sábado, 15 de janeiro de 2011

Reunião do STAE com o CD INEM




Conclusões da reunião entre o STAE e o CD INEM.

“Em relação à carreira de TEPH, o INEM informou o STAE que os trabalhos estão em andamento no grupo criado entre a Ordem dos Enfermeiros e o INEM, e acha que chegou a altura de incluir o STAE nos mesmos. Por isso, o STAE foi formalmente convidado para integrar esse grupo de trabalho para assim dar o seu contributo.”

Está reconhecido o papel dos TAE e em especial do STAE como parceiro importante e indispensável nesta matéria.

“Relativamente à contabilização errada das horas mensais de serviço, o CD do INEM informou o STAE que a contabilização correcta do horário mensal deve ser feita de acordo com o que o STAE tem vindo a defender: dias úteis da semana vezes sete horas.
Irá dar indicações claras a todos os Directores/Delegados Regionais para procederem desta forma.”
“Esta é uma vitória muito esperada e que apenas por outros interesses nunca foi aplicada.”
“Relativamente ao horário de trabalho, o INEM irá propor um novo horário antes da Assembleia-Geral do STAE para que os seus associados possam dar a sua opinião, mas salvaguardando quer a legalidade quer também os interesses dos seus funcionários.”

Ficamos a aguardar alternativas às 8 e 12h. Será que voltamos às 8h e podemos acumular 2 turnos consecutivos?
Seja qual for o horário a adoptar, a certeza é que se as 12H forem abolidas, vamos ter novas alterações relativas às horas de funcionamento de diversos meios, já para não falar dos colegas que fazem serviço CODU e Ambulância. E o CODU? Vai continuar com 8H?
De lembrar que quem se deseje pronunciar/fazer ouvir relativamente a este assunto, DEVERÁ estar presente na próxima assembleia geral do STAE!

“Em relação à criação do SAE, o INEM informou o STAE que muito brevemente iniciará o grupo de trabalho para a definição do mesmo, e o STAE, uma vez mais, será um dos parceiros desse mesmo grupo de trabalho.”
“Em relação à ausência de compensações de turnos extras e feriados de 2005 a 2010, está a ser feito um levantamento exaustivo a todos os TAE. e no final do trimestre, serão informados os valores e horas em dívida, salvaguardando desde já o acerto para essa altura do pagamento em falta do subsídio de turno no subsídio de férias de 2009.”
“Relativamente ao estatuto de trabalhador-estudante, o CD do INEM concordou com a argumentação do STAE relativamente à situação da contabilização errada das 7 horas em turnos de 12 horas, dando a indicação que iria informar as Delegações com retroactividade de Janeiro de 2011, que a todos esses turnos fossem creditados 12 horas.”
“Quanto à falta de fardamento, foi feito um levantamento do fardamento existente, tendo o CD do INEM dado já indicações para a sua distribuição imediata. O STAE informou que até agora nenhum fardamento foi entregue e que deveriam acelerar este processo.”
“Relembramos o INEM sobre a situação da necessidade de regularização dos averbamentos das cartas, O CD do INEM disse estar a estudar essa situação de forma a dar resposta cabal e legal, dentro dos prazos permitidos. Informamos que nenhum TAE deverá pagar esse mesmo averbamento.”

A resolução é bem clara: “nenhum TAE deverá pagar esse mesmo averbamento”

28 comentários:

Anónimo disse...

8 horas não, please!!!
Ao menos que façam 6 + 6...

TAE - AEMINIUM disse...

Grande sindicato que o STAE se está a revelar.

Continuem o bom caminho!!

Uma palavra de apreço ao Dr. Miguel Oliveira pela sua visão bastante lúcida, prática e acima de tudo, respeitadora das outras classes profissionais.

Anónimo disse...

boas..
entao os colegas que fazem CODU e Ambulancia vao continuar a faze - lo certo?

Anónimo disse...

Em termos de horário, vamos ter horarios diferentes para SIVs e SBVs. E o pessoal que faz ambulância Recém nascidos e SAV ped também vão ser 8 horas? codu vai ter 6 horas. Para quando a uniformização de horários?
Quanto as 6 horas, a PSP tem e não se tem quexado, por outro lado nos hospitais fazem 8 com possibilidade de fazer mais 8 sem problemas de maior. os bombeiros sapadores fazem 8 normais mais 4 extra por isso podemos ter um leque variado de "legalidades" em termos de horários laborais. é uma questão de se organizarem e não fazerem como ate aqui tudo em cima do joelho.

Anónimo disse...

Simples: retirar as 12 horas de serviço é, sem duvida, o maior disparate que se pode fazer. Vão passar a estar de serviço mais 1/3 dos dias. É eliminar o que tem de melhor o serviço de ambulâncias!

