terça-feira, 23 de novembro de 2010

A paciência é mesmo uma virtude. E dá frutos!

Quem espera desespera... mas sempre alcança.
Palavras? Para quê?

Notícia do Expresso.

OM a favor.
INEM a favor.
STAE a favor.
MS a favor.
OE contra.
TAE's... a favor!

29 comentários:

TAE - AEMINIUM disse...

Ontem já era tarde!!!

Já agora: pagar formação do próprio bolso? 5 anos de experiência?

Alguém explica?

Pedro disse...

ainda não entendi a diferença entre 5 anos de experiencia ou 3/4 anos... o que é que se adquire em 5 anos, que não se adquire em 2/3/4 anos??
Porque a redução de horas de formação? saíremos tão bem preparados com 550 horas?

Anónimo disse...

Falam dos 5 anos, pois nesta profissão (pre-hospital), sejam bombeiros ou medicos ou TAEs, em certos casos acaba por ser uma meta alcançada, ou desistência ou avanço na carreira!

tae do norte-2008 disse...

algumas considerações:
- os 5 anos de experiência podem ser enganadores, pois podem ter sido numa ambulância q em média sai 4x por semana.
- e a reduação de horas por ter experiência ainda é pior solução
-a determinada altura, no artigo do jornal alguém da OM diz algo do género "neste momomento a qualidade é garantida por médicos e enfs"... falta os tae!! qualidade todos garantem, enquadrada no perfil de competências de cada um...

de resto, venha a carreira!!

Anónimo disse...

Acham mesmo que 550h de formação chega? Eu tenho muito mais que isso e considero que não... Mas afinal quem sou eu??

Anónimo disse...

A formação vai ser dada por faculdades... logo pagas propinas e o que mais for preciso.
Se não quiserem pagar, ficam só como TAE.
5 anos sim. Seria injusto quem entrar agora ter a mesma carga horária e privilégios de quem já ca está a muito tempo, já para não falar da experiencia.
Mas isso não é coisa para se discutir agora.
Para já... é aguardar pelas directivas e pela aprovação oficial pelo Ministério Saude, Educação e Finanças.

Anónimo disse...

Ó Anónimo de 23 Novembro, 2010 21:22... sim. quem es tu?

Anónimo disse...

Se o autor do blog o permitir, quero lançar aqui uma pergunta para o ar, para cada um de nos olharmos para dentro e analisarmos as nossas proprias capacidadese para aprender-mos com nós mesmos....

Começo por me apresentar, sou TAS num CB da zona de LVT, com uma média de saídas que até nem é mt mázita, sou profissional desse CB a cerca de 6 anos, ou seja todo o santo dia ando de amarelinha para traz e pra frente (o meu CB não faz pataletas, so EM!!!), para alem de ser TAS á 7 anos tenho td a panoplia de cursos que o pessoal agora tem, nomeando alguns, DAE, PHTLS, PEPP etc e tal, tenho cerca de 80 horas de estágio em VMER e trabalhei num SU...

Aqui vai então a pergunta, vcs sentem-se realmente preparados para ir para a rua praticar actos medicos com 550 horas de formação????

vai então desde já a minha resposta (em relação a mim claro, cada um sabe de si), eu não me sinto preparado para isso com apenas essas horas, estou a ponderar mt seriamente ir fazer a formação para teph quando ela sair, mas faze-la na integra!

Mas vejo aqui comentários, eu não sei, eu sou eu que sou mt burro e não tenho pratica suficiente... (cont.)

Anónimo disse...

... (cont.) como estava a dizer, ou sou eu que sou mt burro e não tenho pratica suficiente na coisa, ou então ha ai mt supra sumo, e pelos vistos eu não lhes chego aos calcanhares.

Da-me a sensação que vai haver mt boa gente que não vai durar mt tempo como teph, é uma irresponsabilidade dar em 550h o que no caso de medicos ou enfermeiros demora anos a aprender, penso eu...
Nem tou a falar de acessos venosos pk isso qualquer macaco com uma agulha faz, agora administrar farmacos? electrocardiografia, farmacologia, entubações, eu creio que deva ser feita por nós, nos e que estamos na rua, nos é que estamos la, nos e que estamos a olhar para a vitima logo nós e que temos que fazer, agora com 550 horas (epá 1550, o curso td, ainda vai), da a sensação que é um curso de novas oportunidades " não conseguiu em 3 anos, tente em 3 meses", aqui é igual!

eu vou ser teph sim, mas não vou pedir equivalencia, vou começar do zero, para saber o que estou a fazer, é esta a minha opinião!!

