna luta do dia-a-dia. Continuamos a ver a população a subverter o sistema e a utilizar o serviço 112 como um táxi. Mas os médicos CODU não se estão para incomodar (dá trabalho) e utilizam sempre a mesma resposta: “Ambulância no local é para transportar”. Ridículo!
Mas ainda mais ridículo é não existir um protocolo transversal a todas as delegações.
Nalgumas delegações as ambulâncias passam dados de todas as saídas, noutras não. Numas transportam tudo, outras são conforme o médico CODU. Se quiser dar-se ao trabalho de ler as fichas que lhe são apresentadas no terminal… Uns mandam transportar tudo o que aparece na ficha (sem sequer as lerem) outros nem querem saber. O TOTE que resolva!

TAE com curso TOTE que fazem CODU e ambulância.
Como fica definida a sua situação laboral? Vamos continuar a acreditar nos Delegados Regionais e nos seus “equívocos”?

A carreira TEPH?
A Ordem dos Médicos já se pronunciou dizendo que o processo está muito demorado. E pouco transparente diria eu!
O INEM está claramente a empatar nesta matéria. Já se deviam estar a discutir os protocolos. E onde estamos? Sim, ONDE ESTAMOS afinal?

O averbamento das cartas de condução?
É uma questão pertinente, se pensarmos que a maior parte dos TAE pode incorrer em pesadas coimas por falta de averbamento nas suas licenças de condução. Já ouvimos dizer “não façam o averbamento”, mas em caso de coima, quem vai paga-la? O CD?

Coordenação de TAE’s por TAE’s onde ainda não acontece.
Os colegas que trabalham em SIV’s, ou fora dos grandes centros não tem direito a ser coordenados pelos seus pares como acontece com as SBV? Serão estes colegas menos importantes que os restantes?

Novo programa de gestão de escalas. Novo horário a ser implementado com ou sem rollman?
De salientar que o rollman não vai ser igual para todos. Afinal não existem tantas ambulâncias a efectuar noites como existem manhãs e tardes. As desigualdades vão continuar.
Vai ser apresentado em todo o pais ou só em Coimbra em fase de testes como anunciado?
Porque não foi pensado um período de transição entre programas de gestão?

Critérios de selecção para eventos?
Depois de questionados inúmeras vezes... continuam ser dar resposta...

Será que o CD vai RESOLVER estas questões em 15 dias? Ou vai continuar com a sua demagogia?

O importante neste momento é instalar uns tais "tijolos" nas ambulâncias, apelidados de computadores portáteis cheios de bugs e falhas, com GPS's que não funcionam. Pouco prático e disfuncional. Mas o que interessa é ter brinquedos novos.

Menos conversa de treta e mais acção! Estamos cansados de ser o parente "rasca" e à rasca do INEM.

25 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre me ensinaram, as casas não se começam pelo telhado! Acho que o INEM deveria investir no básico! A cara do INEM, são os profissionais que andam na rua, como é que somos vistos se andamos mal fardados? Como é que somos vistos quando há colegas que são obrigados a andar com roupa civil porque algém diz que não há fardamentos? É esta a imagem que que querem que passemos? Mas não, neste momento a prioridade não são as fardas (e como isto, outras coisas básicas), são aqueles "tijolos" mal jeitosos pouco funcionais que tanto nos "picam a mitrola" para os utilizarmos! Se pelo menos funcionassem em condições! É uma vergonha, não começem a casa pelo telhado, porque isso nunca deu grande resultado!
Vamos aguardar novos desenvolvimentos para ver o que isto vai dar!
Cumprimentos a todos.

2007 disse...

Um ponto de vista que subscrevo.
Acrescento ainda, então e a carreira de TAE?
Será que não seria importante valorizar e adaptar o que temos? Outros valores pessoais se têm erguido para algumas individualidades...

Anónimo disse...

Há valores que fazem todo o sentido lutar...
Não podemos é entrar sempre a dizer mal de todas as mudanças...
Quanto aos tijolos... é evidente que nesta fase tem muitas falhas... mas é para isso que é preciso utiliza-los... para ver onde falham para os melhorar...
Quanto aos eventos... é fácil... o Presidente STAE já deve saber quais são os critérios... afinal já foi mamar na teta...

