segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reentre

Estamos a entrar em Setembro e ainda pairam muitas dúvidas no ar, e as certezas são escassas.
Apenas a certeza da carreira e de uma grande luta pela frente.

A carreira está aprovada pelo secretário de estado, contra a vontade da Ordem dos Enfermeiros, e dos Sindicatos dos Enfermeiros, mas com a aprovação do MS, INEM, Ordem dos Médicos, STAE ANTEPH E SINAPEM.

Falta serem publicados os diplomas legais, para que todos os ministérios (Ministério da Saúde, Finanças e Educação) possam definitivamente aprovar todos os aspectos da carreira.
A esse respeito existem muitas “informações” contraditórias, que dão como “morta” a carreira TEPH. O que não nos podemos esquecer é que a carreira TEPH não é um capricho de quem quer que seja, mas antes uma necessidade absoluta para este País.
Não valeu a pena tentar abafar ou controlar este processo, nem vale a pena continuar a tentá-lo.
Está feita a carreira. Está aprovada. Existe!

Novos colegas (TAE e TOTE) iniciam agora trabalho, aumentando assim o número de efectivos do INEM. São operacionais que fazem serviço em ambulâncias e serviço no CODU.
De estranhar é que o contrato destes novos profissionais seja para exercer funções de TAE, e não de TOTE, estando a cumprir 2 horários distintos (12h e 8h).

As linhas de orientação do CODU, para saída de ambulância e/ou transporte ao SU, estarão para mudar (para melhor?!), baseando-se numa relação de confiança CODU/TAE, que é coisa que não existe neste momento. Mas pela vontade dos responsáveis, não parece que tal venha a acontecer, pois esta mudança exige esforço, determinação e coragem.

Vão ser efectuados os acertos relativos às horas compensatórias de feriados e turnos extra, assim como o acerto do subsídio de turno pago indevidamente em 2009.
E deveriam ser acertadas outras contas com a direcção de recursos humanos, que continuadamente atenta contra os nossos direitos e carreira.
Não se entende como é que uma directora de recursos humanos além de ir contra ordens directas do SEAS, de actuar á revelia, e de tentar prejudicar constantemente o bom funcionamento da instituição e nomeadamente os TAE’s, ainda continua no poleiro a planear a próxima etapa do que parece ser uma “vendeta” contra os funcionários do Instituto.
Diz esta “senhora” que deveriam passar os turnos dos TAE para 8h, no entanto continuamos a ver outras classes profissionais a trabalhar 24h, quando onde e como lhes apetece. O que nos leva a próxima questão.

O que andam a fazer alguns elementos de coordenação da DRN?
Na DRN avizinham-se mudanças difíceis. Conhecida por ser uma delegação que “atropela” constantemente as directivas do CD do INEM, e onde existe falta de coordenação e motivação, a DRN é neste momento uma Delegação em “cuidados paliativos”, que mais parece uma delegação da Directora de recursos humanos…

Por exemplo SIV’s ficaram proibidas de efectuar turnos de 24h (para TAE). Foi esta a ordem que saiu da DRN, mas a mesma pessoa que deu esta ordem, pouco depois foi á SIV fazer um turno… de 24h.
Ao proibir turnos de 24h (12h+12h) está a prejudicar os colegas que foram colocados nesta ambulância, obrigando-os a efectuar o dobro das viagens, tendo o dobro da despesa que tinham até aqui.
É certo que as 24h nunca foram regulamentadas, mas enquanto foi da “conveniência de serviço”, ninguém falou que seria ilegal, mas agora que é necessidade (mais que justificada) dos TAE, já não se pode fazer 24h.
Estão a ser colocados mais 4 elementos em alguns grupos de 2 Ambulâncias, havendo neste momento um excedente de TAE’s o que obriga a que não possam efectuar as horas mensais na sua totalidade, ficando assim obrigados a acumular horas no banco de horas.

