quarta-feira, 1 de junho de 2011

INQUALIFICÁVEL




Como todos sabem, no dia 5 de Abril decidi deixar de escrever neste “cantinho de desabafo”, por inúmeras razões.

Mas ontem fiquei perplexo e enojado com o comunicado de imprensa emitido pelo STAE, que ao que parece representa mais de 50% dos funcionários do INEM.

Ora, tal comunicado começa logo mal, pela prepotência que este suposto sindicato demonstra, ao afirmar de forma tão peremptória que dos 1898 funcionários que estão ao serviço do Instituto, mais de 50%, ou seja mais de 950, são representados pelo STAE, o que é uma verdadeira distorção dos factos.
Existem neste momento 1011 TAE’s, dos quais QUANTO MUITO 35% (cerca de 350) são associados do STAE. O que representa cerca de 18% dos funcionários, e não 50%.

O grande problema destes senhores é estarem a colocar associados e não associados no “mesmo barco”, num comunicado de imprensa que não passa de uma campanha política que terá muitos objectivos, mas nunca a dignificação, defesa e boa imagem dos TAE.

Vir dizer que “O PSD QUER ACABAR COM O INEM” só demonstra uma falta de visão, interpretação, discernimento e postura, muito pouco dignas de quem se diz representante de mais de 50% dos funcionários do INEM.

O programa do PSD fala em
“propor a incorporação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Comissão de Planeamento Civil de Emergência e o INEM num único organismo”
e em lado nenhum se fala na extinção do organismo.

Mas independentemente da posição do PSD, e para não ser acusado de partidarismo, apenas queria deixar bem explicita a minha repugnância pelo comunicado e pelo STAE.

Este tipo de afirmação POLITICA, em nada abona a favor dos TAE já que:

1- Está a condicionar a posição dos TAE, de forma pública contra um partido político, e o seu programa antes das eleições, dando a entender que os TAE são contra esta tomada de posição, quando só o deveria fazer em nome dos seus associados.

2- Grave a afirmação de “AVISAR” a população, alarmando a opinião publica que esta medida coloca em risco a emergência em Portugal, sem conhecer como, quando e de que forma será EVENTUALMENTE colocada esta PROPOSTA em prática, podendo condicionar desta forma a inclinação politica de algumas pessoas.

Não quero com isto estar a ser conivente, ou de forma alguma aceitar ou deixar de aceitar a transição do Instituto para outro Ministério. Mas este assunto deve ser discutido no local certo e não na praça pública, de forma a servir os interesses de alguns.

Como é sabido, é provável que a “cor do governo” se altere nestas eleições.

Que postura tomará nesse caso o novo governo perante a classe TAE?

A mesma postura que neste momento o STAE está a tomar? De total irresponsabilidade e ataque político-partidário?

Depois deste comunicado, com que olhos vai o PSD olhar para TODOS os TAE?

Será que o STAE não pensa no futuro? Ou só pensa no futuro dos seus dirigentes?

Sr. Presidente do STAE, o seu comunicado é de uma irresponsabilidade de tal forma grave, que eu pessoalmente irei enviar o pedido de anulação de associado, pois não posso continuar a ser conivente com interesses pessoais e corporativos a que o STAE tem a obrigação de ser alheio.

Não posso deixar de demonstrar de forma pública a minha desilusão profunda para com este sindicato, que ao longo dos últimos meses tem demonstrado que defende tudo, menos os TAE.

Deixo brevemente o STAE, com o desejo que o sr. faça o mesmo, para bem de todos os TAE.

22 comentários:

Anónimo disse...

Fizessem como eu... nunca me sindicalizei! Para quê?!? Para eles comerem o nosso dinheiro para fazer NADA???????????

Jorge M disse...

A mim nunca me enganaram e nunca me enganarão!!! São uns puros incompetentes e demagogos!!!

Cláudia disse...

Se não for discutido na praça pública será discutido onde? Somos nós quem vai decidir quem vai ser o próximo governo, e todas as suas propostas, nas mais variadas áreas influenciam essa decisão. Independentemente de tudo, a propota não me parece positiva para o INEM e para qq funcionário, seja ele TAE, enfermeiro, médico ou administrativo.

Anónimo disse...

O comunicado do STAE foi de tal maneira imprudente, que eu julgo que poderá ter sido encomendado, destes tipos do STAE tudo é de esperar, mas tudo mesmo.

Anónimo disse...

Pois é....este sindicato mete cada vez mais repulsa!!

Cada vez mais, demonstra que apenas serve para meia de mamões que andam a gozar com os restantes TAE´s!

Serve apenas para enviar a Timor os membros da direcção. Sim, ou não se lembram de quando ele pedia ás anteriores direcções do INEM, quais eram os criterios para ir em missao?? Quando chegou a vez dele, o que é que fez??

...defendem tudo menos os tae...principalmente as idas a eventos pagos!!

