sexta-feira, 1 de abril de 2011

Socorro em causa




Saúde: INEM reduz horário de ambulâncias do Norte e Grande Porto. Sindicatos dizem que medida coloca o socorro em causa.
(JN)

Noticias em actualização na imprensa escrita.



A partir desta sexta-feira, o INEM reduz o horário de vários veículos de emergência médica do Grande Porto e Norte do país. 
O INEM vai reduzir, a partir desta sexta-feira, o horário das ambulâncias do Grande Porto e da zona Norte do país.
Duas ambulâncias do INEM (uma na delegação do INEM e outra no Hospital Militar), a ambulância de Gaia e a mota do INEM deixam de funcionar entre as 16h00 e as 8h00. A ambulância sediada em Leça da Palmeira deixa de funcionar entre a meia-noite e as 8h00.
Na zona Norte, os veículos de Celorico de Basto, Alijó, Régua e Paredes de Coura deixam de funcionar durante o dia, estando apenas operacionais no período entre as 00h00 e as 8h00.
O Sindicato Nacional dos Profissionais de Emergência Médica (Sinapem) e o Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias e Emergência (STAE) contestam a decisão e afirmam que o socorro das pessoas poderá ser posto em causa.
(JPN)

12 comentários:

Anónimo disse...

"fonte do INEM" ... Tanta informação falsa, tanta mentira... É uma vergonha!

Anónimo disse...

Como é possível alarmar assim as pessoas. Socorro em causa? Tenham juízo e cuidado com as declarações

Unknown disse...

"Lisboa a partir de dia 1 de Abril tem menos 2 meios das 08h às 16h, menos 6 meios das 16h às 20h, e menos 1 meio das 00h às 08h.

Porto a partir de dia 1 de Abril tem menos 4 meios das 16h às 20h, menos 1 meio das 24h às 08h e menos 1 meio das 20h às 24h.

Coimbra a partir de dia 1 de Abril tem menos 4 meios das 16h às 24h e menos 2 das 08h às 16h."

Esta é a realidade. E sim é para alarmar! Não é caso para menos, muito pelo contrário!

"A partir de 1 de Abril, a nível nacional, existem 109,35 saídas por cada período de 24h, que não tem meios para as efectuar."

Anónimo disse...

Isto esta bom, esta como alguem quer....
So falta voltarmos aos recibos verdes e estamos iguais ao 2004
VIVA ao STAE e a cambada de mamoes...
QUe tristeza nao haver que honre a farda e dê o murro na mesa....

Miguel disse...

Sinto-me indignado e defraudado com as informações vinculadas por "fonte do INEM". Não digo isto para que colegas meus, Bombeiros ou da Cruz Vermelha, se sintam indignados comigo, mas se optei por me profissionalizar e especializar em determinada área fi-lo por sentir que poderia ser mais competente nesta matéria. Tenho investido muito em formação, em qualificação e em aumentar o meu conhecimento e competências e, digo-o com mágoa, sem qualquer perspectiva de retorno. Faço-o para poder prestar um socorro mais competente, mais capacitado, que tenha como objectivo o Bem da(s) vitima(s) que me são confiadas. Quem trabalhou comigo, sabe-o. Sentiu-o e viveu-o comigo. Não sou melhor nem pior que qualquer outro dos meus colegas, sou diferente e primo por ser. Tenho visto coisas ao longo destes 7 anos em que servi o INEM que me desagradaram, mas sempre consegui ver mais além. Agora não. Tenho que dizer: Basta! Não quero ser comparado a pessoas que dão o pouco que dão, sem obter nada em troca, mas que o fazem sem qualquer qualificação. Que vão de vez em quando e saem numa “ambulância amarela” e dizem “sou do INEM”. Desculpem aos que o fazem e pensam de outra maneira, mas se vou ao médico, escolho o melhor e não um qualquer que está lá ao fim de semana, e que nem sequer tem formação.
Já sei que sou dispensável, mas quando me for embora, ponham outro mais competente no meu lugar, porque para mau, basto eu…
Miguel Macedo, LMM

Anónimo disse...

É facil falar Miguel mas provavelmente já tens para onde ir e para bem melhor, mas o que temos que pensar é que isto apesar de ser mau é o ganha pão de muitos de nós e por isso muitos permanecem calados.

Um abraço

Anónimo disse...

Tanto alarme na comunicação social, é a prova que qualquer um que tenha conhecimentos nos jornais consegue elaborar noticias do modo que melhor lhe convier.
Claramente estas noticias foram feitas a pedido do stae e do sep, numa última tentativa ridicula e deseperada de exercer pressão sobre o inem para voltar as 12h.
Os jornalistas em vez de investigarem as noticias deixam se levar por testemunhos parciais de qualquer pessoa, desde que a história provoque o efeito desejado de escandalo.
Como se alguma vez o socorro estivesse comprometido, por estes ajustes, a unica procupação dos meus colegas é apenas uma, ao estarem menos meios, têm de trabalhar mais e ja não podem dormir para irem frescos para os outros trabalhos.Já vos disse que isto é um trabalho, não é um emprego...

Anónimo disse...

O penguim descreveu se a ele mesmo

Anónimo disse...

Sinceramente! Parece que precisamos do exemplo Japonês para perceber o que é honra e humanidade!
Somos uma treta de sociedade egoísta e quase tribal. Vivemos na panaceia de cada um é um genial Prof. Pardal ou fantástico vendedor da banha da cobra.
Uma grande parte nada de nada sabe de emoções e pede compreensão. O Tanas!
A indivíduos como o anónimo Sábado, Abril 02, 2011 3:14:00 AM ou outros que tais espero que se diluam na multidão incógnita e quem sabe ausente. Calem-se!
Saibam interpretar o que as palavras podem dizer, não aquilo que vocês lêem, para isso pratiquem a humanidade que possa haver dentro de vós, sem medo.
Como outro ser o LMM tem defeitos e virtudes mas sei que é um profissional.
Parecemos, parecem eles os que "emprenham pelos ouvidos" seres muito menos dignos que o burro pois a este não foi concedida a oportunidade de evoluir. E àqueles terá sido?
Continuem nesta estupidez de se atingirem com "fogo amigo" que há outra classe que está a "adorar".

Anónimo disse...

Ñ s preocupem caros colegas... A emergência pré-hospitalar está garantida pelos bombas... Sai mais barato...
Nós vamos todos fazer companhia ao "nosso" presidente de sindicato pós lados de Timor...

Anónimo disse...

O socorro está condicionado e as populações estão em risco. É um facto. PONTO!

Anónimo disse...

TODAS as tardes o CODU DRN tem 1/3 do seu turno sem AMBULANCIAS para corresponder aos pedidos de ajuda no Grande Porto. É um facto ESCANDALOSO, se existir alguem com TOMATES (lanço o desafio, por exemplo, à comunicação social...) pode averiguar e fazer com que a população conheça a realidade da emergencia médica! Todos os TAE da DRN são conhecedores disto, todos os OPCEM são obrigados a lidar com isto! VERGONHA !!!