segunda-feira, 21 de março de 2011

Astrologia...



Chamaram-me a atenção para um "post" num blog que teima em distorcer as palavras aqui colocadas.

Num comentário que deixa muito a desejar, já que me parece que a falta de compreensão é constante, o autor afirma que no post deste blog em 9 de Março de 2011, é dito "que a OM era favorável, também, à introdução das novas e pretendidas competências por parte dos referidos Técnicos".

Passo a explicar, de forma a que se possa entender:

Quando afirmado que a OM é
"favorável à criação dos TEPH, salvaguardando as reservas já anteriormente apresentadas no que toca a um ou outro conteúdo funcional e do plano de estudos"
quer dizer que a mesma está de acordo com a criação da carreira TEPH, mas que em relação ao conteúdo funcional e plano de estudos (que ainda não estão completamente definidos) mantém as reservas apresentadas em anteriores reuniões.

Ora, quando se fala em "manter reservas" quer-se dizer que nem é a favor, nem contra!
Nem podia ser, pois o conteúdo funcional ainda está em aberto e em discussão. Quanto muito MANTÉM RESERVAS no que toca a um ou outro conteúdo funcional proposto.

Para reforçar esta ideia, foi dito ainda
"relativamente aos TEPH que no seu entender este processo até se encontra atrasado, pois nesta fase já se deveria estar a discutir no concreto os protocolos de actuação"
que quer mais uma vez dizer que ainda nada está definido em concreto, mas que se devem iniciar as discussões relativas à proposta.
Por isso se chama PROPOSTA de carreira.
Para bom entendedor meia palavra basta. Para outros... nem frases completas.

Mas como existe um tal de doutor que além de enfermeiro é astrólogo, e já sabe qual o conteúdo funcional final da carreira, deste modo faz futurogia perguntando ao Bastonário da OM se esta é favorável a um plano... que ainda não está definido.

O que se depreende é que o tal de astrólogo questionou o Bastonário da OM, baseado em suposições erradas (próprio de quem vem, e nada a que não estejamos habituados), o que originou uma resposta desfasada da realidade.

Nunca foi afirmado que a OM era favorável à proposta TEPH e conteúdo funcional (tal como está), mas sim que é favorável à carreira TEPH e que o conteúdo funcional e plano de estudos devem ser discutidos o mais rapidamente possível.

Pode-se ler ainda que a OM entende que as competências são importantes e essenciais no incremento da qualidade no pré-hospitalar, sem nunca ter sido afirmado que era favorável à sua implementação, mantendo reservas (como já referi), e aguardando pelo inicio da discussão das mesmas.

Boatos não é o meu forte, ao contrário do referido... senhor!

Não sei se me fiz entender!

13 comentários:

Anónimo disse...

Caro colega, autor deste blog, perante este assunto demonstra também alguma ignorância, quando a OM se refere a reservas, apenas se refere às únicas que são conhecidas, passo a citar:
Não introduzir a palavra médica/o no nome da carreira.
Todos os protocolos têm que ser supervisionados pela classe médica.
E o SIEM nunca pode prescindir da classe médica.
Estes são somente as reservas que a OM se refere, agora quando falam em atrasos, sim têm razão, pois nesta altura já esperavam pelos protocolos definitivos para posterior aprovação.
Quando e se quiser estar mais bem informado, sabe a quem pedir informações, e como sabe nunca lhe foi sonegado nada.
Continuação…

Anónimo disse...

já sabemos que o DE é sensacionalista e diz as coisas sem sequer se dar ao trabalho de ver se tem ou não fundamento! assim qualquer um! mas o pior é o pessoal que só por ver uma noticia, não se dá ao trabalho de sequer pensar se tem fundamento ou não e só pk esta lá, passa a ser verdade!

Anónimo disse...

Caro autor do blog, para a OM TAE, TEPH, ou outra carreira qualquer que iram chamar aos Técnicos do INEM é igual. A OM não vai aceitar alterações nas nossas competências por isso é que eles nem concordam nem discordam porque ser TAE ou TEPH nem lhes aquece nem lhes arrefece porque seja TAE ou TEPH as nossas competências vão ser as mesmas... Caros colegas TAE`s esqueçam os paramedicos porque nem daqui a dez anos vão haver em Portugal. Vamos mas é lutar para melhorar a carreira de TAE porque TEPH so em novelas portuguesas... Como todos vêm estamos a perder caminho para os bombeiros, já nem o curso de DAE nos destingue, a diferença de um TAE para um TAS dos bombeiros está no curso de condução de resto já têm as mesmas competências que nós e para nos defender disso não precisamos de um sindicato que não faz nada para evoluirmos...

