quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TEPH. Uma realidade!

"Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…"


Desde o inicio da criação da proposta da carreira TEPH que existem vozes discordantes no que diz respeito á criação da mesma, e aos seus conteúdos funcionais.

A voz mais ouvida tem sido a dos enfermeiros, pela OE e pelos seus sindicatos, ao invés dos restantes parceiros, tais como Ordem Médicos, INEM, MS etc.

Durante tanto tempo atiraram-nos pedras, numa tentativa de nos denegrir, humilhar e prejudicar. Em vão...

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…"

Aquando da proposta da carreira para TEPH, todas as entidades estiveram sentadas á mesa com o STAE (autor da proposta conjunta com a ANTEPH) excepto a Ordem dos Enfermeiros, mesmo tendo sido pedidas reuniões pelo STAE.

Durante este mês de Dezembro que agora acaba, decorreram algumas reuniões no INEM, nomeadamente entre INEM e OE e SEP.
Pouco ou nada se sabe sobre o resultado dessas reuniões, tendo inclusive sido comentado por algumas pessoas que a conclusão das reuniões era só uma: o fim dos TEPH.
Não podiam estar mais errados. Cedências tiveram de ser feitas certamente de parte a parte, mas com um único objectivo: a criação dos TEPH.

Seria errado estar a “adivinhar” o conteúdo dessas reuniões, até porque o próprio SEP nada divulgou, muito menos o INEM.

Mas não será difícil perceber que os resultados foram bons.

E para comprovar isso mesmo, Janeiro vai ser sem sombra de dúvidas o mês mais importante para os TEPH. E digo TEPH e não futuros ou potenciais TEPH. Porque já não existem dúvidas!

Em Janeiro o STAE vai reunir com a Ordem dos Enfermeiros e com o INEM, não para discutir se os TEPH vão ou não ser uma realidade, mas para se falar sobre o conteúdo funcional.

Agora não existem dúvidas! O trabalho, o sofrimento, o suor compensaram. Não só do STAE (mas principalmente) mas de todos os que se mantiveram unidos! Não daqueles “desertores” que nunca acreditaram que o STAE era capaz, que nós éramos capazes, que os TEPH já são uma realidade! Contra muitos e não contra todos!

Hoje lia num blog “MORTE AOS TEPH”!
A minha resposta é: Nunca estivemos tão bem de saúde, obrigado!

A realidade é esta: a Ordem dos Enfermeiros vai finalmente entrar para a mesa de negociações com o STAE e INEM, para ser finalmente reconhecido aquilo que sempre se negou: TÉCNICOS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR em Portugal SIM!

Janeiro. É o fim de uma longa caminhada, mas também o inicio de uma ainda maior.

Por isso, agora e mais que nunca, nós TAE e futuros TEPH, vamos manter a calma, manter a cabeça erguida e sorrir, confiantes que a luta compensou!
Garanto-vos que assim é!

Não posso deixar de dar umas palavras ao STAE e a todos os dirigentes e associados:

PARABÉNS E OBRIGADO!

OS TEPH já estão para ficar!

BOM ANO, BOAS ENTRADAS! Até para o ano.

15 comentários:

Anónimo disse...

Criem a nossa carreira, sim.

Não podem deixar de nos retirar competencias que estão propostas na nossa futura formação...

Eu não quero um nome, ou uma carreira para dizer que ganho mais ou por estatuto.

Eu quero mais competencias para deixar de sentir a frustração perante quem socorro, enquanto aguardo ajuda diferenciada e ver essa vitima agravar o seu estado clinico ou até mesmo vê-la MORRER.

Estou do vosso lado para mais competências

Ass: DoutorTAE

Anónimo disse...

Graças ao esforço e dedicação de muita gente que veste com orgulho a sigla TAE podemos entrar em 2011 com uma noticia fantastica!

Enquanto TAE agradeço o vosso esforço, obrigado permitirem que muitos de nós, num futuro que esperamos proximo, possamos crescer profissionalmente e corresponder (cada vez mais!) às necessidades da nossa população!

Obrigado STAE. Assim 2011 já começa bem!

Anónimo disse...

