terça-feira, 11 de junho de 2013

Ooops... la vai uma providência cautelar para o teto...

Oops......!
Eu avisei...

Providência cautelar dos Enfermeiros contra ministério saúde e INEM rejeitada

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa recusou a providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros contra o despacho que permite aos técnicos de ambulância prestarem cuidados de emergência médica pré-hospitalar.

Segundo a decisão do Tribunal datada de 3 de junho, a que a agência Lusa teve acesso, a Ordem dos Enfermeiros não tinha legitimidade para apresentar a providência cautelar.

O processo instaurado pela Ordem dos Enfermeiros em janeiro visava suspender dois despachos do Ministério da Saúde, um que pretendia clarificar as competências dos Técnicos de Ambulância e Emergência (TAE) do INEM, e outro definir meios de emergência médica pré-hospitalar.

O Tribunal Administrativo considerou que «não se encontra preenchido o pressuposto da legitimidade para demandar na ação principal de que o presente pedido de providência depende».

Aliás, sobre o despacho que vem clarificar as competências dos técnicos de ambulância, a decisão refere que este diploma «não tem por destinatários os enfermeiros ou a Ordem dos Enfermeiros, não sendo suscetível de os lesar».

Assim, foi decidido «absolver da instância» o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Ministério da Saúde.

O Tribunal de primeira instância não dá, assim, razão à Ordem dos Enfermeiros, que considerava que os despachos do Ministério da Saúde colocavam em risco a saúde da população, ao permitirem que os TAE prestem cuidados até agora reservados a enfermeiros e médicos.
In TVI 24 - LINK

Não perca as cenas do próximo capitulo numa Ordem perto de si... ou não!

4 comentários:

Unknown disse...

Já se coçam...


http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/OrdemReageRecusaProvidenciaCautelarINEM.aspx

Anónimo disse...

enfermeiros ou não têm que fazer formação para emergência pré hospitalar

Anónimo disse...

na formação base dos enfermeiros existe formação para situações de emergencia. só não existe as particularidades do proprio INEM, isto é a selecção de escolher os melhores na condução (VMER) e procedimento de passagem de dados do inem via radio, o conhecimento das regras de segurança do desencarceramento .Mas colocar colar cervical , rolamento, levantamento isto é ensinado na universidade e aplicado nos estagios de urgencia/emergencia.
Colocar um enfermeiro na ambulancia ou na rua este sabe actuar no caso da emergencia medica.
Na formação do Inem vai sim relembrar e conhecer o INEM e as particularidade desta instituição.

Anónimo disse...

Se de facto aprendem tudo isso na faculdade porque se vê cada vez mais erros vitais por parte dos ditos enfermeiros que têm conhecimentos em emerg~encia pré-hospitalar?!?!?! Meus senhores a rua não é o hospital..aprendam a trabalhar em consições e depois falem...cada vez erram mais e erros cada vez piores.....e não falo de colares cervicais ao contrário....entendam agora o que quiserem