Ultimamente temos vindo a ser bombardeados com notícias sobre o INEM, quer sejam relativas ao SAE, ao CODU ou mesmo á Direcção do Instituto.
Para quem trabalha no INEM e todos os dias (e por vezes é mesmo TODOS os dias) luta para que o sistema funcione o melhor possível, é frustrante estarmos continuamente a ser atacados, e a ver o nosso BOM trabalho esquecido em detrimento das falhas que são inerentes a um serviço de emergência.
Li recentemente que num acidente em Lisboa, quando se ligou 112 a chamada foi prontamente atendida (óptimo) e depois transferida para o CODU, que (diz quem ligou) deixou a espera com uma mensagem gravada dizendo que iria ser atendida o mais brevemente possível.
Acontece que o facto de ter sido atendida por uma gravação deixou a utente muito indignada. Compreendo perfeitamente.
Agora, gostava de deixar uma pequena explicação acerca disto:
Quando existe um acidente aparatoso (que foi o caso) no centro de uma cidade como é Lisboa, é NORMAL ter 10, 15 ou 20 pessoas a ligar “112” para informar o decorrido. É NORMAL. Ora o que é que isso provoca?
ATRASOS.
Não estou a desculpar ninguém, dizendo que foi por causa do volume de chamadas decorrentes do acidente de viação que a chamada não foi atendida, ou que demorou 10 minutos a ser atendida pelo CODU.
Estou a afirmar, que se temos (por exemplo) 20 operadores a atender chamadas de emergência, e se 10 ou 15 pessoas ligam ao mesmo tempo (ou com intervalos de 1 minuto ou menos), é obvio que o volume de chamadas passa para mais do triplo. Durante esse período em que o volume de chamadas aumenta desta forma, é claro que o tempo de espera também tem forçosamente que aumentar, não só para quem está a ligar do local do acidente, mas para toda a região abrangida pela área de actuação do CODU em questão.
Quando a chamada da utente foi então atendida, já o CODU tinha toda a informação que precisava para accionar os meios.
“Quando o INEM chegou ao local já tinham passado 20 minutos” (do acidente).
Vamos refazer o percurso da chamada:
112 – Central PSP
Central PSP – CODU (atendimento)
CODU Atendimento – Médico CODU
Médico CODU – CODU Accionamento
CODU Accionamento – Ambulância
Ambulância (BASE) ao Local
20 Minutos demoraram os meios a chegar desde a 1ª chamada. Não é aquilo que se tem vindo a falar. Não é uma eternidade (para quem sofre é sempre…), nem sequer falta de competência ou de formação seja de quem for. Não é falta de meios humanos.
Explicado está todo o processo a utente em questão, que espero que tenha ficado esclarecida, caso contrário estarei ao dispor para esclarecer qualquer outra dúvida.
Quando a outras classes que pegaram na noticia de dia 10, para fazer dela arma de arremesso sem sequer saber do que estão a falar só tenho uma coisa a dizer: Não comento.
E como nem tudo é mau, nem tudo funciona mal, eis um agradecimento (entre centenas que são recebidos) enviado por uma utente socorrida pelo INEM, mas que NINGUEM se lembra de falar… não é notícia.
PARA MIM É!
“Boa tarde
Desta vez, um agradecimento de uma senhora que foi socorrida e elogia a rapidez e a atenção bem como a dedicação!
Exmos Senhores
Na sequência da minha ocorrência verificada ontem, na Rua XXXX, que felizmente para mim, não passou de grande susto, venho por este meio de agradecer à Operadora do CODU pela atenção e rapidez com que accionou os meios após transferência da chamada pela Saúde 24, ao Médico e Enfermeiro da Viatura Médica do Hospital Garcia de Orta e à Tripulação da Ambulância pela dedicação, empenho e carinho com que me trataram.
A todos os funcionários do INEM “BEM HAJA” pelo profissionalismo e disponibilidade que dedicam a todos os que necessitam da Vossa assistência.
Com os melhores cumprimentos,
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Estão de parabéns:
Operadores envolvidos:
Mónica Gomes
Sofia Cavalheiro
Emanuel Carvalho
Medico Regulador:
Dr. Pedro Etcheverria
Meios Envolvidos:
VMER Almada
Inem Seixal”
Estão de parabens todos os TOTE, TAE, Enfermeiros e Médicos que todos os dias TRABALHAM E BEM no socorro à população.
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