terça-feira, 2 de novembro de 2010

INEM vai adoptar as novas Guidelines do CPR

O INEM vai adoptar na íntegra as guidelines do CPR 2010, conforme post de 27 Outubro, pelo menos para SBV.

Estão a iniciar formações já com as novas recomendações, para SBV e DAE, apesar de as diversas Delegações estarem a adoptar timings diferentes.

Assim sendo os TAE passam a não pesquisar a cavidade oral na abordagem inicial á vitima, só se a ventilação não fizer expandir o tórax ai sim se faz a pesquisa.

Desaparece o VOSP para dar lugar ao VOS.

A situação dos DAE Lifepack 500 na paragem presenciada ter de se carregar na seta da direita também foi abolida, o aparelho faz logo a primeira análise quando se liga.
Desaparecem os 2 minutos de SBV antes da análise portanto.

Se após um choque recomendado, o DAE der indicação de choque não recomendado, já não se efectua VOSP nem VOS. Continuam-se compressões até existir sinais de vida evidentes.

A pausa de compressões é só interrompida para administrar o choque, fazendo-se mesmo quando o DAE efectua a carga.

Os novos manuais já estão a ser distribuídos.
Este algoritmo torna-se mais simples, mais rápido e mais eficaz.
Desfibrilhação precoce, compressões contínuas.

5 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente, voltamos as guidelines em vigor em 2000, onde a utilização do DAE era efectuada desta forma, a unica diferença desta guideline para a de 2000, é a não pesquisa da cavidade oral. Eu nunca vi com bons olhos, retirarem a primeira análise aquando se ligava o DAE. Porque, mesmo acontecendo remotamente, ainda encontrei pessoas em sbv, quando eu chegava ao local, mas como não era presenciada por mim, iniciava compressões. Ou mesmo não presenciada por mim, a vitima adulta poderia estar em fibrilhação ventricular, pela paragem se ter dado à pouco tempo, como apanhei algumas vezes com a guideline de 2000, tendo o dae indicado choque na primeira análise. Sem duvida, esta é uma forma mais pratica de sbv + dae.

Anónimo disse...

De facto assim faz mais sentido.

Anónimo disse...

Não sei se o aparelho faz logo a analise ou se somos nos que carregamos na seta da direita, mas o objectivo final é o mesmo.

Anónimo disse...

O DAE faz de imediato a análise. Assim que detecta os electrodos colocados, manda afastar para analisar.

Anónimo disse...

E o novo algoritmo do STAE não se publica:))) esse é inédito e digno de publicação