Parabéns ao STAE e todos os intervenientes nesta nossa carreira.E como diz o DoutorTAE: Eu quero mais competencias para deixar de sentir a frustração perante quem socorro, enquanto aguardo ajuda diferenciada e ver essa vitima agravar o seu estado clinico ou até mesmo vê-la MORRER.
Até que enfim mais competências.
Só não concordo com o nome de TEPH, devia de ser TEM (técnico de emergencia medica) porque queira-se ou não é o que vamos ser.

Unknown disse...

http://doutorenfermeiro.blogspot.com

Obrigado. Já me ri um pouco. Faz bem nesta altura do ano.
Já agora cumprimentos e boas entradas. Não se entale com o bacalhau!

Anónimo disse...

lol o desgraçado do doutor enf diz que NINGUEM (e mereceu bold) esta contra a criação dos TEPH, mas lá ao lado diz:

"Os Enfermeiros uniram-se contra a criação dos "paramédicos" em Portugal, e depois da Ordem dos Enfermeiros, foi a Associação Portuguesa da Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar (APEEPH) que enviou um comunicado à imprensa, cimentando a união e a vontade da classe de Enfermagem, reafirmando que a proposta da criação dos referidos técnicos é "despropositada uma vez que, a prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar deve ser assegurada pelos enfermeiros"!"

Se calhar esqueceu-se de tomar a medicação para a memoria lol
tadinho

TAE - AEMINIUM disse...

Ainda bem que tudo está no bom caminho!
Este é um momento fulcral na carreira TEPH, agora, mais do que nunca, apelo a todos os TAE´s para se envolverem neste projecto junto do seu sindicato. (STAE)

Em relação aos enf´s...metam-se na vossa vidinha, não chateiem a malta!! Continuem nessas guerrilhas de querer usurpar funções aos médicos!!!

Como diz o Professor: Deixem-nos trabalhar!!!!!

tae drn disse...

força!!!!

Anónimo disse...

Parabéns!!!

Finalmente uma carreira, mais competências, o puder fazer mais pelos outros... Os outros que podem ser nossos familiares, familiares de enfermeiros, médicos, ministros... sabe-se lá...
O nome que vamos usar nas costas não interessa. Interessa sim, o saber estar, o saber fazer!

Bom Ano 2011

TAE DRP

Anónimo disse...

Finalmente vai ser criada a carreira de TEPH.

Quantos TAE asimilam o basico do socorro e querem mais competençias, eu no meu dia a dia prezenciei situassões em que tive que esperar por apoio difereçiado, e muitas veses estavao inoperacionais.

Não entendo o porque de tanta guerra, qualquer pessoa sabe que um enfermeiro não tem competençias para o PH quando sai da escola.

Unidos vensseremos.

TAE DRLVT

TAE / DRA disse...

Parabéns ao STAE e a nós todos.
Quanto ao DE... Já estrebucha lol
É deixa-lo andar. Nem sabe do que fala, mas lá perdeu tempo para falar deste blog e da carreira.

Abraço a todos. Vamos manter-nos unidos.

Boas entradas TAE INEM, e a todos os meus colegas

helder disse...

doutor TAE....llloollll...
já são doutores? llloll.. foi rápido

TAE - AEMINIUM disse...

@Helder


Sim, Drº e já há uns anos!!!

Passe bem!!

Anónimo disse...

A carreira TEPH é uma realidade bem presente, mas por favor nunca se esqueçam, continuem a fazer o que de melhor sabem, a ajudar a melhorar a qualidade de vida das nossas vtitmas, pois
só continuando o bom trabalho e unidos é que conseguiremos atingir os nossos objectivos. Não entrem em guerras e discussões inuteis com pessoas que não merecem o minimo de respeito, sejam superiores e ignorem essas pessoas mesquinhas...
Sejamos humildes, respeitadores e sábios, porque a ciência é um conhecimento organizado, a sabedoria é a vida organizada...
Um abraço a todos os colegas, continuação de bom trabalho.

Como um colega nosso diz:
"...Não basta sermos bons, temos que ser excelentes..."

Pedro Moreira
TAE - SAE Norte

Anónimo disse...

sim e a começar pelas mentiras que inventas... como seres o responsavel:-)) és concerteza a melhor pessoa e com mais moral para publicares isto

Anónimo disse...

TEPH realidade VS utopia