Quanto aos colegas que fazem Ambulancia e CODU... mais simples ainda! Tem de sair do CODU! Não sei qual o prazer em ter elementos contrariados no serviço! Se soubessem no que se iam meter... tinham tirado notas mais fracas e estavam a trabalhar na SUA area! Duvido que o contrato deles mencione algo no que diz respeito a esta dupla função...

Quanto ao averbamento... para que foi criado o NuCE? Para que servem os testes psicotécnicos? O INEM tem a obrigação de colocar os seus Técnicos a cumprir a lei, suportando os encargos. A carta é uma ferramenta de trabalho!

Anónimo disse...

sou uma das pessoas que aceita sem duvida alguma a passagem das horas de 8h em 8horas e acabar de vez com as 12h....

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Simples: retirar as 12 horas de serviço é, sem duvida, o maior disparate que se pode fazer. Vão passar a estar de serviço mais 1/3 dos dias. É eliminar o que tem de melhor o serviço de ambulâncias!


DESCULPA MAS CLARAMENTE NAO ESTÁS NO "serviço de ambulancias" PELAS RAZOES CERTAS, PARA ISSO INSCREVE TE NAS AMBULANCIAS DE TRANSPORTE QUE NÃO FALTAM EMPRESAS E JA PODES TRAB 12H, ATE PODES FAZER 24H E SO TRABALHAS 5 DIAS POR MÊS.

CAROS COLEGAS AS 8H OU ATE 6H SÃO O MAIS ADEQUADO, PREVINEM ACIDENTES E PROBLEMAS DE BURNOUT, SE QUERIAM UM EMPREGO PARA TRABALHAR MENOS DIAS...ESTUDASSEM

Anónimo disse...

É pena, oh Anónimo das 19:14!!! Podias ir fazer os meus turnos ao CODU, ja que esse horário te deixa tão satisfeito!!!! Ias AMAR!!!

TAE - AEMINIUM disse...

Eu defendo:

Turnos de 8h com a possibilidade de fazer 8h+8h;

Anónimo disse...

eu gostava mesmo de saber é quando é que abrem ambulancias onde realmente fazem falta em vez de andarem a abrir em sitios para terem menos de uma saida por turno!

Anónimo disse...

Então 12h dá burnout e 8+8 já não?

Pessoal tomem atenção, os turnos de 8h são muito mais cansativos pois para puderem ter 3 dias de folga tem que fazer 3 ou 4 turnos de enfiada e depois quando saem ficam o primeiro dia de folga só para descansar logo o primeiro dia nem conta, ficamos apenas com 2 efectivos de folga!

E os colegas que vivem longe do trabalho?

Saem á meia noite depois levam 1h a chegar a casa e depois tomam banho já só se vão deitar quase as 2h, sim porque eu depois de um dia de trabalho não me deito na minha cama todo conspurcado de um dia de serviço e depois ninguém se deita e apaga completamente depois de 1 dia a trabalhar a serio, entretanto ás 6h da manhã toca o despertador levantar para estar outra vez antes das 8h na ambulância do turno da manhã!

OU SEJA ESTE PROFISSIONAL PARA NÃO TER O BURNOUT AI DO CARO COLEGA ANTERIOR TEM NO MÁXIMO DOS MÁXIMOS 4 HORAS DE SONO E É PRECISO DEITAR E APAGAR IMEDIATAMENTE

Dizem-me que fazer isto 2 ou 3 vezes por semana, é menos cansativo do que fazer mais 4 horas num turno e só ir trabalhar 12 dias!?

Vocês não podem estar bons da cabeça!!!

BURNOUT TINHA EU A FAZER NOITE, TARDE, MANHÃ, NAS 8H PARA TER 3 DIAZINHOS DE FOLGA, AGORA COM AS 12H FAÇO OS MEUS TURNOS NORMAIS E SE ME DESCUIDO TENHO QUE ANDAR A FAZER TROCAS PARA NÃO TER 6 DIAS SEGUIDOS DE DESCANSO QUE O INEM.INFO COMEÇA LOGO A ATROFIAR...

Mas também vou estar la na assembleia para vos mostrar que ninguém no mundo que faz EPH, trabalha com turnos de 8h, toda a gente faz turnos de 12h e outros de 24h, que este sim é errado e aqui também encontram burnout, agora em 12h burnout!!!

Tenho colegas na minha delegação que eram contra as 12h, experimentaram, gostaram e até trabalham em part-time noutros lados e outros começaram a estudar!

Ganhem mas é juízo nessas cabeças nós quando estamos bem temos que arranjar lume para nos queimarmos!

Perguntem la aos colegas das SIV se querem fazer 12h, eles querem é 24h!

SE POR ACASO PASSARMOS A 8H SÓ VOU FICAR DESCANSADO QUANDO VIR AS SIV E AS RN E SAVPED´S A FAZEREM TAMBÉM ESSE HORÁRIO E VAMOS VER COMO É QUE VAI SER!

