quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bombeiros vão usar DAE




Esta quarta feira, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai entregar desfibrilhadores automáticos externos a trinta corporações de bombeiros, que a partir de janeiro poderão começar a usar o aparelho nas ambulâncias que operarem.
Estas corporações passam, assim, a integrar o Programa de Desfibrilhação Automática Externa. Segundo as autoridades de saúde, a medida permitirá prestar melhor assistência médica às vítimas de paragem cardio-respiratória e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos.
De acordo com a agência Lusa, a formação para o uso dos desfibrilhadores já foi dada aos bombeiros, pelo que as ambulâncias do INEM operadas pelas corporações vão estar a postos logo a partir do início do novo ano.
O desfibrilhador externo é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco. Regista som, eletrocardiograma, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e recomenda ou não o choque elétrico.

(Noticia em Boas Noticias)
 

6 comentários:

miguel disse...

E a noticia mas parva que ja ouvi em todo este ano.1 o inem começa a certificar pessoal que nao ocupa lugar no siem e so depois e muito depois e que começa a autorizar pessoal e a equipar as ambulancias que ja deviam estar equipadas com este e outros aparelhos ja alguns aninhos para ai uns 10 anos

iedhfied disse...

e para vossa informaçao os bombeiros ja utilizam o dae ja a bons 10 anos com ajuda do hospital fernando fonseca o famoso curso choque para a vida

Anónimo disse...

ja se sabe alguma coisa da reunião da OE com o INEM???

tou pa ver é de onde e que vão vir as pás dos DAE, qd os CB começarem a pensar que tem que pagar 75 euros por cada PCR tou pa ver como vai ser!!!

Anónimo disse...

ora aí está a hora de encostarem as botas esses taezitos armados em doutores e agora rar vais pra greve ... hum não me parece deves meter dispensa á custa dos otários ...

Anónimo disse...

Bem ha aqui com cada comentario!

Então se não fazem é porque não fazem, se fazem ta mal feito, e que tal se em vez de so dizerem parvoices mandassem bitaites mas para ajudar em vez de mandar abaixo!

Nunca nenhum TAE "pelo menos que eu tenha conhecimento" teve contra os bombeiros, devidamente formados em DAE, TAS ou não, que utilizassem o DAE nas suas ambulancias!

Quem estava contra era a direcção do Dr Cunha Ribeiro e Dr Nelson Pereira, que agora como por milagre na "SUA EMPRESA" a INTELIGENT LIFE SOLUTIONS- ILS, FOI A PRIMEIRA EMPRESA A "CORRER" PARA LICENÇA DO INEM PARA ADMINISTRAR CURSOS DAE PARA OS BOMBEIROS E NÃO SÓ!

Foram estes senhores quando eram da direcção do INEM que criaram a guerra contra os bombeiros e que por sua vez exigiram que o programa "choque pra vida" fosse entregue ao INEM e que apenas os TAS operaçionais desse prejecto fossem autorizados a usar o aparelho.

Na altura lembro-me que até foi feito um curso TAS para os operacionais desse projecto que não eram TAS!

Se os TAE tivessem contra os bombeiros a proposta de futura carreira não teria sido conjunta com a ANTEPH!

Os TAE foram dos primeiros a referir que os seguranças nos grandes centros comercias iam estar habilitados a fazer manobras que operaçionais dentro da rede do INEM, nomeadamente bombeiros com viatura do INEM, não poderiam fazer!

Quem pedia ajuda estáva mais diferenciado que a viatura que la chegava para socorrer.

Eu ja estou farto de dizer isto, lançar pedras e boatos é no blog do DR ENFERMEIRO, aqui ninguem é contra bombeiros, o que eu pessoalmente quero é que no minimo os bombeiros que façam emergencia tenham formação TAS, respeitem a sua farda e instituição com aprumo e essencialmente respeitem a vitima que é quem mais importa.

O resto, pedras, ofensas, humilhações de outras classes e amostras de canudos com entrada de 9.6 valores é no blog DR ENFERMEIRO.

Por isso se vem aqui bombeiros abram os olhos os TAE não são nem nunca foram o vosso inimigo, e não se esqueçam que mais de 50% dos TAE ou são bombeiros voluntarios ou da CVP!

Não se deixem enrolar em esquemas, união é que é preciso!

Venham de la os DAE para os bombeiros e que essencialmente sejam bem utilizados!

Unknown disse...

Anónimo das 20:36
Subscrevo plenamente. Eu não teria dito melhor.