Porque andam tão calados agora? Porque é que dão a "sensação" de se calarem perante esta direcção do INEM? (Espera esta é fácil...Timor? Diz-vos alguma coisa?)



EU JÁ NÃO SOU SINDICALIZADO!!!!

Anónimo disse...

Integração na Autoridade Nacional de Protecção Civil será mau? Mau é o que acontece actualmente, rebaldaria e desorganização patentes na maior instituição de emergencia em Portugal. Vamos acabar com isto.

Anónimo disse...

Lógico que é mau a integração na ANPC, se os bombeiros já mandam tanto ou mais que o INEM com essa integração era o fim do INEM (meios INEM e não o CODU). E da maneira que vai o INEM não sei se o STAE não tem uma certa razão quanto ao fim do INEM... Pensem na maneira como os bombeiros têm crescido, hoje em dia só o curso de condução é que nos distinguem deles, de resto já fazem o mesmo. Pensem nisso... Ah e eu não sou sindicalizado e não estou do lado do STAE. Apenas dei a minha opinião tendo em conta o crescimento do INEM desde que entrou o Dr. Miguel que não foi nenhum ao contrario dos bombeiros...

Anónimo disse...

...nunca um sentimento de uma equidade tal, veio ao encontro daquilo que penso... pareceu-me mais uma leitura de pensamentos, todo este texto, o "INQUALIFICÁVEL".

Acho de uma presunção tal..., de um egoísmo egocêntrico..., que acho que nem esses srs do STAE, se apercebem de tal aberração. Colocando em causa toda uma classe que merece ser dignificada.

Meus srs(STAE), antes de opinarem irreflectidamente..., tratem de consultar seus associados e suas vontades..., pois já estamos a sofrer com as vossas "teorias fabulásticas", e pelo andar da carruagem, sim..., seremos retaliados pelo próximo governo.

Atenção meus srs... não somos coniventes com tal posição.

Acho que, devem um pedido de desculpas aos vossos associados, bem como a realização de uma declaração pública que revele, as VOSSAS opções políticas(pessoais) E NÃO AS DOS RESTANTES TAE's.
Sendo que... até falam de algo hipotético, quem nem discutiram com quem de direito, afim de apurar o que será benéfico ou não, para a classe.

Se a intenção era a carreira política... a profissão que exercem foi mal escolhida...


TAE (do interior)

Anónimo disse...

So quem nao entende um pouco de politica nacional vem para aqui dizer que o STAE tomou parte de um partido.. A proposta do PSD visa unica exclusivamente tapar o buraco financeiro que existe no ministerio da defesa, para isto usara os euros do inem e da anpc que ainda respiram financeiramente. Usara euros de tais entidades em prol do alimentar de altas patentes militares totalmente fora de tempo nos dias de hoje. Tenho dito

Anónimo disse...

É um comentário além de estupido, primário e tendencioso, tão tipico de gente que é mandada por quem manda é de reprovar estas atitudes, por alguma razão o STAE anda desde há tempos a fazer favores a muito boa gente, mas a mama vai acabar e em breve, embora como eu acho que eles se vendem por pouco, vão-se armar em santinhos. Porque é que o presidente do inem ainda não se manifestou? Ou também já se está a preparar para quem vem mandar a partir da semana quem vem? As campanhas do STAE, têm primado pela mentira e pela omissão, aprenderam bem a lição que lhes deram.

Anónimo disse...

...ao anónimo das 2:47, o expert em política nacional, coloco uma simples questão:

- Se o governo até hoje, não usou os euros do INEM pra tapar o buraco do Ministério da Saúde, porque é que na proposta do PSD os euros do INEM terão que tapar o buraco de quem quer que seja?

Para além de que, tanto os militares, como nós, bem como qualquer outra entidade pública, merece o respeito pelo lugar que ocupam na comunidade...

Sejamos honestos...
esta classe merece...

TAE (do interior)

Anónimo disse...

não vou opinar nesta matéria, porque não sei da missa. apenas opino numa coisa.
não quero falar mal do sindicato, até porque não sou sindicalizado e para tal acho que não devo criticar, no entanto peço........
Por favôr. Stae, não se transformem numa elite em que ninguém consegue ter acesso.
Qualquer sindicato tem nos seus demais postos de trabalho, montes de cartazes sobre opiniões, lutas, trabalhos, reuniões e estratégias, etc... Vocês são muito reservados ao ponto de se fecharem com códigos de acesso na net, e não soltam nada cá para fora para os restantes trabalhadores poderem entender um pouquinho do que tratam.
Na minha opinião o trabalhador deve ser informado e depois livremente escolher se se quer sindicalizar ou não, e não ter de se condicionar ao facto de que só se sindicalizar é que recebe informações.
Sei que disponibilizam alguma no vosso site, mas que é apenas básica.
Por favôr não partam da permissa que só por não sermos sindicalizados somos indignos ou por não pagarmos, não merecemos as mesmas regalias que os que pagam.. isso seria descriminação.
Já agora...
Pretendo apenas fomentar a discussão saudável entre todos?
Como é que será a nossa velhice?
Com que idade nos reformaremos? Este trabalho é violento fisicamente... as costas... aiii as costas.....
há.. e o actual horario? vai levar-nos à loucura.. mais cedo ou mais tarde...
ai vai vai.
saudações aosmeus caros colegas de trabalho, seja qual for a vossa frente...

