terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Entrevista a Ricardo Rocha. TAE e Presidente do STAE




Numa “conversa informal”, Ricardo Rocha respondeu a algumas perguntas colocadas pelos seguidores do Blog TAE.



TAE - Porque criou o STAE?

RR - Primeiramente, é importante realçar que o STAE não foi criado só por mim, mas por um conjunto de TAE da Delegação do Porto, muitos deles, membros constituintes dos actuais orgãos sociais do STAE.
A necessidade de criação do STAE surge porque na altura da sua criação, sentia-se e verificava-se um clima de instabilidade laboral contínuo, onde se colocava em causa permanentemente os direitos dos TAE. Daí ser necessário criar, urgentemente, uma estrutura que nos defendesse e que nos fizesse sentir mais respeitados.


TAE - O INEM já se pronunciou com uma decisão final acerca da carreira TEPH?

RR - Quanto à decisão de criar os TEPH, essa já foi tomada e por várias vezes defendida e divulgada quer pelo Ministério da Saúde, quer pelo próprio INEM. Neste momento, apenas falta regular as nossas competências e, posteriormente, partir para a estruturação legal da carreira.


TAE - Vão coexistir TAE's e TEPH's?

RR - Sim, pois pode haver TAE que não queiram passar para TEPH. E esse desejo deve ser respeitado.


TAE - Como é que os profissionais já existentes vão transitar para TEPH?

RR - Essa transição ainda se encontra em aberto. O modelo proposto pelo STAE, passaria por cada TAE candidatar-se para efectuar a requalificação, garantindo que ao longo de três anos o INEM apenas aceitaria como TEPH os TAE requalificados.


TAE - A formação será em regime laboral ou fora do horário de trabalho? E quem assume os custos da mesma? Que modelo de formação TEPH defende?

RR - Como referi anteriormente, esse assunto ainda se encontra em aberto, mas não cabe ao STAE definir esse modelo, pois tal papel apenas compete aos estabelecimentos de ensino, responsáveis pela formação. Claro, que como qualquer formação, seja ela superior ou não, terá sempre de ser suportado pela parte mais interessada. Por isso, em última instância pode ser necessário que os TAE tenham que pagar a sua requalificação. Considero que isso é um investimento no futuro, pois para além de mais e melhor formação, adiciona-se um aumento salarial significativo.


TAE - A classe de enfermagem insiste que a carreira TEPH é uma usurpação das suas competências. O que tem a dizer sobre isso?

RR - Neste momento essa matéria encontra-se em discussão no grupo de trabalho criado pelo INEM, ao qual o STAE estará representado a partir deste mês. No entanto, o STAE já iniciou conversações com a OE, que apelando ao respeito pelo roteiro de trabalho não quis avançar com nenhuma posição ofical. Por isso, vamos aguardar pelas primeiras reuniões, para que desta forma o STAE perceba quais as competências que a OE considera que sejam alvo de usurpação.


TAE - Que visão tem sobre a nossa carreira, e sobre a evolução da mesma?

RR - A carreira dos TAE é muito básica, apenas ocupa meia página de um despacho do governo, isso é manifestamente pouco, para não dizer nada. Considero que é urgente a criação de uma carreira nova com um perfil e um quadro de competências próprio, tal como um código deontológico apropriado. Por exemplo, todos os TAE, encontram-se no nível 1, escalão 1, desde 2004. Considero que isto é pouco apelativo e muito injusto, mas efectivamente o quadro legal é tão pobre que quase não permite alterações, por isso defendo a criação da carreira de TEPH.


TAE - Como tem evoluído as relações entre enfermeiros e TAE’s desde que existe o STAE?

RR - Acredito que inicialmente possa ter havido um pouco de tensão entre alguns Enfermeiros e alguns TAE devido à criação do STAE. Mas com o decorrer do tempo isso tem vindo a diminuir. É importante fomentar momentos como, por exemplo, a reunião entre o STAE e a OE, em que o comunicado conjunto foi um avanço para a estabilização das relações entre os dois grupos profissionais, grupos esses, indispensáveis no panorama do PH.


TAE - Em relação ao BackOffice, como encara a coordenação de grupos de SBV’s por enfermeiros?

