domingo, 28 de novembro de 2010

Bombeiros recebem formação DAE

As 30 corporações de bombeiros mais solicitadas em Portugal estão a receber formação do INEM para reanimar pessoas com choques eléctricos. Em Janeiro recebem os desfibrilhadores.

Esta é a primeira fase de um programa que visa dotar as ambulâncias de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e dar formação a cerca de 250 bombeiros para que saibam utilizar o aparelho de forma segura e eficaz, explicou Miguel Soares de Oliveira, presidente do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), acrescentando que esta estará concluída no final de Dezembro.

Isto significa que não só as ambulâncias do INEM afectas aos bombeiros terão um DAE, como haverá em cada corporação pelo menos seis operacionais preparados para usá-los, de forma a cobrir as 24 horas do dia.

O programa implica ainda a instalação de um dispositivo electrónico que grava e monitoriza todos os procedimentos, dando assim cumprimento à legislação, que prevê o acompanhamento por parte de um médico, disse Miguel Soares de Oliveira, explicando que seria difícil que cada corporação tivesse um médico.
(In Público)

Existem inúmeros CB, que não conseguem manter os 2 TAS que o INEM exige para a manutenção do Posto PEM, muito menos 6 operacionais de DAE.
É uma medida tardia, mas da forma como vai ser implementada estamos mais uma vez a colocar “a carroça á frente dos bois”.
Primeiro tem que se assegurar que os PEM dos CB realmente cumprem a legislação, relativamente ao número e qualificação de tripulantes exigidos por Lei, e só depois dota-los de DAE, ou corremos o risco de termos ambulâncias com DAE e 1 TAT ou TS como é agora reconhecido.

15 comentários:

Anónimo disse...

Falando daquilo que conheço, a média de utilizações vai ser 1 em 100, por falta de TAS e de TAS com formação em DAE. Mas acho que o Dr Miguel está a desenvolver um trabalho notável, como mais ou menos dores de cabeça, está fazer andar o que já tinha môfo... Alguém me sabe dizer se nós (TAE's) vamos poder operar estes DAE's?

Anónimo disse...

boas..
anonimo de 28 de novembro 19.01
concordo ctg,na verdade de analisar - mos estes 3 meses salvo erro do dr miguel na presidencia do Inem,ele consegui ja resolver assuntos que estavam guardados á algum tempo bem haja á direcçao presidida pelo dr miguel.

A questao de nos TAE´s operar estes DAE´s o mais certo sera termos formaçao tambem com os restantes nossos dos bv. mas aguardemos..

JMS disse...

Pessoalmente não concordo que os tae´s que fazem parte de corpos de bombeiros tenham de fazer a formação de DAE, porque já possuem a mesma, um operacional de dae é-o em qualquer sitio independentemente do modelo do aparelho. Não há necessidade de estar a dar formação a quem já a tem, é mais lógico dar aos elementos dos bombeiros que estejam mais tempo no quartel.E quanto há formação não é necessário ser TAS para a fazer, um TAT ou TS podem fazer.

Anónimo disse...

tal como um dae é um dae em qualquer lado!! ou so os dae que o inem certifica e que são bons???

cheira é a compadrio e tacho!!!!

Anónimo disse...

Pelo o que sei não existe necessidade dos TAS dos bombeiros fazerem essa formação, porque faz parte da formação dos TAS formados na ENB aplicação do DAE, e conta para avaliação final quer pratica ou teórica.

Já agora as primeiras ambulâncias a utilizar o DAE foram dos bombeiros, da zona da Amadora-Sintra, não foi no INEM como se agora pregoa, além disso existem inúmeras empresas a dar credenciação do uso do DAE e muitos bombeiros aplicam o DAE já a vários anos através de outros projectos alem do INEM, o do INEM somente ira ser mais um como toda agente sabe.

Anónimo disse...

Ui... Ja começam a tirar o dae aos taes... estao a tirar-vos comptencias senhores taes

Anónimo disse...

e dizem pre hospitalar para TAE´s e agora dae para bombeiros, Sr presidente do STAE mexa essa gordura e faça alguma coisita em nossa prol. e chega de tachos... é melhor ires á delegação veres os novos chefes....

Anónimo disse...

Novos chefes?
Quem?

Anónimo disse...

DJP e FAR

Anónimo disse...