Quanto a Ordem dos Médicos... não são de fiar... dizem uma coisa na cara e depois riem-se nas costas... especialmente este senhor que lá está!

Jorge disse...

Caros colegas, não podia estar mais de acordo! Daí que mais uma vez subscrevo o que já disse neste blog. O STAE ainda não conseguiu nada! Nada! Não me revejo num sindicato inerte e tendencioso. Há que haver isenção e trabalho concreto. Não basta vestir gravata para ir a reuniões, é necessário assinar acordos! Em primeiro lugar está a pseudo carreira de TAE, que ninguém sabe muito bem como e qual é bem como a nunca aclamada progressão! A carreira TEPH é uma ilusão num horizonte distante, ou ainda há quem pense que não? Falando no fardamento aproveito para informar os Srs. do STAE, que tantas coisas conseguiram até hoje, que ao abrigo da Portaria que obriga ao fornecimento de EPI´s de acordo com o trabalho prestado pelo trabalhador, o Inem tem obrigação de fornecer calçado adequado à função, já para nem falar do restante fardamento em falta nalgumas zonas do país menos no Porto pelos vistos! Que tal andarmos todos em sabrinas ou chinelos hein? Quem nos poderia proibir? Se tivermos um acidente de trabalho com lesão do pé, como pode ser considerado acidente de trabalho se não possuímos equipamento de segurança. Aprendam bem as lições antes de quererem ser uns meninos proprietários de um sindicato. Sim eu critico, mas também já me disponibilizei para mostrar os meus pontos de vista pessoalmente.

Anónimo disse...

Mentira já começaram! na DRP novos compromissos, nos gestores rul e rms, !!!, como foram lá para avaliaçoes para ir ao rali enfim mudanças mais desastrosas e pelo menos temos os tote que nos facultam as informaçoes,,,, devem ser religiosas.
ABRAÇO
SDT

Anónimo disse...

Caro Jorge, como já deu para reparar não passas de um mero crítico, falar e escrever não custa nada, podia fazer a diferença se as criticas fosse construtivas e não destrutivo.
Como deves imaginar os Srs. Do STAE a que te referes podem bem com as tuas criticas e como pessoas como tu, é para o lado que dormem melhor, pois está mais que comprovado que existe trabalho e obra feita, se assim não fosse tu nem estarias cá e muito menos usavas um pólo com as siglas de TAE, se não te recordas vou avivar-te a memória, felizmente tu e muitos outros colegas estão cá e são TAE´s graças ao esforço que o STAE teve para a vossa contratação.
Em relação á tua disponibilidade para ajudar ou contribuir, eu ponho as minhas dúvidas se será assim, como deu para entender nem sindicalizado és, como tal a tua opinião vale a que vale, se fosses sindicalizado, bastavas enviar um mail para o STAE expondo a tua opinião e as tuas ideias e certamente que serias ouvido e obterias uma resposta às tuas preces, como felizmente não és sindicalizado vives na sombra de todos os outros.
Em relação aos assuntos a que os colegas aqui se referem, não se esqueçam que CD INEM é que se comprometeu a resolver os problemas até ao final deste mês, como tal não é de todo sensato falar antes do tempo, não se trata de ser conivente ou andar a ser enrolado por eles, trata-se de saber esperar, saber ser e aguardar, tenho a certeza que se os problemas não forem resolvidos até á data de 31 de Março, o STAE irá com toda a certeza do Mundo tomar uma posição de força com estes senhores.
Por isso aguardemos com sapiência e paciência pelo resultado da próxima reunião, e não se esqueçam de uma coisa, os Srs. Do STAE assumiram uma responsabilidade para com todos os colegas TAE´s, não para com nenhum CD INEM, como tal quem não gostar ou não tiver de acordo com o rumo das coisas, pode sempre apresentar uma lista ao Presidente da Assembleia.
Já não chega outros tentarem destruir-nos! Será que temos que começar a limpeza pelos nossos e fazer com que esses se vão embora! Parem de se destruírem a vocês mesmos e tenham dois dedos de testa, sejam unidos e lutem, porque se assim não for, pelo andar da carruagem daqui a pouco tempo estamos todos na rua.
Como dizia o velho Solnado:
“Façam o favor de serem felizes…”

TAE - DRN
94272

Jorge disse...