Anónimo disse...

Caros,

Idependentemente de andarmos a ler nas entrelinhas dos diversos textos, o facto que que nada justifica o atraso na publicaç
ao do regulamento da actividade dos TEPH, alias este atrso é claramente intencional por parte do INEM, uma vez que já em Dezembro recebeu indicações para avançar.
E~m relação a OM não acrescentou nada de novo umaa vez que a posição actual é a mesma que da direcção anterior, tendo inclusive as suas propostas de alteração sido consagradas no doecumento final.
Por isso...

Anónimo disse...

O DE gosta de ser sensacionalista mas eu gosto de ser realista. Como o bastonário dos médicos é de coimbra e eu tb, resolvi saber de na realidade houve alguma conversa com algum enfermeiro sobre este assunto dos teph. Na verdade caros amigos, houve mesmo, ainda que ninguém quizesse revelar quem era o DE, a verdade é que na verdade o bastonário dos médicos teve uma conversa com um enfermeiro.
A ser verdade já começo a ficar triste e desmotivado com o STAE porque vejo tudo protelado e muitas mentiras pelo meio. Na verdade o que antevejo é que vai ficar tudo igual com a nova carreira.

DRC

Anónimo disse...

bla bla bla bla bla, bla bla, bla bla bla bla... é disto que se fala!!!
Seremos TAE's sem carreira durante mais quantos anos?????????????????

Anónimo disse...

o pais fud*** e voçês preocupados com estas merdas

Anónimo disse...

Eu gostava mesmo era de saber o horario para o proximo mes!

Anónimo disse...

andamos aqui preocupados com o futuro e nem dá-mos por ela que nos lixaram o presente.. onde anda o STAE?.. com estas e com outras já fecharam "uma" ambulância no porto, e ainda ninguém deu por ela. Queixavam-se que se trabalhava muito em 12h? imaginem agora 8h com menos meios. Estamos a regredir, e só olhamos pr carreira. e o resto?

Anónimo disse...

Realmente ja acompanho esta conversa dos TEPH, ENFERMEIROS E MÉDICOS...e nao pertenço a nenhuma dessas classes...mas tenho k dizer isto acordem para a vida TAE´S...a figura do paramedico já vem tarde para Portugal...é um profissional que começa a ter os seus dias contados em grande parte dos paises...a figura do ENFERMEIRO E MÉDICO entra cada vez mais em destaque no pré hospitalar... sejam honestos com o povo tambem se falam em qualidade de serviços prestados as pessoas é defender MÉDICOS E ENFERMEIROS no pré hospitalar pois eles tratam e cuidam das pessoas nos hospitais o conhecimnto deles nao desapareçe por estarem em ambiente pré hospitalar apesar de ser um ambiente diferente!!! eu como licenciado ate axo um insulto a todos os licenciados voces se quererem comparar ou assumirem um papel numa area onde temos varios licenciados mais que capazes para tratar do pré hospitalar!!! a unica questao aqui seria a economica para o governo pagar menos mais ai a qualidade baixava quer queiram quer nao!! nao seria por mais umas horas de formaçao que seriam melhores ou iguais a um ENFERMEIRO COM 4 ANOS DE CURSO OU A UM MEDICO COM 6 ANOS! acordem para a vida! isto so me faz lembar que ha muitos interesses por tras por parte do STAE e mais alguem ligados ao TAE´S nomeadamente para se encherem de dinehiro com a historia das formações depois...
Enfim!

Anónimo disse...

Já saiu o horário! Estão satisfeitos?... Estes meninos que reclamaram de fazer turnos de 7 e 10 horas, aqueles que andam de transportes públicos? E eu, que tenho que fazer 160km (80 para cada lado) para ir trabalhar? Como faço, com o gasóleo a 1,44€? Vou roubar para poder ter dinheiro para trabalhar? Espero que estejam satisfeitos, mas para fazer mais 5 turnos por mês, são mais 150€ em gasóleo. Espero que tirem daqui as vossas ilações... Um TAE frustrado

Anónimo disse...

Eu gostava era de ter um horario decente, porque este saiu uma aberraçao! O meu grupo era composto por 3 ambulancias. Passei a trabalhar em apenas uma e deixei de fazer noites. Horario de 8 horas era com rollman certo? Para ALGUNS...

Anónimo disse...

Impressão minha ou a proposta de vcs é uma carreira completamente ao largo da Enfermagem. Querem comparar a formação de um profissional licenciado com um técnico?