sexta-feira, 25 de julho de 2014

Falta de ação, apenas reação... Triste liderança




Nas ultimas horas pudemos ver um comunicado do STAE com direito a resposta por parte do Presidente do INEM.
 
Normalmente é ao contrário.
Neste caso, vemos um Presidente que REAGE "a pedido" do STAE.
 
Desde a sua entrada para o INEM, O Sr. Presidente já deu algumas entrevistas a alguns meios de comunicação social, mas palavras aos TAE, TOTE's etc... nada!
 
A não ser quando é acusado publicamente disso mesmo!
Parece-me que falta aqui capacidade de liderança, de dialogo de manutenção do equilíbrio que tanto é necessário, e falta a manutenção da serenidade.
 
Andar constantemente na espectativa de saber qual o rumo para o Instituto durante 4 meses, para vir a saber... o mesmo... é triste.
 
Falta de planeamento, falta de estratégia e falta-lhe capacidade de liderar um Instituto como é o NOSSO!

STAE - Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência
13:27 25-07-2014
Caros associados,
Estamos a assistir a um completo desrespeito a todos os Técnicos do INEM por parte do Conselho Diretivo do INEM.
O STAE sente-se na obrigação moral de dar conhecimento a todos os seus associados sobre o que neste momento está a ocorrer relativamente à negociação da Carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospital com o INEM.
Este CD do INEM não quer negociar a carreira, com constantes adiamentos e utilização de subterfúgios coloca em risco algo que se conseguiu construir nos últimos 2 anos.
Enviamos, hoje, ao Exmo. Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde o seguinte email:
Exmo. Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde,
Dr. Fernando Leal da Costa
Queira desde já aceitar os nossos sinceros e respeitosos cumprimentos
Vimos por este meio informar Vossa Excelência que hoje dia 25 de Julho de 2014, pelas 10 horas, estava agendado uma reunião entre o STAE e o Conselho Directivo do INEM com a finalidade de se debater a proposta de carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar que supostamente este CD já tinha revisto e alterado.
Ontem recebemos um email a informar da alteração da reunião para dia 31 de julho
O STAE considera que o tratamento dado por este CD do INEM a esta estrutura sindical é no mínimo insultuosa.
Passamos a expor os factos:
No dia 3 de julho, reunimos com o CD do INEM com o propósito de debater as alterações que já tinham sido feitas pelo INEM. Chegamos ao fim da reunião sem uma única proposta formal, apenas um conjunto de intenções e ideias.
O Exmo. Sr. Presidente do INEM comprometeu-se a entregar essa mesma proposta, por escrito, até dia 15 de Julho e marcou imediatamente reunião para dia 21 de Julho para se debater essa mesma proposta de carreira.
Posteriormente, fomos informados da alteração da data da reunião de 21 de Julho para 25 de Julho.
No dia 15 de julho, data da reunião que realizamos com Vossa Excelência, e que durante a reunião referimos essa mesma entrega perante o Exmo. Sr. Presidente do INEM, o STAE continuava sem receber nenhuma proposta por parte do INEM.
Dia 16 de julho, contactamos o Exmo. Sr. Presidente do INEM para percebermos a demora da entrega dessa proposta. Fomos informados que até ao final da semana receberíamos a mesma.
Dia 18 de julho, mais vez o Exmo. Sr. Presidente do INEM não cumpriu com a sua palavra, continuando sem entregar a proposta.
Dia 21 de julho, o STAE volta a enviar um email ao Exmo. Sr. Presidente do INEM a solicitar com urgência o envio da proposta para termos tempo para analisar com tranquilidade e a ponderação devida. O Exmo. Sr. Presidente do INEM informou que receberíamos a proposta brevemente e que daria tempo para fazermos uma análise cuidadosa e consciente.
Pois bem, hoje, dia 25 de julho não recebemos proposta nenhuma!
Na nova comunicação do CD do INEM além de adiar novamente a reunião para debater a carreira refere que a entrega da proposta de carreira TEPH fica para dia 28 de julho!
Uma proposta de carreira que foi feita com o anterior CD do INEM em menos de um mês!
Este CD do INEM em 4 meses foi incapaz de colocar uma única alteração em papel!
Não se trata de fazer uma proposta nova, o principal já foi feito, apenas se tem que trabalhar num documento já produzido!
Em 4 meses que este CD do INEM leva de mandato nem uma única palavra foi dada aos trabalhadores espalhados pelo País, nada, nem um único email!
Dado o exposto informamos Vossa Excelência que caso o Exmo. Sr. Presidente do INEM não adote uma postura de diálogo sério, franco, pro ativo e construtivo, esta estrutura sindical que representa 85% dos funcionários do INEM, vê-se obrigada a avançar com medidas para defender os trabalhadores desta falta de respeito, medidas essas que em última instância passarão por uma greve.
Aguardando uma resposta de Vossa Excelência despedimo-nos com elevada estima.
A Direcção
Muitas coisas estranhas estão-se a passar no INEM. Desde a entrada deste CD, não há uma linha condutora, não existe um objetivo claro, tudo é feito por "boca", não existem decisões reais, e quando as há, como a deliberação para a destruição de documentos oficiais, rapidamente é remetida para as calendas gregas!
O STAE vai endurecer a luta, infelizmente pensávamos que o diálogo seria possível.
Mas já percebemos que não o é!
Contamos com o vosso apoio incondicional como até agora.
Temos de defender a nossa carreira, o nosso posto de trabalho, a nossa DIGNIDADE.
Abraço forte
A Direcção

Resposta do Presidente do INEM:

O atual Conselho Diretivo do INEM completou ontem quatro meses em funções. Considero por isso oportuno dirigir-vos estas palavras.
 
