Desde o inicio da criação da proposta da carreira TEPH que existem vozes discordantes no que diz respeito á criação da mesma, e aos seus conteúdos funcionais.
A voz mais ouvida tem sido a dos enfermeiros, pela OE e pelos seus sindicatos, ao invés dos restantes parceiros, tais como Ordem Médicos, INEM, MS etc.
Durante tanto tempo atiraram-nos pedras, numa tentativa de nos denegrir, humilhar e prejudicar. Em vão...
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…"
Aquando da proposta da carreira para TEPH, todas as entidades estiveram sentadas á mesa com o STAE (autor da proposta conjunta com a ANTEPH) excepto a Ordem dos Enfermeiros, mesmo tendo sido pedidas reuniões pelo STAE.
Durante este mês de Dezembro que agora acaba, decorreram algumas reuniões no INEM, nomeadamente entre INEM e OE e SEP.
Pouco ou nada se sabe sobre o resultado dessas reuniões, tendo inclusive sido comentado por algumas pessoas que a conclusão das reuniões era só uma: o fim dos TEPH.
Não podiam estar mais errados. Cedências tiveram de ser feitas certamente de parte a parte, mas com um único objectivo: a criação dos TEPH.
Seria errado estar a “adivinhar” o conteúdo dessas reuniões, até porque o próprio SEP nada divulgou, muito menos o INEM.
Mas não será difícil perceber que os resultados foram bons.
E para comprovar isso mesmo, Janeiro vai ser sem sombra de dúvidas o mês mais importante para os TEPH. E digo TEPH e não futuros ou potenciais TEPH. Porque já não existem dúvidas!
Em Janeiro o STAE vai reunir com a Ordem dos Enfermeiros e com o INEM, não para discutir se os TEPH vão ou não ser uma realidade, mas para se falar sobre o conteúdo funcional.
Agora não existem dúvidas! O trabalho, o sofrimento, o suor compensaram. Não só do STAE (mas principalmente) mas de todos os que se mantiveram unidos! Não daqueles “desertores” que nunca acreditaram que o STAE era capaz, que nós éramos capazes, que os TEPH já são uma realidade! Contra muitos e não contra todos!
Hoje lia num blog “MORTE AOS TEPH”!
A minha resposta é: Nunca estivemos tão bem de saúde, obrigado!
A realidade é esta: a Ordem dos Enfermeiros vai finalmente entrar para a mesa de negociações com o STAE e INEM, para ser finalmente reconhecido aquilo que sempre se negou: TÉCNICOS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR em Portugal SIM!
Janeiro. É o fim de uma longa caminhada, mas também o inicio de uma ainda maior.
Por isso, agora e mais que nunca, nós TAE e futuros TEPH, vamos manter a calma, manter a cabeça erguida e sorrir, confiantes que a luta compensou!
Garanto-vos que assim é!
Não posso deixar de dar umas palavras ao STAE e a todos os dirigentes e associados:
PARABÉNS E OBRIGADO!
OS TEPH já estão para ficar!
BOM ANO, BOAS ENTRADAS! Até para o ano.
BOM ANO, BOAS ENTRADAS! Até para o ano.