RR - O que é o BackOffice? É que ninguém é muito esclarecedor sobre este assunto.
Se me perguntam se devem ser outros profissionais a assegurarem a chefia e controlo dos TAE, claramente respondo que NÃO. Apenas os TAE podem ser os únicos responsáveis dos TAE, trabalhando eles em SBV , SIV, RN ou Motas, não se pode confundir a componente técnica com a componente laboral.


TAE - Em relação aos horários, pondera-se voltar aos turnos de 8h. Acha positiva essa mudança e qual a posição do STAE?

RR - Não tenho conhecimento que o INEM queira alterar os turnos para 8h, apenas o que nos foi dito é que turnos de 12h consecutivas são ilegais, para além de violar o direito comunitário.
O INEM iniciou um processo de negociação com o STAE sobre esta matéria, espera-se que no dia 28 de Janeiro já ser possível apresentar a proposta final do INEM à assembleia-geral do STAE.
E sendo o STAE o único representante legal de todos os TAE a nível nacional, a decisão da A.G. será sempre aquela que defenderemos, independentemente da minha opinião pessoal.


TAE - Sendo a nossa uma profissão de risco para quando o subsidio de risco?

RR - Neste momento essa matéria nem sequer foi alvo de atenção. Achamos que o mesmo deveria existir, mas para isso acontecer temos primeiro que ter uma carreira legal, digna e completa.


TAE - Porque é que o INEM não possui um seguro de acidentes de trabalho para os seus funcionários?

RR - Não é o INEM, mas sim toda a função pública. O STAE elaborou um manual de procedimentos sobre como actuar numa situação de acidente de trabalho, o qual foi enviado para todos os associados por e-mail e encontra-se na página oficial do STAE.


TAE - Está alguma coisa a ser feita para racionalizar critérios de activação e transporte por parte do CODU?

RR - Sim, e apelamos aos nossos associados que nos façam chegar via e-mail ou por correio todas as situações anómalas de transportes não urgentes.
Ainda nesta última reunião entre o INEM e o STAE, apresentamos uma queixa de um transporte efectuado de um centro de saúde com credencial. Mas quantas mais situações forem relatadas, mais e melhor se pode fazer.


TAE - O turno da noite tem direito a pausa legalmente estabelecida? Se não, porque? Se sim, como se traduz na prática?

RR - Todos os turnos, após 6 horas consecutivas de trabalho, têm 30 minutos de descanso obrigatório.


TAE - Aos 55 anos os TEPH podem aposentar-se. Mas até lá tem que ter 35 anos como TEPH? Acha exequível?

RR - A nossa proposta defendia os 55 anos, mas a do INEM colocou nos 60 anos. Não acho possivel, com o tipo de material que existe nas nossas ambulâncias, até me questiono sobre o como chegar aos 50 anos. Talvez, daqui a algum tempo vamos ter que reflectir não na carreira mas, sobretudo nas formas de operacionalização sem consequências físicas para os TAE, soluções como plataformas eléctricas nas ambulâncias, cadeiras que permitem descer degraus,...


TAE - Vai recandidatar-se a mais um mandato no STAE?

RR - Após alguma reflexão e conversas com as pessoas que me rodeiam, foi-me pedido para não sair neste momento crucial, numa altura crítica de negociações. Desta forma, achei por bem e por me ter comprometido com o projecto de TEPH, recandidatar-me. Agora só é preciso que os associados queiram a minha continuidade, para que o fim seja aquele que é ambicionado por todos, uma carreira digna e de qualidade que todos nós merecemos.

27 comentários:

Anónimo disse...

PARABENS PRESIDENTE
SÓ NÃO CONCORDO COM AS 12H POIS SÃO UM EXAGERO NUM TURNO DE SBV.
MAS ESTAREI EM COIMBRA PARA ABRIR OS OLHOS AOS COLEGAS.

Anónimo disse...

A pproposito das 12 horas e da sua legalidade... todos os profissionais de saude nos hospitais trabalham em turnos de 12 horas... e alguns de 24... no INEM é ilegal???

Anónimo disse...