É já possível, neste momento, cimentar algumas ideias, que aliás já tínhamos quando assumimos funções, e também confirmar o caminho que o nosso Instituto deverá seguir no futuro. Gostaria de as partilhar convosco.
 
O INEM tem, indiscutivelmente, uma equipa profissional, e que está à altura de vencer qualquer desafio que tenha pela frente. Sei que Todos, sem exceção, vestem esta camisola – TAE, TOTE, Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Assistentes Técnicos, Assistentes Operacionais, Técnicos Superiores, Dirigentes – fazem-no de forma empenhada, ajudando a construir uma Instituição em que os portugueses podem confiar. Vejo com muita satisfação o orgulho cada vez maior com que todos se identificam com o projeto INEM, e este é um património que iremos procurar e acarinhar ao longo dos próximos anos.
 
O contexto em que vivem todas as Instituições da Administração Pública não é, pelos motivos que todos conhecemos, o mais favorável. Mas é com grande satisfação que verifico que os colaboradores do INEM não deixam que isso afete a capacidade para cumprirmos a nossa missão e que é, como sabemos, definir, organizar, coordenar, participar e avaliar as atividades e o funcionamento de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. Isto é mais uma prova de grande profissionalismo que damos diariamente e que, acreditem, os portugueses reconhecem.
 
Ao longo destes últimos quatro meses temos tido inúmeros desafios externos, que certamente todos têm acompanhado. Deixem-me apenas referir que tal permitiu ao INEM fazer um enorme esforço no sentido de consolidar um projeto de implementação e expansão de delegação de competências, assente no crescimento da formação dos nossos Técnicos de Emergência (TAE), sendo nosso compromisso o total empenho na implementação de uma carreira de Técnico de Emergência; melhorar o planeamento do dispositivo de emergência, com a consolidação da definição dos meios INEM e estando neste momento em fase final de preparação o modelo nacional de Transporte do Doente Crítico, que vai permitir libertar os outros meios para a sua missão primária; bem como iniciar grande esforço no sentido da otimização da gestão de meios, planeando o futuro sistema global de gestão informática do INEM.
 
Nos próximos anos, todos temos um enorme desafio pela frente: assegurar o crescimento do INEM, melhorar a assistência que prestamos, assentando as decisões em pilares estruturais como a sustentabilidade dos nosso Recursos Humanos, a melhoria nas Operações (sustentabilizando a Carreira TEPH, melhorando o modelo de Formação, avançando na Delegação de Competências, melhorando os meios: AEM, MEM, SIV, VMER, UMIPE, SHEM), e garantindo a sustentabilidade económico-financeira do INEM.
Apesar do otimismo que parece começar a gerar-se na sociedade portuguesa, embalado pelas notícias que vão surgindo sobre os primeiros sinais de retoma de economia, temos que pensar em otimizar recursos, eliminar desperdício, e melhorar continuamente. O compromisso do INEM de fazer chegar os seus meios de emergência a cada vez mais locais do território continental é para cumprir e para isso teremos de ser capazes de fazer cada vez mais com os recursos que nos disponibilizam.
 
O INEM tem a fama – justa, diga-se! – de disponibilizar aos cidadãos serviços de qualidade muito superior. Podemos mesmo afirmar que o INEM é uma marca muito forte!
Essa elevada fasquia de qualidade não poderá nunca diminuir com o alargamento da nossa carteira de serviços e de meios de emergência. E acreditamos que conseguiremos cumprir os desafios de forma exemplar.
 
Pessoalmente, e como operacional de VMER durante mais de uma década, o conhecimento que tenho do terreno permitiu-me aceitar o desafio de presidir ao INEM com esperança de poder ajudar a melhorar o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Hoje, essa esperança transformou-se numa certeza: com a experiência de 33 anos de vida do nosso Instituto, com o empenho de todos nossos funcionários e colaboradores, e com a colaboração de todos os nossos parceiros, vamos conseguir criar condições para que o SIEM se torne mais robusto e ganhe maior consistência, traduzindo-se em mais vidas salvas.
 
Quero agradecer a todos o acolhimento que tivemos nestes primeiros quatro meses de funções. Aos que ainda vão de férias, quero desejar um período reconfortante e de descanso junto das respetivas famílias.
 
 É gratificante trabalhar com e para todos Vós!
     
 Paulo Amado de Campos
 Presidente do INEM