sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sai mais um rennie... adivinham para quem?



No passado dia 17 de outubro, emitiu a Ordem dos Enfermeiros novo comunicado sobre... Pasme-se, os Técnicos de Ambulância de Emergência e o INEM, quem mais?!

Já tínhamos saudades... Ainda esperei a ver se alguém falava sobre o conteúdo do comunicado, mas como não interessa...

Na página da OE, pode-se ler que a Providência Cautelar contra os TAE e as suas competências, deixou de produzir efeitos... A SERIO????
Para quem me dizia que os TAE iriam precisar do rennie entretanto recomendado no meu post de dia 8, só tenho uma coisinha a dizer: EU AVISEI...

Mas a razão fundamental deste post (a bater no ceguinho; qualquer dia desisto, já não tem piada), é para dizer mais uma vez que a OE está equivocada, quando refere no seu comunicado que:

"OE contesta veemente a recente entrada em funcionamento de uma Ambulância de Emergência Médica com sede no Centro Hospitalar do Alto Ave – mais concretamente no Hospital de Guimarães. Ao «equiparar-se» com uma VMER (...)"

Ora, uma AEM (Ambulância de Emergência Médica) não se substitui a nenhuma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação).
São coisas distintas meus caros.
E a prova que os TAE não estão a substituir ninguém, é que a AEM e a VMER trabalham ao mesmo tempo e pasme-se, até estão no mesmo hospital…

E fico deveras preocupado, quando a OE contesta que se criem e coloquem as dispor da população, meios de emergência! Parece-me um pouco contraditório, digo eu!

Realmente era bom que se conhecesse o pré-hospitalar antes de falar dele.

"Em simultâneo, e de acordo com a Tomada de Posição da OE intitulada «Formação assegurada por enfermeiros a outros profissionais que não enfermeiros», a OE relembra que os colegas «têm o dever de recusar a participação e envolvimento em qualquer ação de formação, estágio ou acompanhamento de outro profissional não enfermeiro, que viabilize a utilização de práticas, técnicas e competência próprias da profissão de Enfermagem»."
E já agora, "agradecemos" aos enfermeiros que também nos deram formação de Glucagon!
Rennie meus amigos, rennie...... e se calhar o extra será mesmo o melhor.

Aguardamos notícias... Andam calados. Porque será?

Comunicado da OE - LINK

7 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse ao contrário já tinhamos sido humilhados, mas como é a OE está tudo bem!!!!!

Gil disse...

Deviam ter vergonha, andam a gastar o dinheiro de muitos enfermeiros que estão desempregados que mesmo assim tem que pagar as cotas mensais nestas guerras desnecessarias.

Anónimo disse...

Estas pessoas da OE deviam ter vergonha na cara, andam a gastar dinheiro nestas providençias, esse mesmo dinheiro que é de muitos enfermeiros desempregados que tem mesmo assim que pagar as cotas mensais. Dá para tudo, ganhem vergonha......

Anónimo disse...

Sinceramente não entendo o uso deste tipo de linguagem contra os Enfermeiros e vice-versa...como é obvio os Enfermeiros estão contra porque os TAE querem praticar algumas técnicas e atos dos Enfermeiros e estes estão contra como é obvio, será o abrir um precedente para que mais tarde os TAE queiram mais...e como neste pais o que interessa é pagar pouco acredito que ainda consigam mais...só acho estranho o porque de não darem mais competências aos Enfermeiros e tiravam-se os médicos da rua para se poupar, tipo açores onde os médicos não andam na rua!Por outro lado também entendo que os TAE queiram mais porque será o ponto de partida para aspirar a um maior vencimento e estatuto! ambos os lados têm as suas razões, não se façam de santos os senhores TAE, do mesmo modo que os Enfermeiros não o são vocês também não são...e na minha modesta opinião o que move as novas competências dos TAE são interesses pessoais de alguns, num pais onde ha médicos e enfermeiros na rua e cada vez mais, pois como vocês dizem têm aberto ainda mais postos SIV e VMER e a ideia é continuar a expandir a rede o sentido de este aumento de competências a um grupo profissional que atua em áreas cobertas pela VMER e SIV... e o pior de tudo é que não ha estudos que provem a necessidade disso, que digam o modelo usado esta incorreto! interesses meus caros!

Anónimo disse...

apresento apenas uma opiniao que partilho com todos
não será um pouco envergonhoso ver certos enfermeiros e medicos que estao muito aquem para a pratica de certos protocolos para nao falar do seu conhecimento a nivel teorico e pratico quanto mais referir o que muitas vezes vemos na triagem de qualquer doença subita ou trauma que é que questionar como é possivel existirem profissionais destes a olhar pelo bem estar e saude de muita gente.
nao somos perfeitos o que apenas acho e queria era um reconhecimento pelo trabalho dos TAE e a sua justa remuneraçao ás competencias que poem em pratica diariamente.
nao quero ferir susceptibilidades mas e a minha humilde opiniao.

Anónimo disse...

Caro anonimo de 8 de Novembro de 2013 às 14:03, o seu discurso é um "pau" de dois bicos certamente existem muitos TAE´S uqe desempenham mal a sua função e do que lhes é exigido saber pouco sabem...fico é curioso saber quanto deviam ganhar ou qual era a renumeração justa...não me espantava nada afirmarem que deviam ganhar mais que os enfermeiros! eu acho que voçes querem muito e exigem muito quando por "cima" de vós existem classes profissionais que fazem perfeitamente o que voçes fazem e querem fazer...neste caso so servem para poupar dinehiro ao estado porque qualidade não vão acrescentar nada apenas fazer com que meios de qualidade tenham menos saidas...

Anónimo disse...

Porque haveriam os TAE'S de ganharem mais que os ENFERMEIROS, sendo estes Profissionais de Saúde? Só pk andam na rua? Os enfermeiros também andam!!! Já agora, os médicos não fazem tudo o que os enfermeiros fazem...não levem as coisas ao ridiculo...Existem TAE'S muito bons e eu conheço alguns, existem Enfermeiros mt bons, e também conheço alguns, existem Médicos muito bons, e tenho também o prazer de conhecer alguns...Existem Bombeiros muito bons, e também conheço alguns....Como também conheço advogados muito bons caso algum elemento destas classes precise para sua defesa um dia que enfrente os homens da capa negra (a minha irmã p.ex.), aquando de uma técnica mal executada validada por um telefonema, ou então uma simples confusão de administração de AAS ou Clopidogrel (não administrem os 2 concomitantemente)sem reparar que o utente/doente/cliente/vitima está a tomar VARFINE!!!!! Pk pode acontecer...mas não esquecer, que se for um profissional de Saúde, ele pode responder por si...e se for um elemento de uma das outras duas classes aqui referidas? bem, poix não sei...talvez vá o médico que estava sentadinho no kentinho em algum CODU deste País...Vamos por favor criar uma carreira pré-hospitalar...onde quem quer chegar a um determinado "posto" tem k estudar...seja 6 semanas, 4 anos ou 7!!! axo k me fiz entender...Bem hajam todos aqueles que nas ruas e pelo ar circulam diariamente..:)