Se for da conveniência de serviço, podem-se ter mais de 6 dias de trabalho consecutivo, ou mais de 5 folgas seguidas. Tudo depende do coordenador de BackOffice.
Mas se for por pedido do trabalhador, seja porque motivo for (inclusive formação da área as custas do próprio trabalhador), a resposta é sempre a mesma: A Lei não permite. A não ser que seja da conveniência de alguns, defendendo assim o corporativismo de alguma classe profissional.

Faz-se o que se quer e apetece, impunemente.

As Ambulâncias do Instituto devem ser tripuladas por 2 TAE, disso já ninguém tem duvidas, com excepção da Recém-nascidos, que como sabemos é com um TAE e equipa Médica.
Se assim DEVERIA ser porque continuam a ser assegurados turnos por pessoal não-TAE? Nomeadamente pessoal da Logística, cujo contracto de trabalho é LOGÍSTICA, e continuam a efectuar turnos extra de Sexta para Sábado e ao fim de semana durante o dia? É por falta de TAE’s para colmatar alguma falta? Não! É por falta de coordenação e competência da DRN.

Mas é compreensível que estas situações aconteçam. Afinal existem 7 coordenadores de BackOffice (enfermeiros) o que torna propicia a criação de problemas onde não existem. Os problemas nesta delegação são proporcionais ao número de efectivos de BackOffice.

A forma de tratar deste “cancro” é com a demissão dos órgãos desta delegação, a começar no delegado regional e a acabar nos pseudo-coordenadores de recursos humanos, que só fazem o que lhes convêm, tal como os turnos extra de Sábado para Domingo em SIV’s distantes da delegação, com deslocação em carro de serviço.
Mas quando chega a hora de corrigir fichas de PCR das SIV e SBV’s (coisa que dá trabalho), conferir folhas de horas, etc, colocam-se TAE’s a fazer o serviço de administrativos ou mesmo de enfermeiros.
Já basta de tanto atropelo e de tanto encher os bolsos á custa de terceiros. O caminho para estes senhores tem que ser traçado rapidamente, correndo o risco de se tal não for feito, se manter o declínio desta delegação e consequentemente do próprio INEM.


Mas esta é uma altura de união e não de desunião.
Se existe um tempo em que TODOS os TAE e TOTES se precisam de unir é AGORA.
É tempo de deixar as quezílias para trás, e lembrarmo-nos que os nossos objectivos não são a curto prazo, mas sim a médio - longo prazo.
É tempo de apostar em nós (TAE e TOTE) em detrimento das “chefias” que só orientam os seus próprios interesses.
Se não nos unirmos agora, se não lutarmos todos pelos mesmos objectivos, então não valeu o esforço dispendido, não conta o suor e as lutas travadas até aqui. Porque se não há união, não somos melhores que eles. Desunião é sinónimo de interesses pessoais e de interesses de outras classes, que só querem “dividir para conquistar”.

É do nosso futuro que se trata. Da nossa carreira. Do futuro da Emergência Médica em Portugal. Não tenhamos dúvidas, o Pré-Hospitalar está nas nossas mãos. Só não o podemos deixar fugir virando as nossas forças e lutas para o lado errado.
Não vamos olhar para os outros de cima para baixo. Não vamos tentar ser superiores a nada nem a ninguém. Vamos olhar os desafios olhos nos olhos, ao mesmo nível, porque NÓS somos superiores a guerrinhas sem sentido, e a indivíduos que só querem semear discórdia, na tentativa de encher os bolsos a custa do “Zé-povinho”. Já chega!

Seremos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, mas seremos sempre Técnicos de Ambulância de Emergência; somos nós que vamos à luta, para garantir um futuro melhor para os TEPH.

11 comentários:

Anónimo disse...

Uma bom post cheio de verdades que custa a mts ouvirem.

A logística só faz turnos extra para pagar favores aos senhores enf das delegações.

Cambada de chulos...

