terça-feira, 9 de novembro de 2010

INEM vai pagar vencimentos em atraso de enfermeiros dos CODU

O INEM vai pagar os vencimentos em atraso dos enfermeiros do CODU de Lisboa e Coimbra, relativos aos meses entre Janeiro e Junho, no valor total de mais de 63 mil euros. Para os enfermeiros a decisão “peca por tardia”.
Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o assessor do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garante que este “é mais um assunto que está resolvido” depois de o conselho diretivo do INEM ter feito um “levantamento exaustivo” de todas as situações de pagamentos em atraso.
De acordo com o assessor do INEM, o levantamento veio mostrar que só existiam pagamentos por regularizar com enfermeiros que tinham prestado serviço nos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes) de Lisboa e Coimbra.
“Deste modo, após ter sido efetuado um levantamento de todas as situações que aguardam regularização, o conselho diretivo autorizou hoje o pagamento aos enfermeiros que prestaram serviço nos CODU de Lisboa e Coimbra, entre os meses de janeiro e junho deste ano”, adianta o assessor.
De acordo com a mesma fonte, o montante em causa ultrapassa os 63 mil euros, divididos entre 38 199,60 euros no CODU de Lisboa e 24 837,60 no CODU de Coimbra.
“As transferências dos montantes para os enfermeiros vão ser feitas ao longo da próxima semana. Após o seu pagamento, todas as dívidas relativas a este assunto ficam regularizadas”, adianta a fonte.
Contactado pela agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse não ter tido ainda conhecimento oficial da decisão do INEM, mas acrescentou que era “inadmissível” que as remunerações dos enfermeiros não tivessem ainda sido pagas.
“O Sindicato dos Enfermeiros congratula-se [com esta decisão]. Só peca por tardia e esperamos que situações como esta não voltem a acontecer”, disse José Carlos Martins.
O presidente do SEP lembrou que vários enfermeiros tinham já avançado com processos de contencioso para reaverem o dinheiro em falta e que esses processos ficarão sem efeito se os pagamentos forem efetuados até ao dia 19, altura em que o SEP reúne com o conselho diretivo do INEM.

Os TAE estão á espera desde sempre das horas compensatórias de turnos extra e feriados...

1 comentário:

Anónimo disse...

E a quantos enfermeiros o INEM devia tanto dinheiro???? 5??? 6?? alguém sabe?