Gostava de ver comentários do pessoal ver o que pensam...

Anónimo disse...

Eu sou TAE e acabado de me licenciar em enfermagem e sem dúvida que quero ingressar na carreira, e sou de acordo que não deve haver redução de horas, eu irei fazer o curso do início ao fim. Competências sim, com a formação adequada claro. As 550 horas, a ser verdade, parece uma medida para agilizar a colocação de TEPH's na rua, mas atenção vamos devagar para poder perdurar e triunfar!!!

Anónimo disse...

ja agora, 5 anos de expriencia?? e quem trabalha numa siv (TAE) que esta habituado ao suporte "avancado" acho que ai a expriencia é maior, tanto na medicação, entubação e outras coisas que contempla a carreira!
pensem nisso

Anónimo disse...

ja agora n faço siv, alias nem nunca vi nenhuma, kual e o trabslho do tae na siv??? entuba?? canalisa?? ou a experiencia e so de observação???? pensem nisso!!

Anónimo disse...

Caros,
Como tudo na vida existem os que gostam e os que não gostam.
Pelo menos na carreira TEPH existe um processo de requalificação e não uma transição automática, como aconteceu em algumas profissões.
As 550horas são mais do que suficientes, alias são divididas em duas componentes fundamentais formação técnica e estágio.
Como todos os modelos de formação é um processo que termina com uma avaliação, quem passa segue que não passa fica.
Compreendo que alguns possam ter mais dificuldade, depende da forma como foram preparados e daquilo com que se preocuparam durante o exercício da vossa actividade.
Alias a entrada no curso de requalificação obriga a que tenham a recertificação em dia, por isso é tudo uma questão de estudo.
Em relação às competências que vão ser atribuidas relembro que muitas delas já as fazem, o que acresce são técnicas que são fundamentais para a aplicação dos diversos protocolos.
Outra questão que é necessário perceber é que o curso atribui competências genéricas, o exercicio das mesmas dependerá dos protocolos a serem implementados.
Já agora será que os TAS e TAES são tão burros que não podem apreender SAV ou ACLS em 550 horas, quando estes cursos são na prática de 14 horas.
Caros, aproveitem esta oportunidade e aumentem a vossa formação.
Já agora: Qualidade é um conceito muitas vezes deturpado. Qualidade não acenta na pessoa que presta o serviço, mas sim na sua capacidade de responder de uma forma eficaz às necessidades do cliente, neste caso do doente, que somente quer ser salvo.
Para terminar:
Recordo que ti«udo o que agora foi proposto e aprovado, já foi feito por colegas nossos, que aliás foram eles que implementaram o que o INEM tem hoje e que algusn se aproveitaram.

tae 2008 disse...

ó anónimo das 17:22/17:31,
um acesso venoso n se faz com uma agulha...
a tua CB n faz pataletas? dizes tu...

Anónimo disse...

tae 2008 não é uma agulha, a serio??? tas a gozar!!!

oh não a minha visão da EM caiu por terra com essa afirmação, realmente tinha razão naquilo que disse, não percebo mm nada disto!!!!

TAENORTE disse...

Enfermeiros nos quadros do INEM. Já começaram a assinar... e agora??o Pre hospitalar ja nao será só para nós... e se eles começam a crescer em numero??

TAE - AEMINIUM disse...

ó TAENORTE:

Mas quem é que lhe disse que o PH é exclusivo a TAE´s??

Poupe-nos a essas tendências facciosas!!!

tae do norte-2008 disse...

ó anónimo, mas tu continuas a insistir q é com agulhas????

n percebes mesmo nada pá.. reduz-te à tu CB..

TAENORTE disse...

Ó COLEGA AEMINIUM... MAS NÃO É O QUE NÓS DEFENDEMOS... QUE SOMOS OS UNICOS QUE DEVERIAMOS FAZER PH?
NAO ENTENDO...AINDA POR CIMA VINDO DE TI, QUE TEM EXPRIMIDO SEMPRE COMENTARIOS TAO ACIDOS EM RELAÇAO A ISSO.
NAO SOU FASCIOSO, O QUE TENHO É DUVIDAS. AINDA HA POUCOS POST ATRAS O ADMINISTRADOR DESTE BLOG PERGUNTAVA "ONDE ENFERMEIROS NO PRE HOPITALAR??"
E AFINAL PARECE QUE ELES TB SE VAO INSTALAR.