Caro anónimo das 4:44, não devo absolutamente nada ao STAE! Se estou no Inem poderá ter sido sim graças ao Euro 2004. Sou critico sim, sempre fui e sempre serei, faz parte da vivência dos humanos desenvolvidos mentalmente. Vocês vivem de sonhos e demagogias, eu vivo na realidade. Vocês iludem com carreiras ficticias e descoram a que vivemos. Porque será que há poucos TAE´s sindicalizados? É por minha causa? Que fique bem claro, eu não tenho nada contra o STAE, contudo também não tenho nada a favor... Pergunto; quais as perspectivas a curto, médio prazo para a "carreira" de TAE?
ASSINADO: Mero critico!

Anónimo disse...

SDT explica lá o que disseste, que eu acho que ninguém percebeu essas tua frase confusa...

Anónimo disse...

Sim é verdade que existem 2 novos TAE na DRN como coordenadores.
Muito bom, finalmente não existir nenhum enfermeiro na coordenação de TAE's.
Mas mantém-se a questão dos critérios de selecção para lá serem colocados.
O FAR percebe-se porque... Cunha com C grande, mas os outros, principalmente os dois últimos... não se percebe. São os mistérios do INEM

Anónimo disse...

O INEM não tem mistérios...
Só trocas de favores!

Anónimo disse...

Entraram por mérito e por trabalho demonstrado! Deve ser um cargo assumido por alguém da confiança deles... Estão de Parabéns! Só me resta desejar-lhes um bom trabalho... Todos juntos conseguimos levar o INEM a bom porto!

Anónimo disse...

Dor de cotovelo do car....! Colocassem lá quem colocassem, ia dar sempre falatório! O INEM é um tanque de lavar roupa muito grande, repleto de bocas de lavagem! Trabalhem mais, critiquem menos! Tenham vergonha na cara!

Anónimo disse...

Mais uma diversão por parte do STAE, sempre a brincar conosco, aí esta um excerto da frase do bastonario da ordem dos medicos... " Bastonário da OM, Dr. José Manuel Silva, sobre a verdade destas afirmações: - "falsas obviamente, a OM não concorda com tais acréscimos de competências por parte dos TEPH" - foi a resposta pronta...."
Estou farta de ser gozada, só serei de uma vez por todas sindicalizada se estas crianças forem colocadas nos seus lugares, EM CASA!!!!
Apelo á nova lista que se apresente neste fantático blog,
Obrigada.

Anónimo disse...

O final de Março chegou e para a boca foram o pagamento das horas prometidas em falta desde 2004!!
Sr. Presidente do CD INEM eis uma lição de gestão: não crie ilusões ou esperança nos TAE's conte-lhes a verdade. Com a sua palavra em causa é o princípio do fim e a descrença geral reinará.

Anónimo disse...

vamos dar espaço a nova candidatura:
- que defenda os nossos direitos,
- que pare de atacar os outros profissionais e coloque o esforço na defesa dos nossos
- candidatura coerente e com principios, que não se venda
- fiel a principios de classe e não pessoais
- que saiba dizer NÃO ao INEM... que não se esteja constantemente a vergar com a promessa do que irá vir...

Votem na mudança

Anónimo disse...

Estou perplexo
Ainda falam nos tempos das PIDEs e afins.
Tenham vergonha.
Ao amigo que se identifica como o n mec 94272, esses tempos ja la vao e pelas suas palavras so demonstra que nao é possuidor da razão, usa a arma dos fracos e de quem nao olha a meios para atingir fins.
Ameaça de "limpeza étnica" dentro dos que nao partilham da mesma ideologia, é algo que nao é concebível reflectora de uma ideologia medíocre, sem poder argumentativo....
Mais preplexo fico pela barbaridade que posta ao afirmar que a contratação de TAE tem o cunho do STAE, so se for no teu pequeno mundo de sonhos e ilusões..... os TAEs existem graças ao 2004 e a necessidade de alargar o sistema ao Continente.
Podes te glorificar de ter sido graças ao STAE o excedente de TAEs, levando a criação de horas negativas para se tapar buracos de outros meios e consequente termino de horas extras.....
A ti so tenho que te dar os parabéns por teres te esquecido de onde vieste e o que és TAE, para te preocupares com interesses de "back office" e arranjares uma forma de manteres todos distraídos com o TEPH....