Luís Dias. TAE DRC

Anónimo disse...

Só sei de uma coisa, com o novo governo quem estiver a frente do INEM como da Protecção civil tem de por o lugar a disposição, isso está na lei, automaticamente fazendo a Integração de tudo na Autoridade Nacional de Protecção Civil com um novo presidente, quem se vai ficar a rir são os bombeiros que têm vindo a evoluir à custa do deita a baixo o INEM pela figura do Sr. Duarte Caldeira.
E lembrem-se parte dos TAE's são bombeiros que já esfregam as mãos e riem-se à fartazana, porque mesmo que o INEM acabe com Técnicos profissionalizados, os bombeiros acabaram por assegurar tudo, rindo-se em ultimo lugar.
Tudo, também graças a culpa do sindicato (STAE) em querer integrar na nova carreira os bombeiros, no qual sindicato andou ao longo destes anos de existência a chama-los a mesa para uma negociação em conjunto.

Todo o esforço por um serviço de qualidade desde 2004, em beneficio do do utente, acabará rapidamente, voltando ao transporta e anda, com serviços assegurados muitas das vezes em todo o país por 2 TAT's e voçes sabem bem disso.

Também sou bombeiro mas realista e sindicalizado, mas será por pouco mais tempo.

Sendo eu do PSD a muitos anos, não vou votar mas espero que ganhe o PS para evitar esta medida e assim continuar-mos a ter o nosso emprego e a Instituição INEM lá no alto, para podermos ser os últimos a rir.

Anónimo disse...

Até que ponto é que este reles sindicato, constituído por meia dúzia de gatos pingados, pode responder por todo o universo de TAE´s??

Anónimo disse...

Para quem questionou porque o actual governo nao usou os euros para tapar o buraco financeiro do ministerio da defesa, a resposta simples: o PSD nao ´´e o PS!! O PS mal ou bem tem primado em reformar os ministerios enquanto que os partidos da direita optam pela politica do tapa buracos usando dinheiros de uns ministerios para outros ou seja suprimem um buraco mas a medio prazo abrem outro. Politicas diferentes

Anónimo disse...

O que eu não percebo é porque se insiste em falar mal do STAE ou do presidente ou de quem quer que seja, quando o que está em questão é a perda de identidade da nossa instituição. Aquela que independentemente de tudo temos orgulho em trajar. Qualquer um de nós tem amor ao que faz e à camisola, senão já cá não andávamos... Se passamos para a ANPC perdemos a nossa identidade e aquilo que ainda nos destingue dos Srs. Bombeiros, com todo o respeito q tenho por essa classe, bem sabemos que o socorro prestado por eles é bem diferente do que nós prestamos...

Unknown disse...

O que está AQUI em causa não
é se vamos ou não EVENTUALMENTE passar para o Ministério da Defesa, mas sim a atitude irreflectida do Pres. do STAE com declarações alarmistas, politicas e mal ponderadas.

Anónimo disse...

Carneiros, é o que meia duzia de intelegentes querem que sejamos....
Tudo nesta vida é alterado quando se começa a politizar as coisas, viramos prostitutos, ficamos refens do "Quim", do "Manel" e do "Joao".....
É esta a triste realidade que o STAE atravessa, e esta declaraçao nao é mais nada que a constactaçao de um facto que a muito se encontrava "camoflado" Se nao vejamos :
Onde estava o Sr presidente qd alteraram os horarios? e o sistema informatico? e as horas a mais que trabalhamos? as horas que nunca nos pagaram atrasadas? a carreira de TEPH? O enquadramento legal de TAE? Afinal que beneficio temos com o STAE?
pois é Timor abafou tudo isso, 10 mil é o preço da dignidade de um "ventriloco"......
Espero que com a "viragem" apareça alguem que pare com este show off e realize algum trabalho, nao pense como um empresario esforçado em mostrar numeros,mas como um profissional da saude preocupado em servir melhor de quem precisa dos nossos cuidados.

Anónimo disse...

Caro colega TAE, em primeiro deixa-me dizer-te que não sou sindicalizado e muito menos defendo o STAE, em segundo só por este teu ultimo comentário dá para ver perfeitamente que te estás a cagar para o INEM e com o que nos poderá acontecer devido às declarações do Passos Coelho e apenas estás aqui para criticar o STAE por isso podes bem voltar a fechar o blog que não fazes falta nenhuma.

Anónimo disse...

STAE???

Querem é tacho!!!!

Anónimo disse...

Parece-me que o stae ficou de bico calado....

Anónimo disse...

A comunidade anti STAE desapareceu do mapa. Porque será?!!!! LOL