TAE- AEMINIUM disse...

Belo texto!!

De facto, não tenho conhecimento efectivo daquilo que se passa nas outras delegações.
Uma coisa é certa, em Coimbra a motivação de TAE´s está em crescendo.

Os enf´s saíram do back office (Graças a Deus) e entrou agora um TAE para a coordenação do SAE (parte de TAE´s)!

Felizmente, estão todos motivados (chefias) e tenho a certeza que no bom caminho.

Em relação à carreira...ver para crer!!
Venham de lá indicações para acções concretas que o povo adere.

Em Coimbra o STAE era mto criticado
...tendo em conta que a coordenação era composta por enf´s!!!
Ninguém se podia manifestar a favor do sindicato sob a pena de serem prejudicados!!
Por exemplo, nas transferências, idas a eventos, marcação de extras...

Convinha o STAE passar agora na deleg de Coimbra. Iriam granjear bem mais apoio...tendo em conta que já há mais "liberdade de expressão".

A directora Regional está a ser 5 estrelas com os TAE´s...todos em volta de um projecto comum.

No que diz respeito a SIV´s...tirando 2 ou 3 ovelhas ranhosas da DRC os enfermeiros desta deleg não dão problemas nenhuns!!
(estão ali para ganhar dinheiro...e bem...note-se que há enf´s com cerca de 20 extras por mês)


Venham de lá mais opiniões para debater!!!

tae disse...

na drn o que interessa é que os enfermeiros do backoffice tenham os seus turnos extras... e que os seus amigos enfermeiros bufos no terreno tb os tenham! e beneficiar tb alguns tae's bufos nas suas transferências absolutamente arbitrárias! o resto é treta..
espero que a limpeza comece e bem rápido!
moreiras, marinas, rochas, etc...
acho que todos já provaram que n têm arcaboiço e estofo para a tarefa...
pq ser coordenador n é só ir pro parque do hsj esconder-se atrás das árvores e ver o que se faz no parque...

TAE- AEMINIUM disse...

Pois, no que se refere à DRC (e aos enf´que entretanto saíram) também houve transferências com contornos...estranhos!!!


No entanto, agora é justo: quem quiser faz um oficio à Deleg. Reg....e a transferência é por ordem de entrada dos ofícios!!!

(justo e simples)

Força DRC!!!! Vamos mostrar o que valemos!!!!!

Anónimo disse...

Quero desde já agradecer e felicitar o colega que teve esta iniciativa de criar um espaço, onde nós TAE´s podemos aprender e partilhar entre nós.
Este post, não vem por acaso, todos os TAE´s da DRN são conhecedores dos problemas da DRN, problemas que muito certamente irão ser resolvidos a curto espaço de tempo. O problema da delegação é grave, muito grave, pois perante sistemáticos atropelos os TAE´s ganharam coragem e chegaram á conclusão que o principal objectivo é a DEMISSÃO de toda a coordenação.
Temos um delegado regional que nada faz, nada sabe, a única coisa que ele dá a entender e que sabe fazer muito bem, é prejudicar os TAE´s. O responsável do SAE Norte é uma pessoa que de tudo faz para prejudicar, humilhar e tomar decisões absurdas que visam unicamente prejudicar os TAE´s, depois temos os outros que se julgam CHEFES, se são chefes ninguém sabe, pois a própria direcção do INEM diz que não deu e não dá qualquer titulo de chefes ou coordenadores a esses senhores.
Em relação a elementos não TAE´s a realizarem turnos em horas extras em ambulâncias de emergência é verdade, realizam turnos em regime de horas extras ao fim de semana e noites, onde se deslocam em viatura de serviço ás custas de todos nós!
Mas não adianta andar para aqui a falar e a relatar o que toda a gente já sabe, a única coisa possível a fazer é demitir toda esta gente.
Também como já é de conhecimento de algumas pessoas, pelo menos um TAE já foi abordado por quem de direito se estaria interessado em assumir a coordenação do SAE Norte, pois esse TAE só demonstrou que é uma pessoa coerente e sensata, e que realmente se preocupa com o bem estar de todos os TAE´s, disse que aceitava de bom agrado, com uma única condição, que o delegado regional também fosse substituído, pois não trabalha com pessoas que querem o mal estar e que compactuam contra os TAE´s e a direcção. Segundo o que se sabe, a pessoa em questão é um TAE que defende diariamente os TAE´s com unhas e dentes, não admite que ninguém passe ou tente passar por cima de qualquer colega seu, por vezes é prejudicado em prologo dos outros pois a única coisa que ele defende é que os TAE´s tem que ser respeitados. Muito em breve isto irá acontecer na nossa delegação, e quando esse dia chegar será um dia de festa para todos nós.
Não posso deixar de deixar uma palavra para todos os corpos sociais do STAE, em meu nome e em nome de todos os colegas meus, MUITO OBRIGADO pelo que fazem e como o fazem, vocês são uma mais valia para todos nós.
Faço um apelo a todos os meus colegas, sejam unidos, só todos juntos é que iremos conseguir os nossos objectivos, não se deixem intimidar por estes senhores, eles não são ninguém dentro do instituto, a imagem do INEM somos todos nós.
Um braço para todos e tenham um pouco mais de calma, o nosso dia está para breve.