Unknown disse...

Os enfermeiros vão passar a fazer inter-Hospitalar, e não PH.
Por isso eles são necessários no INEM.

TAE - AEMINIUM disse...

TAENORTE

"TAE disse...
Os enfermeiros vão passar a fazer inter-Hospitalar, e não PH.
Por isso eles são necessários no INEM."


Subscrevo por inteiro.

Mais defendo a sua continuação nas vmer´s (se bem que aqui terá de ser introduzido um TEPH para a condução da viatura) e heli´s.

Repara, eu sou critico em relação aos enf´s, principalmente qd tentam abafar a nossa carreira e acima de tudo, por intoxicarem a opinião publica ao denegrirem-nos.

Mas efectivamente, há excepções (são poucas, é certo)...e não podemos esquecer os colegas que estão nas SIV´s!!!! Até que ponto podem ser prejudicados com comentários incendiários??

Saudações Inémicas

TAENORTE disse...

TAE
Vao fazer só interhospitalar???Entao e essas SIV´s espalhadas pelo país vao desaparecer???
Acreditas mesmo nisso??
desculpa mas eu tenho cada vez mais duvidas?

Anónimo disse...

tae 2008 deixa de ser burro!

Anónimo disse...

TAENORTE EU FAÇO-TE UM DESENHO:

SIV = INTER-HOSPITALAR (ENFERMEIROS INEM PARA A NOVA REDE DE TRANSPORTE DO DOENTE CRITICO, QUE ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO QUE ASSIM SEJA E QUE REVEJAM OS PROTOCOLOS SIV ELEVANDO AS COMPETENCIAS AOS ENFERMEIROS)

AMBULANCIA DE EMERGENCIA = EPH (TEPH COM SAV TOTALMENTE PROTOCOLADO E RIGOROSAMENTE AUDITADO )

ENTENDESTE AGORA?

Se bem que na minha opiniao os TAE deviriam continuar a existir no seguinte modelo:

TAE 210h + DAE + conduçao de emergencia para conduzir as VMER, as SIV e as Ambulancias de emergencia com TEPH.

Seria o primeiro degrau na nossa carreira como os EMT'B dos EUA e so depois evoluiam para TEPH que seria o segundo degrau, e o terceiro seria o TEPH Especialista.

TAENORTE disse...

ANONIMO DAS 00H33
SE ME FAZES UM DESENHO....?
EU ACHO QUE TU DEVES É ESTAR CONFUNDIDO.
ENTAO EU FAÇO UMA PERGUNTA E TU RESPONDES DESSA TUA ALTA SABEDORIA??
ONDE LESTE ISSO?ESTÁ ESCRITO ONDE? QUEM TE DISSE?O PRESIDENTE OU UM AMIGO TEU AÍ DO SINDICATO? AMIGO A QUAL EU NAO TENHO ACESSO.
ENTAO TU DIZES QUE AS SIV´S VAO SÓ FAZER TRANPORTE INTERHOSPITALAR.?
E QUERES ME EXPLICAR QUE VAO FAZER AS SIV´S (NA SEMANA PASSADA 51 ENFERMEIROS ASSINARAM QUADROS DO INEM)), VAO TODAS PARA OS HOSPITAIS, POR EXEMPLO LÁ PARA CIMA MAIS A NORTE EXISTEM 5 SIV´S,VAO TODAS PARA O HOSPITAL DE VIANA???
E SOBRE A TUA OPINIAO ACHO QUE SIM, E PRINCIPALMENTE SE OS TAE´S QUE TEM Q FAZER FORMAÇAO NAO FORES TU!
NÓS ESTAMOS SEMPRE A DAR TIROS NOS PÉS, AGORA VEM ESTE SR DIZER QUE DEVEMOS TER MAIS COMPETENCIA E FAZER MAIS COISAS MAS... A FORMAÇAO ERA O MINIMO, TEM PACIENCIA MAS EU NAO TOU DE ACORDO.
DEVEMOS TER FORMAÇAO PARA ASSIM REENVIDICARMOS COMPETENCIA, SÓ ASSIM É QUE DAREMOS PASSOS FIRMES.

Anónimo disse...

TAENORTE tem la calma que ainda se te rebenta uma veia!

Já te disse o que tinha a dizer.