Isto só em Portugal mesmo. Deixem de atirar tiros para os pés, sff.
Em mais país algum é necessario formação adequada e certificada para utilização do DAE, como diz algém "é a prova de estupidos: basta seguir o que ele diz"...
Srs TAE'S ou TAS´s tenham calma e lutem pela união. Se vos vão dar mais competencias e ainda por cima reconhecidas, aproveitem e aumentem a vossa credenciação. Basta de olhar para o umbigo. Nunca como agora o lema Vida Por Vida fez tanto sentido. Respeitem o outro e revejam-se nele.
TAEM 1976

Unknown disse...

"Vida por vida"?
1º Condições de segurança.
O reanimador não se deve expor a perigos que coloquem a sua segurança e da vitima em risco maior ao que já está exposto.
Vida por vida?

Paulo Ferreira disse...

e dizem pre hospitalar para TAE´s e agora dae para bombeiros,

Sobre esse comentários muito interessante, somente gostaria de saber se os elementos que operam os DAE nos centros comerciais são TAE OU TAS?

Os senhores esquecem que a vossa formação em dos TAS, TAE foi um termo pomposo usado pelo INEM para a comunicação social, os senhores são somente um produto do INEM, fora disso não existem.

Anónimo disse...

Caro Paulo Ferreira

O TAE não foi um termo pomposo, o TAE foi o nome que o INEM como entidade empregadora deu aos funcionários TAS, no seu quadro interno de pessoal, e só depois veio a ideia de criar uma carreira nova que realmente acabou por se implementar nos Açores.

Nível 1 = TAT, apenas transporte de doentes não críticos.

Nível 2 = TAS, profissional que aplica medidas de SBV, Suporte Básico de Vida.

Nível 3 = TAE, profissional que aplica medidas de SAV, Suporte Avançado de Vida.

La não havia enfermeiros para bloquearem evolução, e todos estes profissionais que refiro são bombeiros PROFISSIONAIS, pois como todos nos sabemos la não há INEM.

Mas meu caro, essa era do dividir para reinar "GRAÇAS A DEUS JÁ LA VAI Á MUITO TEMPO", por isso palhaçadas desse género, como conflito que o senhor tenta lançar para aqui, nenhum TAE tem interesse em alimentar, EXCEPTO SE COLOCAM EM RISCO O BOM NOME DA FIGURA TAE OU AS VITIMAS QUE DEVEM SER SOCORRIDAS DE FORMA CORRECTA, e aqui incluo o acompanhamento do doente na célula sanitária aquando do transporte para o hospital, ou a correcta avaliação de um doente ou o simples facto de não se fumar dentro das ambulâncias, ou o uso de fardamento de incêndios florestais dentro das ambulâncias, ou a condução de ambulâncias de luvas de látex conspurcando toda a cabine de condução, passagens de dados simplesmente mirabolantes que até parecem retiradas de uma comédia, comandantes a pedir VMER com aquele critério de emergência medica bem gravíssimo, o:

"porque eu sou o comandante e estou a pedir...

Mas como está a vitima? Pg do CODU...

Resposta do comandante: Sei la não sou medico, quando a VMER chegar logo diz como está..."

Bem estaria aqui o dia todo e seria sem duvida um dia bem passado...

Lembra-se daquele ditado dos telhados de vidro?

Sou bombeiro voluntário há mais de 15 anos, com o posto de 1ª Classe, conheço bem os podres tanto dos bombeiros como do INEM, e garanto-lhe que os bombeiros superam o INEM em larga escala.

Preocupe-se em fazer o seu trabalho e dignifique a sua farda que infelizmente 90% de nós bombeiros não a dignificamos.

Anónimo disse...

ó novito comnd ainda agora chegaste a comandante e já estas a espingardar olha que o poleiro não é de pau firme... cuidado...

César disse...

Acho surpreendente!! Várias corporações vão utilizar o DAE e mais uma vez os frustrados que tem a mania que sabem, mas não sabem nada, atacam o INEM e os seus funcionários! De uma vez por todas, já entrava nessas cabeça duras que ninguém está aqui para tirar o lugar de ninguém, mas sim para se fazer o melhor pela população! Ou estou enganado!?
Já foi explicado o que significa TAE, é um funcionário do INEM, FUNCIONÁRIO, OK!!! Que possui como formação TAS, DAE, Condução!! Esclarecidos!! ainda bem!!
Agora falando a sério, ainda bem que o programa de DAE se está a expandir, e que venha o aumento de competências no Pré-Hospitalar, existe espaço para todos, Bombeiros, TAE's/TEPH's, enfermeiros e médicos!!
A sério, deixem-se de criancices e mostrem-se adultos e verdadeiros PROFISSIONAIS que são!! Ou não!?
Cumprimentos a todos!!