TAE - DRN

Anónimo disse...

Deixo a minha opinião, não tenho nada contra o pessoal da logística, mas estes elementos realizam um trabalho importante no INEM.
Contudo a sua função é precisamente apoio aos serviços de emergência médica, não integrar as ambulâncias.
Não compreendo como as escalas saem completas pelos coordenadores dos TAEs até ao dia 15 e depois os enf. coordenadores aqui saliento sobretudo um elemento, tira um TAE da escala e coloca um elemento da logística em turno extra e sempre noite de sexta para sábado e de sábado para domingo.
É uma vergonha, o STAE devia denunciar casos como este...

Anónimo disse...

È verdade deveriam mudar muitas coisas na DRN, incluisive aqueles que bricam aos tae´s que nao passam de meros bombeiros, mas com mta ignorancia e que pensam ser mais do que prf. doutores, olhem para o nosso sindicato sempre a lutar em prol proprio, e nada se faz, pois tem as costas quentes do tio abilio....

Anónimo disse...

Uma coisa que me revolta: Os novos TAE/TOTE, com horário misto composto por turnos de 8 e 12 horas, são operacionais de rua e de CODU... cujo contrato os identifica como TAE! Não era suposto que o aumento de competências significasse tambem aumento remuneratório? E qual o enquadramento legal para o exercicio das funções destes operacionais nos CODU?

Anónimo disse...

Queria que publica-se o comentário que teria em seu poder no que diz respeito ás deslocações do RAR, o super presidente, de avião para lisboa e algarve, a fim de debater reuniões sindicais. Este que nem trabalha e coloca sempre dispensas ao domingo, para ir a serra da estrela, deve ter que aliviar os bolsos. Já não é TAE, ou njão tem de trabalhar como todos. O sindicato estou a ver que só serve para interesses proprios e pedir que os coloquem em lugares de formação responsaveis e idas a eventos.
Expliquem PF, estou farto de ser sempre quem paga a dar o coiro.
OBG

Anónimo disse...

ó anonimo das 11:54 ja te identificavas nao?
e ja agora se quiseres explicações podes sempre perguntar ao RAR. vais ter com ele as bases, ele trabalha Sabado 18 e Domingo 19. Assim ja falas com ele... enfim

Anónimo disse...

Este deve ser daqueles que, ou quer o lugar do RAR, ou é LC.

Ó amigo o RAR esta muitas vezes no STAE a trabalhar durante as suas folgas.

RAR estamos contigo, arrebenta com eles, pois falta muito pouco.

Abraço

TAE-DRA