segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desfibrilhadores em espaços públicos

O novo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colocou o Programa de Desfribrilhação Automática Externa (DAE) no topo das suas prioridades e, desde que tomou posse, o número destes aparelhos disponíveis em espaços públicos mais do que quadruplicou. Ainda assim, os desfribrilhadores ainda não chegaram aos aeroportos.
«Há uma curva de aprendizagem que está a jogar a favor de todos, para que encurte o tempo», afirmou Miguel Soares de Oliveira, dando importância ao seu antecessor. «Além disso, há também dentro da própria equipa de coordenação a imposição passada por este novo conselho directivo do INEM de que isto é uma prioridade, portanto todas as outras tarefas devem ficar para segundo plano», explicou.

O programa está numa «situação muito positiva», segundo o responsável, em declarações à TSF, destacando a presença dos DAE em todas as viaturas do INEM. Quanto à cobertura nas viaturas dos bombeiros e Cruz Vermelha, parceiros do INEM, a situação será resolvida. Até ao final do ano, 38 corporações estarão abrangidas pelo programa, disse Soares de Oliveira.


7 comentários:

Anónimo disse...

100% de acordo com a colocação de DAE em espaços publicos. Fico com algumas duvidas sobre a minha actuação em caso de ocorrencia com um elemento no local com DAE, mas aplaudo.
Senhores enfermeiros, coloquem os olhos nos TAE, não sentimos isto como usurpação de funções ou um atentado ao TAE, chama-se evolução. Só desta forma é possivél tentarmos ter maior sucesso na tentativa de reverter a FV, porque não podemos estar em todo o lado.
Sr. Presidente, estamos num bom caminho, mas há também outras prioridades.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

TEHP JÁ NÃO É SEM TEMPO... É SÓ PROMESSAS...

Anónimo disse...

RUA com o enfermeirame... nem sabem colocar bancas, só chumbam pessoal... ponha os olhos nas recertificações tudo alegre...

Anónimo disse...

De que adianta colocar Desfibrilhadores Automáticos Externos em locais públicos se legalmente quase ninguém está autorizado a utilizá-los? Para efeitos de utilização desses equipamentos é necessário ser portador de um cartão acreditado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica comprovativo de que a pessoa em causa possui competências para a utilização desse equipamento e está autorizado e usá-lo. Mesmo que alguém possua um Curso de Suporte Básico de Vida com DAE e saiba manusear o equipamento, legalmente não o pode fazer sem esse documento. Portanto, de nada vale colocar DAE's em locais públicos sem previamente se alterar a legislação.

Anónimo disse...

Ao comentário anterior...
Acho que está um pouco desatualizado.

Anónimo disse...

acabei de gozar uma semaninha de férias na republica dominicana, e qual é o meu espanto quando estava a regressar e vou ao WC e vejo um DAE...quase escondido...
nós devemos ser muito burros... ou ter um lobby muito grande...