As SIV vão OBVIAMENTE continuar a fazer primários mas quando o TEPH estiver implementado, o projecto siv VAI SER REMODELADO com protocolos revistos (que estou totalmente de acordo pois a maior parte dos protocolos actuais são no mínimo absurdos).

SERÁ UM PROJECTO PIONEIRO DE TRANSPORTE INTER-HOSPITALAR DO DOENTE CRITICO, ÚNICO NA EUROPA LOGO É PRECISO ENFERMEIROS!

A EPH será 90% exclusiva dos TEPH pois os outros 10% serão as VMER.

EU SOU TAE Á MUITOS ANOS, QUANDO AINDA NOS CHAMAVAM TAEM E DEPOIS PASSAMOS PARA TAS.

Agora faço-te uma pergunta, concordas que um TAE que acabou o curso há 6 meses que fez 210h de formação e 5 estágios em ambulância, ou seja 0% de CALO, faça 550h e passe a fazer certos e determinados actos?

Se achas que sim so posso determinar que ou andas a trabalhar num INEM diferente daquele em que eu trabalho ou andas com falta de vista, ou então és desses TAEs com menos de 6 meses a ainda andas com a tesão do mijo só pode...

Eu tenho estes anos todos de trabalho nesta area e garanto-te que se puder irei fazer a formação das 1550h.

Lutar pela nossa carreira sempre até ao fim custe o que custar, mas sempre com MUITA humildade e com os pés bem assentes na terra e não cair no mesmo erro de outras classes!

MAIS FORMAÇÃO = MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇOS PRESTADOS = CALAR A BOCA A CORPORATIVISTAS CEGOS

TAE NORTE disse...

Se bem que na minha opiniao os TAE deviriam continuar a existir no seguinte modelo:

TAE 210h + DAE + conduçao de emergencia para conduzir as VMER, as SIV e as Ambulancias de emergencia com TEPH.

Seria o primeiro degrau na nossa carreira como os EMT'B dos EUA e so depois evoluiam para TEPH que seria o segundo degrau, e o terceiro seria o TEPH Especialista

Isto foi exatamente o que o meu amigo anonimo disse, certo??
que as coisas se deveriam manter assim, nao fui eu q inventei nada.
O INEM onde eu trabalho é aquele onde ha TAE´s que acham que deve haver 2 tipos de formaçoes (550h 1 1550h)esse é o INEM onde eu trabalho!
O INM onde eu trabalho é onde alguns Colegas acham pelo facto de trabalharem no Porto sao melhores do que os outros, que trabalham noutras localidades (ou julgas que nao se sente isso).
Quem definiu esta Historia da horas diferente nao fui eu foram alguns colegas os chamados "do Porto" ou ou "de 2004".
A minha opiniao toda a gente a sabe devemos TODOS fazer as 1550h de formçao, até para nao chuverem criticas de outros lados, mas principalmente para nao haver divisoes entre nós.

Anónimo disse...

pois estou a ver que vamos ter de pagar e muito. não estou para desembolsar o dinheiro só porque alguem pensa que por ter mais 2 anos que eu é melhor. quem vai pagar as propinas? o sindicato vai fazer alguma coisa nesse sentido? espero que sim

Anónimo disse...

Amigos, como leitor assíduo do vosso Blog, e enquanto enfermeiro, apenas uma questão vos tenho a colocar?
Qual o vosso verdadeiro objectivo?
Querem fazer parte de uma equipa multidisciplinar que em conjunto proporciona uma melhor qualidade no serviço pré-hospitalar, em que, perdoem-me a expressão, cada macaco no seu galho faz o melhor para o qual foi devidamente e atenpadamente formado, para no final do turno "o saldo ser positivo"? Ou, aliás, o vosso objectivo é uma simples conquista de competencias de varias classes, "expulsando-as" da sua importancia no Pré-hospitalar, com o extra de poder "fazer zig zag nas cidades em boa velocidade"? É que não se esqueçam que a aquisição de novas competências acarreta novas responsabilidades e questões éticas, reafirmo, questões éticas que não se debatem em cursos de 1500 horas. Mais uma vez, não pretendo desprezar a vossa classe, não sou TAE mas já desempenhei funções em Pré-hospitalar sem ser como enfermeiro e admiro o trabalho de cada classe, reconhecendo a importancia de todos.
Obrigado pelo dom da palavra.

Cumprimentos
André Afonso