terça-feira, 5 de abril de 2011

Breves palavras...




Muito tem acontecido nestas ultimas semanas no INEM.

Coisas positivas, poucas, mas acima de tudo situações que primam pela negatividade e pelo desânimo colectivo.

E encontrei algumas razões para este desânimo.
Sofremos ataques não só de “fora para dentro”, mas muito de “dentro para fora”, o que me leva a pensar e equacionar se vale a pena continuar a querer mudar ideias e mentalidades, lutar por um instituto mais digno e responsável, não só para com quem precisa de nós, mas muito para connosco, e se vale a pena continuar a acreditar num sindicato que, literalmente, se vendeu por tão pouco em detrimento de tanto.

A resposta a que cheguei foi: NÃO!

Mentalidades dentro do nosso grupo continuam a primar pela mesquinhez, pela indiferença e pelo egocentrismo, impróprios de quem usa a camisola de TAE, impulsionados por outras classes e dirigentes.
Sem me querer alongar muito neste meu desabafo, queria só deixar uma coisa bem patente.

Este blog surgiu, como uma voz rebelde mas consciente, concisa e acima de tudo tentando ser uma voz de união.

Infelizmente encontrei ao longo destes meses muitas coisas negativas, apesar de muitas outras positivas e animadoras.

Mas após um período de reflexão pessoal, cheguei à conclusão que enquanto existirem forças internas que promovam a desunião dos TAE, de nada vale ser pró-activo ou ter vontade de ser melhor. Porque o mal não vem de fora, mas vem de dentro.

Não vale a pena escamotear mais este assunto.

Decidi retirar-me desta “figura” que tem sido o TAE-INEM. Não encontro a luz ao fundo do túnel, senão a do comboio que avança contra nós, ao som das palmas de alguns.

Recentemente fui contactado no sentido de ajudar a promover e unir uma lista concorrente à actual direcção do STAE, mas mesmo esse grupo decidiu recuar e abandonar essa ideia. Compreendo o porquê.

Sei perfeitamente que o “timing” não é o melhor, mas não existe o tempo certo para virar costas a uma luta, às nossas ideias e convicções. Não é uma questão de tempo, mas sim de força. Força que não temos. Força que perdemos. De dentro para fora, digo novamente e sem medo.

Abandono este blog, desiludido, desanimado com muitos colegas, mas principalmente desiludido com os nossos dirigentes, institucionais e sindicais.

Certamente irei ouvir que estou a ser extremista, ou radical.

Sempre o fui, sempre o serei.

6 comentários:

Anónimo disse...

Até sempre. Foi bom enquanto durou. Se é para veres coisas tristes neste blog, então desactiva-o. Se queres noticias tristes vê a tv ou lê os jornais.
Esperamos por ti na luta sindical.

Anónimo disse...

Apesar de muita coisa que disseste aqui, não passar de ideias ou boatos, muitas outras coisas disseste com verdade e realidade, no entanto um blog é isso mesmo, um sitio onde o autor opina, logo existe alguma parcialidade.
Mas claramente este texto corresponde inteiramente a realidade actual e subscrevo por inteiro.Não concordo que termines este blog pois, faz ver a muita gente a realidade que existe no INEM, no entanto penso que deverias fechar os comentários, ou permitir apenas a elementos devidamente identificados.Não desistas.

Anónimo disse...

Bem, bem! A decisão é tua, claro, e comungo desse teu desalento, principalmente pela cisão, mesquinhez e egoísmo (como referes e bem) daqueles que pareciam pertencer à mesma família! Mas diz-me, em parte do mundo existem só famílias exemplares? Para que servia a luta e todos os outros adjetivos (união etc...) senão houvessem fações dentro das irmandades? Bolas...descobristes uma outra maneira de dispor da tua solidariedade? Fica algo mais que abra caminho ao canibalismo social? Então, se não, lembra-te, independentemente de qualquer crença, "onde houver um eu estarei lá!". POR NÓS e POR TODOS OS QUE EM NÓS CONFIAM! VAMOS À LUTA!

Anónimo disse...

Não desistas agora! Uma nova lista para o STAE irá ser apresentada como muito bem dissestes, sabes perfeitamente quem a irá liderar e sabes que demagogias, politiquices e favores não fazem parte do vocabulário do colega que a vai presidir. Advinham-se tempos de esperança, pelo menos perante o que se ouve falar os colegas estão contentes com esta nova lista.

Unknown disse...

Por vezes confunde-se vontade de colocar determinada pessoa no cargo, com vontade de fazer a actual direção cair.

Mais do mesmo...
Não acredito em ninguém da actual direção.
E em relação ao blog, a decisão é final.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Nova lista para o STAE?!!! Ainda estou à espera...