12h é ilegal se o colaborador não as quizer fazer. Se houver acordo é bem legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O que me parece faltar é a alternativa para o ppl que quer apenas 6h ou 8h por turno. Sim, pq 90% dos TAE's do país de vem querer 24h ou 12h!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nada mais fácil que fazer as escalas a consiliar as duas opções (eu quero 12h, então tenho mais turnos de 12h - eu quero 8h, então tenho mais turnos de 8h).
Acho que não precisamos ter apenas turnos de 24h, 12h, 08h ou 06h. As contas dão sempre certo independentemente do nº de turnos maioritariamente com 24h, 12h, 08h ou 06h.

Imaginem a vossa escala com 2/3 tipos de turnos diferentes (Até me parece bem)!

Não deixem cair as 12h e lutem por horários alternaivos com meios turnos, a mim não parece mal entrar ás 14h até ás 08h por alguém andar a fazer horários de 06h!!!

Abraço!!!

Anónimo disse...

ao fazer 12horas temos de nos deslocar menos vezes ao serviço alem da poupança em todos sentidos temos muito mais tempo para tudo existem muitas empresas a optarem por este horário pois a menos trocas de turno devemos fazer o que a maioria quiser proponho uma votação a nível nacional e como vivemos em democracia a maioria vence

Anónimo disse...

Eu concordo com as 12horas... Pensem q sendo d 8 horas vão fazer 20 turnos, já para não contar com as deslocações...

Anónimo disse...

12h é o horario ideal...para este tipo de servico nao é demais.sao menos turnos...vantajoso para kualker um.pensem...e na verdade se for acordado entre a entidade patronal e o empregado um acordo em que o segundo concorda e aceita os turnos de 12h...nao existe a necessidade de alterar para turnos de 8h ou 6h...k seria ridiculo mesmo.

Anónimo disse...

Boa iniciativa....eu fiz 6 dessas perguntas, ficou uma por responder mas percebo o porquê. Conta com o meu voto Ricardo.. Sempre acreditei e continuo a acreditar em todo o teu trabalho.
TAE NORTE (onde não há censuras!)

Anónimo disse...

horario de 12 é o horario idiaa, para tudo!!

Anónimo disse...

Claro que o horário de 12 horas é o ideal, pois para quem habita longe das bases não tem de se deslocar tantas vezes, diminuindo desta forma o número de deslocações e as deslocações às bombas de gasolina!!!!!Devia ser permitido até as 24h, visto que em certos locais é viável!!

Anónimo disse...

Claro que o horário de 12 horas é o ideal, pois para quem habita longe das bases não tem de se deslocar tantas vezes, diminuindo desta forma o número de deslocações e as deslocações às bombas de gasolina!!!!!Devia ser permitido até as 24h, visto que em certos locais é viável!!

Anónimo disse...

Claro que o horário de 12 horas é o ideal, pois para quem habita longe das bases não tem de se deslocar tantas vezes, diminuindo desta forma o número de deslocações e as deslocações às bombas de gasolina!!!!!Devia ser permitido até as 24h, visto que em certos locais é viável!!

Anónimo disse...

Não é o que queremos ...mas sim o que é legal... o horário de 12 não está conforme a lei. Temos que pensar que é um pau de 2 bicos... ao permitirmos que a lei nao seja cumprida nestes casos deixa a porta aberta para que situações em que podemos ser prejudicados.

Anónimo disse...

e que deixem de furos... as 12 h para profissionais de saude sao LEGAIS esta legislado

Anónimo disse...

E 12 horas não é ILEGAL esta previsto na lei para profissionais de saude deixem de ser otarios

Anónimo disse...

INTERESSES MEUS CAROS!!!

Anónimo disse...

Onde está isso que é legal? algum dos iluminados é capaz de dizer? Não me venham falar de médicos ou enfermeiros.. porque as carreiras deles são consideradas legalmente de "especiais".. ou seja não podemos importar só porque nos interessa

Anónimo disse...

Metam a nossa especial...

Jorge disse...