TUDO FAREI PARA EXPOR ESSAS ILEGALIDADES!

SE É PARA UNS TEM DE SER PARA TODOS!

Anónimo disse...

Acho q isto das horas vai servir para criar uma guerra... Antes d se fazerem turnos de 12 horas, eram de 8... Alguém se lembra??? Não tem só a ver com a questão de fazer só 8 horas e ter mais tempo livre, mas sim pq são menos deslocações... O gasóleo cada vez está mais caro... Trabalhamos para aquecer???

Anónimo disse...

Só se fala de treta o importante é que nos paguem o nosso que nos devem isso é o que quero vêr... agora andar a salvar vidas... acordem para a vida!

Anónimo disse...

Finalmente alguèm fala do pagamento em falta, até que enfim!!! Mas isso é para quando? Uns dizem para Março, outros dizem que não é nunca. Afinal em que é que ficamos?
Ps. Quando se fala de dinheiro todos temos a mesma religião

Anónimo disse...

"CAROS COLEGAS AS 8H OU ATE 6H SÃO O MAIS ADEQUADO, PREVINEM ACIDENTES E PROBLEMAS DE BURNOUT, SE QUERIAM UM EMPREGO PARA TRABALHAR MENOS DIAS...ESTUDASSEM"

No comments...

Eu olho à minha volta e só vejo acidentes e burnout's, efectivamente...

"Cheira-me" que afinal quem quer as 8 horinhas para ir estudar... és tu! É como te digo, ali o colega tem razão: experimenta 8 horinhas no CODU e depois falamos em burnout!

Das duas uma, ou és rico e tens o dinheiro QUE EU NÃO TENHO PARA TRANSPORTES/REFEIÇÕES/PORTAGENS/GASOLINA e por isso é indiferente estares a ir para a tua base quase todos os dias, ou então vives ao lado da base (e por isso invejo-te!).

Um apontamento sobre o qual vale a pena refletir:

"SE QUERIAM UM EMPREGO PARA TRABALHAR MENOS DIAS...ESTUDASSEM"

Trabalhar menos dias? 35/40 horas semanais em todo o lado.

Agora... "Estudassem"? O nosso horário é castigo pela "nossa" falta de estudos/qualificações? Só se for para ti... Sim, porque não só estudei como também não me resumo a tamanha ignorância/insignificância! Tens a certeza que és TAE? Nunca vi nenhum colega meu ser tão auto-destrutivo, felizmente...

Anónimo disse...

já vi que o meu comentário gerou dúvidas e que em Coimbra não vou só lutar pelas 8h diárias mas sim ensinar alguns colegas.Não sou rico,nem quero 12h para ficar a sombra da bananeira 5 dias em casa.
Mas desde sempre que estou no INEM foi para trabalhar 8h como qualquer trabalhador em Portugal o faz durante cinco dias por semana, tens sorte de como trabalhas por turnos podes descansar ao fim de 3 turnos como a lei te permite, mas devias ser daqueles que prescindia do descanso obrigatório para poder acumular folgas e mais uma vez descansar a sombra da bananeira,ja para não falar que não trabalhas em Lisboa ou Porto onde a média de saidas de ambulancias ultrapassa um número superior ao que sabes contar, caso contrario até choravas agora nos turnos de 12h.

E agora deixo te o significado de Burnout, mas em coimbra tiro te dúvidas se não perceberes mesmo assim.
O burnout caracteriza-se por exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Pode avaliar-se através de diversos instrumentos, sendo o Maslach Burnout Inventory (MBI) o mais utilizado.

A síndrome tem consequências a nível individual e organizacional e está descrita como um problema de saúde laboral com alta prevalência nos profissionais de saude.

Esta profissão confronta-se com escassez de pessoal, trabalho por turnos, contacto diário com a doença, o sofrimento e a morte, falta de autonomia e de participação nas tomadas de decisão, rápidas mudanças tecnológicas, respostas inadequadas das chefias aos problemas organizacionais (burocracia profissionalizada), etc.

A primeira medida para evitar a aparecimento do burnout é conhecer as suas manifestações. Assim, é preciso que todos os profissionais de saude tenham conhecimentos sobre a síndrome, sendo também necessário que as organizações de saúde implementem medidas de prevenção e tratamento a nível individual, grupal e organizacional.

Percebeste??????????

RPG disse...

Boas.
Sou do Porto, e mais em concreto faço PORTO 1, que se bem sabem é a ambulância com mais saídas a nível nacional.
E vou estar em Coimbra (se Deus quiser) para lutar pelas 12h!
Quais burnout quais que...
No nosso grupo só existe 1 ou outra pessoa que não quer as 12h!
DUVIDAS???