Anónimo disse...

Se não fosse o STAE nem se falaria em TEPH neste momento, não reclamavam por fardamento novo, (que só não foi distribuido por culpa dos deegados regionais) pk não existriria... não havia 35h semanais mas sim 40, e tb não havia mais 116 TAE'S
antes de criticarem pelo menos pensem antes de falar e tenham bom senso,para não cair no erro da critica facil....

Anónimo disse...

Uma salva de palmas para estes meninos todos que nos fizeram sonhar até agora.
Vou sonhar até ao dia 31 deste mês, depois se não cumprirem com a palavra sou a favor da greve (podem contar comigo), mas greve não é dizer que estamos de greve...É PARAR mesmo, 1,2,3,4 ou seja os dias que for.
Está visto que só assim alguem nos dará valor.

TAE Norte e com vontade de mostrar ao sistema que não brincam com a nossa classe.

Anónimo disse...

Quem é que acredita que foi o STAE a passar os TAE de 40 para 35?????!!!! Isso foi imposição da nova LEI DO TRABALHO.... seus aldrabões.

O STAE também era de abraço para com a anterior Gestão... que fazia um excelente manejo dos recursos financeiros... depois lá se viu o relatório de contas...

Quanto a contratação... palavras para que...

TAE DRC disse...

A questão dos métodos de escolha é de facto relevante uma vez que estamos perante o arranque do Rally de Portugal e colegas foram contactados para participarem no evento, sujeitos a fazer trocas fora do período permitido e que por sua vez eles alegam que têm de ser muito bem justificadas, ficando outros colegas de fora desta prova com disponibilidade para a totalidade dos dias da prova.. por exemplo o meu caso.

Quando é para acções de formação em escolas ou outras entidades, quando é para a malta andar por amor à camisola, amor ao INEM os mails tendem a "render" nas caixas de correio à procura de colegas dispostos a dar a cara..
..porém quando se falam em "extras", esses mantém-se no anonimato e escolhidos a dedo..

Grande INEM..

marco mrm disse...

Stae... nem de proposito S de de sindicato com letra Big BIg eu tou no inem desde 2006 desde ja obrigado ao sindicato pela minha contratação :) no sabia que fui contratado por eles ..hihi ups peço desculpa nessa altura esses senhores nao existiam e agora????...só para terminar e para quem seja o minimo prespicaz que me digam o que mudou deste do Stae ???? há ja sei vou voltar a trabalhar turnos de 8 horas e o que nao sabia mudou outra coisa exisstem colegas contratados pelo Stae ...viva os pacotes de açucar RAR nao aparecerem as formigas :.....

Anónimo disse...

Mas afinal quem é a nova lista como se perfilam os candidatos e quem são???
Apresentem-se pf temos de mudar!!!

Anónimo disse...

Não entendo...
Vejo muitas críticas ao STAE. Que estão mal, que não prestam... Mas afinal expliquem lá, se tiverem coragem, o que é que o STAE fez de tão errado, e o que é que não cumpriu.
É que esse ódio ao STAE não vem de TAE's, mas sim de enfermeiros.
Falam mal por falar, mas dizer o que efectivamente está errado e apresentar ideias alternativas... "de grilo"...

Apelo ao autor do blog para que se possa abrir uma discussão CONSTRUTIVA acerca deste assunto.

marco mrm disse...

stae meus caros sindicalistas eu quero la saber quem me coordena desde de que sejauma pessoa competente,sim trabalho numa SIV fora de um grande centro mas nao tenho que ser coordenado por um TAE por mim ate posso ser coordenado por qualquer pessoa desde quetenha capacidades de lider . já agora Stae e elementos que a ele pertencem éuma chatice ser coordenado num serviço por um médico .. pelos elementos que estao no CODU .oh pá!!! vao pensando no que está mal e deixem se de tretas..

marco mrm disse...

VAMOS ORGANIZAR UMA COMISSAO DE TRABALHADORES ?? ISSO SIM, OUVIR TODA GENTE E DIZER O QUE NOS PREOCUPA DE VERDADE. E DEIXAR DE ENTRAR EM GUERRAS ENTRE TAE E ENFERMEIROS ..