sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ambulâncias em risco? Não!

Ambulâncias e Centros de Saúde em risco
"O funcionamento de vários Centros de Saúde e ambulâncias SIV [Suporte Imediato de Vida] pode estar comprometido a partir de 31 de Dezembro, pondo em causa as prestações de cuidados de saúde, e de enfermagem, às populações", denuncia a Direcção Regional de Faro do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Segundo o sindicato, estão em causa 32 enfermeiros, 22 dos Centros de Saúde e 10 do INEM, que "terminam os contratos" este ano, sem que até agora "os responsáveis das duas instituições tenham desenvolvido qualquer iniciativa para encontrar soluções que permitam a manutenção destes enfermeiros". Amanhã, a partir das 10h00, o sindicato realiza uma acção para denunciar a situação, na rua de Santo António, em Faro.

Não há motivos para preocupações. As SIV não vão ficar sem enfermeiros.
Existem excedente de enfermeiros a sair das delegações.




INEM contesta declarações dos Enfermeiros
Relativamente à informação ontem divulgada pela Delegação Regional de Faro do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lamenta “a total ausência de verdade nas informações difundidas por aquela estrutura sindical. Efectivamente, no quadro de uma actuação responsável que deveria pautar as estruturas sindicais, esta tentativa de alarme da opinião pública não pode deixar de ser condenada de forma muito clara pelo INEM”.
Segundo a INEM as informações “são completamente inexactas”, e repõe a verdade dos factos:
“O número de enfermeiros que terminaria o seu vínculo com o INEM no final deste ano é de seis. Destes, três passaram já a integrar os quadros de pessoal do Instituto, na sequência de concurso público realizado recentemente.
Dos restantes, dois – que pertencem aos quadros de pessoal de outras instituições do Ministério da Saúde e que estão em regime de “mobilidade” que terminaria, por força da Lei, a 31 de Dezembro de 2010 - vão ver a sua colaboração com o INEM prolongada pelo menos até 31 de Dezembro de 2011, conforme os mecanismos de mobilidade de funcionários previsto na, recentemente aprovada, Lei do Orçamento de Estado para o próximo ano. Assim sendo, a sua manutenção ao serviço do INEM está garantida.
Por fim, um dos enfermeiros que tem colaborado com o INEM manifestou o seu desejo pessoal em regressar à sua instituição de origem. “
O INEM também refere que “conforme anúncio publicado em Diário da República no passado dia 15 de Dezembro, está já a decorrer um novo concurso público para a contratação de nove enfermeiros, um dos quais para a zona de influência da Delegação Regional do Algarve do INEM.”
Assim sendo, não só o INEM “tomou em devido tempo as medidas necessárias para a continuidade destes enfermeiros, contrariamente ao noticiado, como assegurou já que TODOS os enfermeiros interessados, vão manter-se ao serviço dos meios de emergência médica pré-hospitalar do Instituto. Como tal, a continuidade do funcionamento das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida no Algarve está completamente garantida, desmentindo completamente o INEM as informações tornadas públicas pelo SEP.”

(Notícia em LINK

5 comentários:

Anónimo disse...

Odeio qd se alimentam críticas...
Nós, TAE´s no nosso posto, deixem os outros...

Anónimo disse...

A onde é que o INEM vai buscar verbas para manter esses meios?

Somente não vê quem não quer

Anónimo disse...

Pessoal isto não são problemas nossos, não alimentem palhaçadas, já todos nós tivemos a prova que deste sindicato ou até da própria classe, só saem tiros nos pés, e o INEM com a resposta que dá mostra isso, por isso vamos ser correctos para cada vez sermos mais o braço forte do INEM para que quem la está em cima e que manda, entender que nós somos a escolha acertada para uma evolução sem criticas e atropelos a mais ninguém!

Temos que demonstrar que quem trabalha e quer trabalhar mais e melhor, somos nós, e que fazemos o nosso trabalho sem interesses a outras classes e isso só nos poderá trazer coisas boas!

Se formos simples e humildes e sobretudo bons profissionais, só um cego não irá ver que seremos sempre o profissional mais adequado para evolução!

E acreditem que quem manda já viu isso á muito tempo, por isso basta continuarmos a fazer o nosso trabalho a olhar apenas para nós próprios e ignorando ataques de baixo, pois isto é sinal que estamos alto, e mais alto iremos estar!

Bom trabalho a todos e ignorem as palhaçadas, nós somos TAE é só isso que interessa, todos os outros estão apenas de passagem!

Anónimo disse...

Era tae e passei a enfermeiro, já trabalhava numa siv e sei bem da diferença de trabalho???
Deixem as outras classes e preocupem-se com tae.
E lá vai .....

Anónimo disse...

Exacto!!! Sou TAE numa SIV e gosto e todos os TAE´s q cá estão, gostam de cá estar... Cada macaco no seu galho...