quinta-feira, 19 de agosto de 2010

STAE reune com SEAS

O STAE foi recebido, dia 18 de Agosto, pelo Exmo. Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Esta audiência urgente foi solicitada pelo STAE devido aos últimos desenvolvimentos registados no INEM, nomeadamente no incorrecto envio da carta referente ao pagamento do subsídio de turno no subsídio de férias do ano de 2009 e a tentativa de alteração do horário de trabalho (de turnos de 12 horas para turnos de 8 horas) por parte dos Recursos Humanos do INEM.
Expusemos ao Exmo. Sr. Secretário de Estado toda a nossa indignação, perante estes últimos “ataques” executados pelo INEM, alterando, sem qualquer tipo de pudor, os acordos e decisões tomados em reuniões entre STAE e INEM, mesmo aqueles em que o Exmo Sr. Secretário de Estado participou.

O Exmo. Sr. Secretário de Estado, disse não compreender a atitude tomada pelo INEM, no entanto garantiu-nos que nenhum valor será cobrado até que houvesse o acerto de contas relativo a horas extras e feriados em dívida desde 2005. Realçou, mais uma vez, o envio de uma carta a esclarecer que o tempo e o modo de pagamento serão feitos de acordo com o trabalhador e o INEM, dando assim a margem de manobra necessária para se resolver toda esta situação embaraçosa.

Relativamente à alteração de horário de trabalho, medida essa decidida mais uma vez pelo Departamento de Recursos Humanos do INEM, sem o acordo do STAE, foi nos garantido que o Ministério da Saúde dará indicações claras ao INEM que caso o INEM deseje proceder à alteração de horário, este só será através de acordo entre INEM e STAE, caso não haja acordo, como se torna óbvio, não haverá alteração.

O STAE demonstrou ao Exmo. Sr. Secretário de Estado o profundo desagrado para com a Direcção do INEM, desde as suas propostas à incapacidade de solução de problemas, tudo resulta numa política contraditória entre acção e palavra.

11 comentários:

TAE- Aeminium disse...

Eu não me importava de fazer turnos de 8h....desde que me deixassem fazer 2 turnos seguidos, claro!!!

Tudo é negociável!!

Anónimo disse...

Qause que aposto que nos vão descontar no ordenado... pelo andamento da carruagem...

Anónimo disse...

turnos de 8 horas nem pensar!!!

Anónimo disse...

Sra Dra Anabela Verissimo... Demita-se antes que a demitam... ja faltou mais. Saia pela porta da frente e nao pela porta do cavalo... ou egua

NOX disse...

Acho que já está mais que na hora de esta senhora que só nos prejudica sair...

Anónimo disse...

Tou a gostar cada vez mais deste STAE...parabens...força nesta luta.
quanto as 8 horas nem pensar...eram mais deslocaçoes, logo mais gastos...

Fiquem bem...

Anónimo disse...

Enfim...como podem defender 12horas num serviço que implica concentração,destreza,bem estar fisico e psicologico?
Depois acontecem acidentes como o de Faro ou o do Porto e admiram se que o INEM nada faça para ajudar os tae envolvidos,e despedindo-os.
Defendo as 8h e é o único ponto em que não concordo com o bom trabalho do stae.
Ate acho que como funcionarios de saude teriamos turnos de 6 horas como no hospital tem,sendo permitida a acumulação de 2 turnos.
Agradaria a gregos e troianos.

Anónimo disse...

Bem, não deves estar no INEM desde a história da luta dos turnos de 12 horas senão não falavas assim.
O unico motivo porque se ficou com as 12 horas foi porque o INEM não deixou que fosse de outra maneira. E já para se conseguir as 12 horas foi uma luta diabólica.
Qualquer TAE preferia turnos mais pequenos, desde que os pudessem acumular (ou juntar, como preferirem). O INEM é que não deixou que fosse assim. Se assim fosse, se calhar ainda tinhamos turnos de 8 horas... mas a poder juntar dois seguidos.

Abraços a todos e parabéns ao autor do BLOG por esta excelente iniciativa.

Anónimo disse...

citar
Anónimo disse...
Bem, não deves estar no INEM desde a história da luta dos turnos de 12 horas senão não falavas assim.
O unico motivo porque se ficou com as 12 horas foi porque o INEM não deixou que fosse de outra maneira. E já para se conseguir as 12 horas foi uma luta diabólica.
Qualquer TAE preferia turnos mais pequenos, desde que os pudessem acumular (ou juntar, como preferirem). O INEM é que não deixou que fosse assim. Se assim fosse, se calhar ainda tinhamos turnos de 8 horas... mas a poder juntar dois seguidos." Estou perfeitamente a par e tenho certeza que não conheces a realidade a nivel nacional, muito menos deves ter noção do que é realmente trabalhar a sério no INEM,caso contrario não defenderias este tipo de turnos.Caso sejas trabalhador do inem so podes tar numa aldeia qq onde a tua ambulancia faz 1 ou 2 serviços po cada 24 horas.Se trabalhasses nas sbv de Lisboa ou Porto certamente não pensarias assim.Se 12 horas é excessivo muito mais seria 8+8.Alem disso queres que se cumpra a lei nos subsidios e noutros pormenores mas no que respeita a horários já queres que INEM feche s olhos.VERGONHOSO

NTT-DRLVTA disse...

Boas pessoal

Desde já queria felicitar o autor deste espaço por esta excelente iniciativa, e espero que se torne um local de encontro para todos nós TAE e que consigamos debater os nossos problemas e com a partilha de opiniões e diferentes pontos de vista possamos encontrar o melhor caminho na nossa profissão.

Em minha opinião os melhores horários seriam turnos de 6 horas no CODU como faz a PSP na central do 112, e turnos de 12 horas (cumprindo verdadeiramente a pausa) nas ambulâncias.

Seriam menos cansativo para os operacionais e tornaria bem mais fácil uma gestão de horas no final do mês.

Por exemplo 7 turnos de ambulância (12h) e 14 turnos codu (6h) num total de 21 turnos mensais, depois dependendo da origem do trabalhador(contrato inicial TAE ou TOTE) assim se orientavam os 60%-40% que se falam ou seja num profissional de contrato de origem TAE poderia tem um horário de 10 turnos de ambulância 8 de CODU, quem tivesse um contrato de origem TOTE teria um horário de 18 turnos CODU e 5 ambulância mas claro este "ratio" teria sempre de ser negociado com quem de direito.

Isto foi um exemplo e sei que as contas são feitas em termos de horas mensais mas para exemplo em turnos fica mais fácil expor a opinião.

Que tem a dizer sobre isto?

Anónimo disse...

essa lógica é muito bonita mas deixa-me elucidar te melhor.
Os agente da PSP também fazem turnos 6h na rua pois é o adequado a realidade da profissão,logo deveria ser igual no INEM.No hospital também se fazem 6h logo não percebo o porque de desgastar os tae com 8h ou 12h, quando não recebemos subsidio de risco nem de condução como nas profissões semelhantes.Para aqueles tae que ganham a trabalhar noutro lado,seria permitido acumular 2 turnos de 6h,sendo o tae responsabilizado pelo risco dessa opção, tal como acontece no inem quando se faz uma troca e se prescinde do descanso obrigatório.Já no codu não vejo qual o problema de se fazer 8h,apesar de tambem ser stressante.