domingo, 29 de agosto de 2010

DAE's para leigos

Um ano após a publicação do diploma sobre a disponibilização de desfibrilhadores automáticos externos em espaços públicos, o INEM licenciou cinco programas, a que correspondem 15 aparelhos, mas algumas entidades consideram o processo excessivamente burocrático.
Excluídos estão os desfibrilhadores automáticos externos (DAE) operados por médicos, pois o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) apenas contabiliza os que estão ao abrigo dos programas que licencia (e que são manobrados por leigos com formação facultada pelo INEM ou por uma entidade formativa que ele tenha acreditado).
Do total de aparelhos, dez estão em Guimarães, dois em Lagoa e os restantes no Porto, Lisboa e Setúbal.
Em Guimarães, no âmbito do programa de desfibrilhação automática externa dos Rotários locais, “estão colocados na central de camionagem, em viaturas da polícia municipal, no pavilhão desportivo do Vitória de Guimarães. Há também um aparelho no Instituto Superior de Engenharia do Porto e dois na Fatasul, um recinto de feiras e exposições muito movimentado, em Lagoa”, revelou o presidente do INEM, Abílio Gomes.
“Até agora não foi reportado nenhum caso de utilização destes desfibrilhadores”, acrescentou.
Quatro novos programas de DAE, relativos aos centros comerciais Dolce Vita de Vila Real, Ovar, Porto e Coimbra, serão licenciados em breve, mas a Associação Portuguesa de Medicina de Emergência (APME) considera que a burocracia do processo é “um entrave à colocação maciça de DAE no terreno”.
“A Cruz Vermelha já forma todos os novos profissionais na desfibrilhação automática externa e existe um manancial de pessoas devidamente preparadas que só estão à espera de autorização para poder fazer este tipo de serviço”, assinalou Vítor Almeida, numa crítica acentuada por Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros.
“Sem o reconhecimento do INEM, entidades como a Escola Nacional de Bombeiros não podem disseminar a formação neste domínio”, afirmou Duarte Caldeira à Lusa, lamentando ainda que, “embora esteja tudo pronto, haja legislação de suporte e consenso relativamente à utilização destes equipamentos por agentes de socorro como os bombeiros, o processo de certificação para essa utilização está incompreensivelmente atrasado”.

Os DAE que funcionam nas ambulâncias de SBV do INEM, já não são auditados fazem vários meses (para não dizer cerca de dois anos).

Os Bombeiros e a CVP tem formação de base para usar DAE’s, mas continuam sem o poder fazer porque o INEM não lhes reconhece essa competência, mas agora vai reconhece-la a leigos.

O INEM NÃO CONSEGUE auditar os seus próprios DAE, não tem sequer capacidade para formar e licenciar DAE’s para os Bombeiros, e a CVP, mas agora vamos ter DAE’s espalhados pelo País, sob alçada de uma Instituição que nem a si mesma se consegue auditar, quanto mais aos DAE’s que irão ser colocados no terreno.

Todos os dias perdem-se PCR’s (audição das mesmas ao nível do DAE) por falta de competência do INEM já que o interface que permite recolher as PCR do DAE para serem auditadas, está avariado…

O grave problema é que se uma corporação de Bombeiros é accionada para uma PCR e quando chega encontra um leigo em manobras de SBV com DAE, este tem “obrigatoriamente” que acompanhar o doente, pois não pode passar o doente a uma ambulância que não é dotada de operacionais qualificados para assumir o DAE, isto tendo em conta que não tem apoio de VMER, o que pode acontecer.
Se for uma ambulância INEM, pois bem o reanimador que está no local com o DAE vai na ambulância ate ao SU?!

É URGENTE dotar os Bombeiros e CVP de competência para manobrar DAE's e depois sim leigos, e não ao contrário.
Vamos passar a ter leigos mais habilitados a efectuar SBV, do que a maior parte das Ambulâncias SBV do País. Estamos a por a carroça á frente dos bois.

É preferível começar efectuar formação mais básica e abrangente do que fazer uma distribuição cega de DAE's.
Deve-se começar pelos profissionais da área, depois pelas escolas e depois sim pela restante população.
O nosso País não está minimamente preparado para assegurar um bom funcionamento de DAE's desta forma.

Abílio Gomes contrapõe: “Estão acreditadas quatro entidades formativas” - Intelligent Life Solutions, Med First, Emerg e Blue Ocean Medical - e “nada faz pensar que não vamos ter, a curto prazo, uma situação que permita que a Escola Nacional de Bombeiros comece a dar formação em DAE acreditada pelo INEM”, sendo “desejável que assim aconteça, pois daí depende também a sustentabilidade do sistema integrado de emergência médica”.

5 comentários:

André Morais disse...

Primeiro ensinar bem SBV só depois DAE

Anónimo disse...

A empresa Intelligent Life Solutions não é a empresa do Dr Nelson Pereira, aquele senhor ex director do Departamento de Emergência Medica do INEM que era contra os TAE e os mandou numa reunião la para os lados de Lisboa, estudar para médicos ou enfermeiros se quisessem fazer mais técnicas para ajudar melhor as vitimas... este senhor era contra a expansão da rede de ambulâncias e sobretudo expansão da rede DAE pois também era contra os bombeiros.

Agora a sua empresa é a primeira das 4 a ser referenciada como empresa formadora do INEM, isto realmente o negocio muda mesmo muito as pessoas lol

Anónimo disse...

Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) operados por médicos? O que é que isso significa?

Anónimo disse...

O anonimo das 21:41, não cuspas no prato, quem criou a carreira de TAE inicialmente foi o Dr. Nelson Pereira, se não sabes era por não andares por aqui.

TAE

TAE-DRA disse...