UmTAEsem BURNOUT disse...

Grande RPG, como sempre com eles no sitio!

Existe burnout em coimbra? Must be kidding me...

Ou seja, passa então às 8 horas, quase todos os dias do mês, e vais ver que todo a exaustão emocional, a despersonalização e falta de realização pessoal se vão resolver. Sim, porque vais trabalhar tanto que te vais esquecer até que tens emoções. Vais trabalhar tanto que te vais esquecer que tens personalidade. Vais trabalhar tanto que já nem vais poder falar em realização pessoal porque simplesmente deixaste de ser PESSOA e passas a ser (mais uma) MÁQUINA ao serviço da Emergência!

E aí, meu caro, não há Maslach Burnout Inventory que te valha. Com sorte, só um Psiquiatra. E dos bons...

Como te digo... se o trabalho de TAE é tão arrasador para ti, sê humilde, cede a vaga e vai para um CODU (no norte fazem imensa falta!) onde tens um fantástico horário de 8 horas à tua espera.

É apenas uma opinião... vale o que vale!

Cumprimentos e votos de um BOM TRABALHO para todos os colegas!

Anónimo disse...

Burnout tinha eu a sair á meia noite com 8 serviços no lombo e ter de voltar a entrar as 8h da manhã com apenas 4h de sono!

Estarei em Coimbra para defender as 12h ou 6+6!

Anónimo disse...

Caro colega RPG, gostei desse comentário... Vá lá que alguém tem a mente aberta...
S os Sr´s do Sindicato querem as 8 horas, pois podem ter a certeza... Os TAE´s acabam já com a brincadeira do Sindicato, pois podem ter a certeza que no dia que passar a 8h, metade dos TAE´s vão mostrar a sua revolta!!! Pois esses senhores apenas fazem 2 turnos por mês... Não quero criar guerras, quero que os TAE´s sejam unidos e que levem as coisas a bom porto...
Já não há só TAE´s nas grandes cidades, também os há nas periferias... PF, pensem bem nas horas que querem...

Anónimo disse...

vÊm estes meninos a cheirar a leite falar do que não sabem,
desde sempre se trablhou 8h e nunca houve problema,agora que mudaram para as 12h surgiram logo problemas, culpa do sindicato?talvez sim talvez não mas desta vez vamos ser ouvidos tal como deviamos ter sido da primeira vez.
E parem de falar de burnout se nem sabem o seu significado...ja vos disse que para isso precisavam de ter estudado.Aqui muita gente quer 8h, devia era haver uma reunião por delegação pois obrigar todos a ir a Coimbra é complicado.Mas admira os defensores das horas já não se chatearem com gasoleo que vão gastar a ir a Coimbra...

Anónimo disse...

Esta conversa do cheiro a leite começa a meter um certo fastio... Das duas uma, ou pensas que a antiguidade te dá mais direitos do que a qualquer dos teus restantes COLEGAS (que por acaso até têm TAE no recibo de vencimento tal como tu!) ou então é um simples fetishe com vacas.

Anónimo disse...

Se passar a turnos de 8h saio do STAE e garanto que vou fazer de tudo para que outros também saiam.

Tenho dito.

Unknown disse...

Ricardo Rocha disse:
"E sendo o STAE o único representante legal de todos os TAE a nível nacional, a decisão da A.G. será sempre aquela que defenderemos, independentemente da minha opinião pessoal."

O STAE não manda, nem tem uma posição "partidária". O que os sócios decidirem na AG é o que o STAE vai defender perante o INEM.
E mesmo quando o STAE defender a posição da AG, não quer dizer que o INEM tenha que a aceitar!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Se passar a turnos de 8h saio do STAE e garanto que vou fazer de tudo para que outros também saiam.

Tenho dito.

SIM, VOLTA LA PARA O TEU CURSO DE ENFERMAGEM, QUE AQUI NÃO INTERESSAS

Anónimo disse...

JÁ HÁ NOVOS HORÁRIOS!!

O CD JÁ DELIBEROU!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quais são???

Anónimo disse...

Meus caros

De certeza que não trabalhamos na mesma realidade a nivel nacional, mas as 12 horas são demasiado, mas o horário que foi a votos pelo STAE que de todo não abona nada para melhor o nosso trabalho bem como a qualidade de vida dentro e fora da realidade laboral.
Segundo o STAE o horario proposto pelo STAE é das 7h/17h; 17h/24 e 24h/7h. Isto não tem qualquer sentido, onde é que se deixa as crianças as 6 da manhã para que tem de entrar no trabalho a esse hora, como é que as pessoas se deslocam para os locais de trabalho, são estas pequenas coisas que não estão a ponderar.
Sinceramente começo a questionar o facto de dizerem que estão a representar a vontade de todos os TAE´s.