Só não quer as 12 horas quem tenha um interesse bem patente por detrás do INEM. Obviamente que a "carreira" de TAE é tão, mas tão pobre que o simples facto de poupar viagens é muito bom, pois ao contrário de alguns "iluminados" nem todos vivem ao lado das bases... Mas aqui a questão essencial é outra. Está a viver-se alguma euforia em torno da possivel carreira TEPH, mas por agora não passa de um rebuçado sem sabor, e até que haja algo em concreto e que se coloque em prática, ainda temos muitos anos pela frente. E até lá? Continuamos felizes e alegres no escalão 1, indice 1!? Pois é camaradas, aqui reside o nosso principal problema que é sem duvida o que necessita de ser corrigido o mais rápido possível. Neste momento o TAE é uma classe precária que o governo aproveita para beneficiar nos impostos, pois o INEM não depende do financiamento estatal! Se írá haver TAE´s e TEPH´s, o que espera o sindicato para resolver a questão da carreira TAE? Porque é esta que vivemos actualmente, e é esta que nos explora actualmente, sem base legislativa para uma ascenção justa. Abraço de um colega da DRC.
Jorge Gomes

Anónimo disse...

Boa tarde, concordo plenamente com o Jorge Gomes, o sindicato deverá manter a "luta" pela carreira TEPH, mas não deverá descurar o presente, encetando conversações com vista a regulamentar e estruturar a carreira TAE. e ai sim, regulamentar os hórarios de trabalho.
Nelson Marques TAE/DRA

Anónimo disse...

Não é o que queremos ...mas sim o que é legal... o horário de 12 não está conforme a lei. Temos que pensar que é um pau de 2 bicos... ao permitirmos que a lei nao seja cumprida nestes casos deixa a porta aberta para que situações em que podemos ser prejudicados.

CONCORDO PLENAMETE, DEPOIS VAO CHORAR AO PERDER CERTAS REGALIAS.QUE ABRIRAM PRECEDENTES AO PERMITIREM A ACEITAÇÃO DAS 12H.
O STAE EM TEMPOS ATE FALOU DO FACTO DE NAO PODERMOS FAZER GREVE A CERTOS ASSUNTOS QUE SERIAM ACEITES ENTRE STAE E INEM E MS.
QUEM AVISA AMIGO É. 8H PARA SEMPRE

Anónimo disse...

Então não seria altura de regulamentar a carreira e o horário? O horário de 12 é ilegal, e que regalias perdemos? Descemos de escalão é? Perdemos subsidio de risco ou de deslocação? Pensem no vosso futuro! Já somos todos crescidos para ter esse descernimento! A carreira de TAE na teórica não existe!!!!!

Anónimo disse...

MEUS CAROS O CD JÁ DEFINIU OS NOVOS HORÁRIOS DE TRABALHO!!!!!!!

O STAE TAMBÉM JÁ OS SABE...SE NÃO DIZEM É PORQUE NÃO QUEREM!!

O MÊS DE MARÇO JÁ VAI SER COM AS ALTERAÇÕES!!!!

Anónimo disse...

Para o Sr. Enfermeiro das 17:44

O STAE diz o que tem a dizer na AG, e os sócios DECIDEM se é essa proposta do INEM que vai ser defendida pelo STAE.
Convençam-se de uma vez por todas, que o STAE não manda, nem pode mandar no INEM.
Por isso deixem de ser arrogantes e exigir o que não pode ser exigido ao STAE.
O INEM propõe á direcção do STAE.
A direcção do STAE propõe aos SÓCIOS (TAE).
Os TAE SÓCIOS decidem o que o STAE vai defender perante o INEM.
E a direcção do STAE CUMPRE!
Se quiserem faço um desenho a cores.

TAENORTE disse...

aFINAL O eNFERMEIRO DAS 17H44 ESTava bem informado.
Os horarios ja estavam decididos antes da reuniao senao como se explica que ja se vao aplicar em Março????
Ja tava tudo preparado

Anónimo disse...

TAENORTE

Sossega lá a passarinha e vai chamar enfermeira à tua mãe pq fico ofendido com isso!!

Anónimo disse...

agora q o sr presidente vai para TIMOR....sera que vai continuar a querer saber como é feita a escolha do tae para tal funçao???
axo que nao....afinal ele nao é mais do que qualquer tae ....LOLL

Anónimo disse...

Lá vai o parolo do sr. Ricardo, inventor de muita coisa entre elas este “sindicato” que mais serve para roubar dinheiro aos incautos e sonhadores de alghuns TAE´s, que para outra coisa.
ah! além de desancar nos enfermeiros.

Que tire o cavalinho da chuva e coloque mas é o seu écharpe tigresse e vá passear!
Parolo, mesmo!