AMIGO TAE DAS 14H33 ANTES DE HAVER TAE HAVIA TAS TANTO DOS BOMBEIROS COMO NA CRUZ VERMELHA E NA PSP E DENTRO DO PRÓPRIO INEM, E EXISTIA UM PROJECTO DE CARREIRA, QUE TINHA SIDO ENTREGUE NO LOCAL CORRECTO PARA PEGAR NELA E AVANÇAR, E ESSE SENHOR FOI UM DOS RESPONSÁVEIS POR ELA NÃO TER AVANÇADO E CONTRIBUIU PARA A GRANDE PALHAÇADA COM OS BOMBEIROS QUE ACABOU COMO TODOS NÓS SABEMOS.

E JA AGORA QUAL CARREIRA É QUE ELE CRIOU QUE EU NUNCA CHEGUEI A VER NADA?

ESTAS A REFERIR-TE A UM QUADRO QUE APARECEU EM TEMPOS QUE TINHA VÁRIOS NÍVEIS E ÍNDICES QUE DEPOIS NUNCA MAS NUNCA DISSERAM COMO EVOLUÍAS NELE?

É A ISSO QUE TE REFERES?

HÁ QUANTOS ANOS ÉS TAE/TAS, SE REALMENTE O ÉS?

EU ANDEI A CONTRATOS DE 15 DIAS POIS SOU DA ALTURA DO EURO2004 MAS JA TENHO TAS DESDE 2001 E NUNCA FUI AUMENTADO NEM EVOLUI PROFISSIONALMENTE DENTRO DESSA CARREIRA QUE FALAS...

DIVIDIR PARA REINAR E NÚMEROS MAIS NÚMEROS DE CHAMADAS E SAÍDAS E AMBULÂNCIA PARA TUDO E DIMINUIÇÃO DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO TAS, FOI ISTO QUE ESSES SENHORES FIZERAM DIMINUIR O TRIPULANTE ATÉ Á CADEIRA E TRANSPORTE PARA O HOSPITAL, ESTAS ORGULHOSO DISTO?

JÁ ALGUMA VEZ ADMINISTRASTE CARVÃO ACTIVADO, MESMO EM VITIMAS QUE ESTÃO BEM REACTIVAS E FAZ PARTE DO PROTOCOLO ADMINISTRAR?

AH É VERDADE ISSO JA NÃO VEM NO NOVO MANUAL DO TA...

E NITROMINT?
E O CAPTOPRIL SL?
E A ASPIRINA QUE ESTÁ NA AMBULÂNCIA SBV É PARA QUÊ, ARMAZENAGEM DA VMER É DISTANCIA E AMBULANTE?
A TALA DE TRACÇÃO QUE VEM NA AMBULÂNCIA, TIVESTE FORMAÇÃO?
E TUBOS NASOFARINGEOS AINDA TENS NAS AMBULÂNCIAS PARA OS DOENTES HIPOREACTIVOS?
AH E TAL DEITA DE LADO E CONTROLA VIA AÉREA... COM OS OLHOS TIPO Á GUARDA-REDES...

E OS CINTOS ARANHA QUE AQUILO PODIAM SUFOCAR AS PESSOAS? NÃO TE LEMBRAS DESTA? E DAI AS VITIMAS TINHAM DE SER IMOBILIZADAS EM PLANO COM OS 3 CINTOS?
NAS REUNIÕES ÉRAMOS OS TÉCNICOS NOVOS E TAL, MUITOS SUPERIORES AOS BOMBEIROS PORQUE USÁVAMOS OS NOVOS DAE E DEPOIS NÃO PODÍAMOS USAR O CINTO ARANHA PORQUE SE O COLOCÁSSEMOS MAL PODERÍAMOS SUFOCAR AS VITIMAS...

ESTE SENHOR DE NOVO O QUE TROUXE FOI APENAS A PROFISSIONALIZAÇÃO E MAIS NADA, POIS O TAS ESTAVA EM AVALIAÇÃO PARA TER CARREIRA E QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESSE BLOQUEIO FORAM ESSES MESMO SENHORES QUE MANDAM NO INEM NESSA ALTURA.

DAE JA ERA USADO PELOS BOMBEIROS HÁ ANOS NO PROJECTO "CHOQUE PRA VIDA" DO HOSPITAL AMADORA-SINTRA E PELOS BOMBEIROS DA ZO SINTRA E OS BOMBEIROS DE ALBUFEIRA, E ENQUANTO NÃO ACABARAM COM ELE ABSORVENDO-O NÃO DESCANSARAM...

AMIGO FICAVA AQUI A NOITE TODA A DAR-TE EXEMPLOS DESTE GÉNERO PARA TERES A NOÇÃO QUE A ÚNICA COISA QUE FIZERAM NESSA ALTURA PELOS TRIPULANTES FOI A PROFISSIONALIZAÇÃO PORQUE MAIS NADA DE NOVO TROUXERAM Á NOSSA CLASSE SEM SER UM NOME NOVO PARA A MESMA FORMAÇÃO QUE JA EXISTIA, TUDO O RESTO FOI DIVIDIR PARA REINAR.

É DISTO DE QUE ESTÁS ORGULHOSO DESSE SENHOR?

ESTÁ-ME CÁ A PERECER QUE CONHEÇO BEM MELHOR ESTE MEIO E QUE JA ANDO CÁ Á MUITO MAIS TEMPO DO QUE TU, MAS É MESMO SO UM FEELING...

MEUS AMIGOS ESTAREMOS TODOS UNIDOS AGORA MAIS DO QUE NUNCA !!!

OS CÃES LADRARAM MAS A CARAVANA JÁ PASSOU AGORA JA SÓ EXISTE PÓ A DISSIPAR-SE PELO AR!