segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Profissão de risco JÁ!

Ao próximo que disser que o Técnico de Ambulancia de Emergência não é profissão de risco, apresento-lhe o assaltante abaixo referenciado...

Onde estão o STAE e a Comissão de Trabalhadores?


Tripulante de ambulância enfrentou assaltante que lhe estava a roubar o automóvel. 
Correio da manhã


Um socorrista do INEM, de 32 anos, estava ontem à noite em estado grave depois de ter sido golpeado diversas vezes com uma tesoura por um homem que estava a tentar assaltar-lhe o carro, na avenida Duque d’Ávila, em Lisboa. O assaltante, 35 anos, acabou detido já na avenida Almirante Reis, pela PSP, quando seguia dentro de um táxi. Tinha ainda a tesoura ensanguentada na sua posse.

O socorrista encontrava-se de serviço com um colega e seguiam no interior de uma ambulância, pelas 07h45 de ontem. Ao passarem na referida artéria, onde tinha o seu carro pessoal estacionado – a sede do INEM fica a cerca de 300 metros de distância –, o tripulante percebeu que um homem estava a tentar roubar-lhe a viatura.

Perante aquele cenário, o socorrista do INEM saiu da ambulância e abordou o assaltante. Este, armado com uma tesoura, não hesitou em atacar a vítima. Foi golpeado por diversas vezes em várias partes do corpo e caiu no chão. O companheiro socorreu de imediato o colega, pediu ajuda a outras equipas e lançou o alerta à polícia. O agressor acabou por fugir a pé e apanhou um táxi nas imediações, abandonando aquela zona. No entanto, uma testemunha seguiu-lhe os passos, tirou a matrícula do táxi e comunicou à PSP.

O carro com o suspeito foi intercetado quando circulava já na Almirante Reis, na zona de Arroios. A polícia fez o taxista parar e deteve o passageiro, que não ofereceu qualquer resistência às autoridades. Ainda transportava consigo a arma do crime, que foi apreendida.

A vítima acabou por ser transportada para o Hospital de São José, onde deu entrada em estado grave. Foi de imediato levada para o bloco operatório e sujeita a uma intervenção cirúrgica. Segundo fonte do INEM adiantou ao CM, a vítima não correrá perigo de vida.

5 comentários:

Anónimo disse...

O dito assaltante que fizesse isso aqui pelo norte que nunca mais assaltava ninguém, na Porto3 um até pediu desculpa de joelhos.
As melhoras para o colega

Anónimo disse...


como colega espero que lhe tenhão acertado o passo!!

Anónimo disse...

Vamos ser honestos, neste caso particular o profissional em questão não estava a socorrer ninguém (desempenhar as suas funções no momento) ia a passar e reparou que lhe estavam a roubar o carro... Esta um pouco fora do contexto este post! Isso não invalida que concorde que seja considerada profissão de risco mas coloquem aqui posts dentro do contexto como um anterior onde os tripulantes da ambulância e a equipa da VMER foi atacada... As melhoras.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Desde já as melhoras para o colega.

No que diz respeito à possibilidade de se considerar a função de TAE uma profissão de risco, teremos de trabalhar mais para o efeito.

Sem dúvida que episódios como este dão força aquilo que já conhecemos sobre os riscos desta profissão, mas o trabalho começa quando nos organizarmos com os vários sindicatos, ct e INEM para criar uma base legal sobre a nossa profissão. "Carreira Administrativa"

Não esperem que os sindicatos façam tudo com tão pouca representatividade nos TAE's.

Não quero induzir ninguem a aderir a um sindicato especifico mas a realidade é que se torna essencial fazermos duas coisas.

1º associarmo-nos a um sindicato.
2º pressionar o sindicato a que pertencemos a representar as nossas vontades e crenças sem que sejam influenciados por agendas externas.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Só falam do STAE e os outros sindicatos que têm TAE como associados, não dizem nada!!!

Não devem esses TAE pedirem a sua defesa a esses sindicatos, já que lhes pagam!!!!