A obtenção da certificação foi emitida no passado dia 23 de Julho. O Conselho Directivo do Instituto vê assim mais um objectivo cumprido.
O INEM recebeu a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001, no âmbito da Formação em Emergência Médica e Acreditação de Entidades para a Formação nesta mesma área, da Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Este objectivo foi traçado em 2008: fazer com que a Formação do INEM estivesse de acordo com as normas europeias, quer na área da Formação, quer na Acreditação de Entidades para a Formação em Emergência Médica.
O processo iniciou-se em Outubro desse ano. Numa primeira fase, foi efectuada uma auditoria de diagnóstico, de forma a ser feito um levantamento do que poderia ser integrado na Certificação. Também foram identificadas as necessidades para a implementação do processo, nomeadamente o que deveria ser alterado nos procedimentos tidos nesta área.
Foi constituída uma Comissão da Qualidade, encabeçada pelo Presidente do Conselho Directivo do INEM, integrando os Directores de Departamento e coordenadores dos Centros de Formação. Iniciou-se a redacção de toda a documentação necessária para fazer funcionar o sistema, de acordo com os parâmetros da Certificação.
Um total de 116 documentos foram elaborados e compilados, entre eles, manuais, procedimentos, instruções e modelos, concebendo-se assim, a forma como a instituição deve trabalhar e deve organizar-se. Fim último: a uniformização de todos os procedimentos relacionados com a Formação, tendo em vista a medição e monitorização de indicadores para a melhoria continua dos seus processos. – Os dossiers pedagógicos dos cursos ministrados do INEM são exemplo de todo este processo de uniformização.
Em Novembro de 2009, o INEM encontrava-se pronto para uma auditoria interna que já visava saber se o trabalho levado a cabo naquele ano, permitiria receber o símbolo da APCER. Entre Junho e Julho de 2010, candidata-se à auditoria externa de onde resulta uma nota excelente.
O INEM vê agora todos os procedimentos que instituiu na área da formação, e que envolvem diversos departamentos dentro do Instituto, garantidos por uma entidade externa: A Associação portuguesa de Acreditação (APCER).
O INEM tem quatro Centros de Formação (Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve)
A APCER é acreditada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) para Certificar diversas áreas em Portugal, e é parceira de rede de entidades internacionais certificadoras: a IQNET – um símbolo que o INEM recebe agora por passar a pertencer também a esta rede.
(In Rostos)
A formação neste momento já é dado quase na sua maioria por TAE's.
Tanto o TAS como a formação de condução. Isto so vem reafirmar que ninguem melhor para formar TAE's que os próprios TAE's que andam no terreno. É um saber de experiencia feito.
1 comentário:
Só é pena o INEM ter afastado os Formadores TAS que ensinaram esses TAE hoje Formadores.
O INEM continua a dar chutos no traseiro a quem ajudou a criar os TAE contribuindo com os seus conhecimentos.
Muitos TOTES de Norte a Sul Do País Com provas dadas na area da formação no INEM, E com dezenas de anos de experiencia de Ambulancia, foram afastados da formação do INEM apenas devido aos elitismos dos TAE.
E Hoje chegamos ao cumulo de assistir a formadores do INEM (tas\tote) com anos de experiencia em ambulancia, em codu, e em formação a serem recertificados por tae´s formadores que foram seus formandos nos cusos de base e estagiaram com eles nos cursos de formadores.
Resultado: como querem o tacho da formação apenas para eles, têm feito de tudo para denegrir e prejudicar os veteranos...Sim porque ao contrario do que possam pensar a emegência medica não começou em 2004. Começou muito antes por muito que a verdade doa.
Enviar um comentário