quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CT do Sul descobre a pólvora




Como muitos colegas já devem saber, foi emitido um comunicado pela Comissão de Trabalhadores do Sul, segundo percebi, para uma alteração de horário, para as 12h.

Ora, depois deste comunicado fiquei confuso…

Como todos sabemos, a competência para se conseguir alterar os turnos para 12h pertence única e exclusivamente aos sindicatos, já que carece de acordo coletivo de trabalho (ACT).

Como é do conhecimento geral, ou devia ser, a Comissão de Trabalhadores já referiu isso mesmo!

No entanto, a Comissão do Sul parece estar a querer substituir-se tanto aos sindicatos como à própria CT.
Fiquei confuso... Não deviam ser a Comissão de Trabalhadores e a Comissão do Sul do mesmo "saco"?
Ou só no Sul é que se podem fazer turnos de 12h? Quem descobriu a pólvora?

É preciso ter cuidado com os protagonismos, pois estes "meninos" correm o risco de estar a criar espectativas que no final são impossíveis de concretizar.

Passo a explicar novamente:

Os turnos de 12 horas não são possíveis de implementar (sem ACT) porque a Lei agora em vigor, impede que se trabalhe mais de 8 horas em horário noturno (que está compreendido entre as 22h e as 7h), a não ser que tal esteja previsto em regulamentação coletiva de trabalho.
Ora, essa regulamentação (ACT), como já referi, é da única e exclusiva competência das associações sindicais.

Por isso, estranho que se lance para o ar, sem medir as consequências, da possibilidade de uma simples Subcomissão consultar ALGUNS trabalhadores (o resto do país também é gente) para se poder proceder à alteração para turnos de 12h…
É que nem a própria Comissão de Trabalhadores tem competência para tal, a não ser que um sindicado proponha um ACT e ai sim, a Comissão de Trabalhadores tem de ser consultada (e os operacionais, claro) para aceitar ou não os turnos de 12h.

A grande maioria dos colegas quer os turnos de 12h! OBVIO!
Mas façamos as coisas como deve de ser, senão corremos o risco de nunca o conseguirmos.
Não se pode querer ser mais papista que o Papa.

A não ser que da Subcomissão do Sul, saia um sindicato… às vezes mais parece, mais vale estarem quietos e caladinhos do que andarem a dizer asneiras à procura de protagonismo.
É que a pólvora pode explodir nas mãos!

Vale a pena pensar nisto não?

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Reacção do STAE à Ordem dos Enfermeiros



Tive oportunidade de ler hoje o comunicado do STAE em reacção às baboseiras a que a Ordem dos Enfermeiros (melgas) já nos habituou.

Oportuno sem duvida, mas acho que podia ser mais "agressivo".

O constante ataque da OE aos TAE além de desproporcional e descabido é repleto de mentiras, calunias e profundo desconhecimento do pré-hospitalar.

REPITO, PROFUNDO DESCONHECIMENTO DO PRE-HOSPITALAR!

Acho uma perda de tempo ainda termos de andar a justificar a presença do TAE no pré-hospitalar, quando é óbvio que os TAE são FUNDAMENTAIS!

A OE continua uma caça aos gambuzinos, com ataques desmedidos, desmesurados, descuidados, alarmistas, demagogos, idiotas, estúpidos e absolutamente incoerentes e desfasados da realidade.

O desespero pelo "tacho" ultrapassa todo e qualquer limite do razoável.
Honestamente, ainda me pergunto se o dinheiro (pago por todos os enfermeiros) gasto nas providências cautelares (que de nada serviram) não poderia ter sido gasto pela Ordem, em prol dos enfermeiros e não em caça aos gambuzinos ou piopardos a que eles já nos habituaram...

O STAE reagiu hoje, com um bom comunicado, mas que poderia ter menos explicações e mais calão...
O remédio passa por uma boa sapatada na melga, a ver se ela se cala de vez.
Pica; não destrói, mas chateia.
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Profissão de risco JÁ!

Ao próximo que disser que o Técnico de Ambulancia de Emergência não é profissão de risco, apresento-lhe o assaltante abaixo referenciado...

Onde estão o STAE e a Comissão de Trabalhadores?


Tripulante de ambulância enfrentou assaltante que lhe estava a roubar o automóvel. 
Correio da manhã


Um socorrista do INEM, de 32 anos, estava ontem à noite em estado grave depois de ter sido golpeado diversas vezes com uma tesoura por um homem que estava a tentar assaltar-lhe o carro, na avenida Duque d’Ávila, em Lisboa. O assaltante, 35 anos, acabou detido já na avenida Almirante Reis, pela PSP, quando seguia dentro de um táxi. Tinha ainda a tesoura ensanguentada na sua posse.

O socorrista encontrava-se de serviço com um colega e seguiam no interior de uma ambulância, pelas 07h45 de ontem. Ao passarem na referida artéria, onde tinha o seu carro pessoal estacionado – a sede do INEM fica a cerca de 300 metros de distância –, o tripulante percebeu que um homem estava a tentar roubar-lhe a viatura.

Perante aquele cenário, o socorrista do INEM saiu da ambulância e abordou o assaltante. Este, armado com uma tesoura, não hesitou em atacar a vítima. Foi golpeado por diversas vezes em várias partes do corpo e caiu no chão. O companheiro socorreu de imediato o colega, pediu ajuda a outras equipas e lançou o alerta à polícia. O agressor acabou por fugir a pé e apanhou um táxi nas imediações, abandonando aquela zona. No entanto, uma testemunha seguiu-lhe os passos, tirou a matrícula do táxi e comunicou à PSP.

O carro com o suspeito foi intercetado quando circulava já na Almirante Reis, na zona de Arroios. A polícia fez o taxista parar e deteve o passageiro, que não ofereceu qualquer resistência às autoridades. Ainda transportava consigo a arma do crime, que foi apreendida.

A vítima acabou por ser transportada para o Hospital de São José, onde deu entrada em estado grave. Foi de imediato levada para o bloco operatório e sujeita a uma intervenção cirúrgica. Segundo fonte do INEM adiantou ao CM, a vítima não correrá perigo de vida.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Providência cautelar contra os TAE


A ordem dos Enfermeiros já nos habituou a bons momentos de riso e alegria.
Hoje tivemos a confirmação, que rir é o melhor remédio!

A segunda Providência Cautelar (PC) contra as competências dos TAE foi aceite ontem pelo tribunal e hoje foi... anulada.
Parece-me ser um record de menor tempo em vigor de uma PC.
Aquilo a que a OE já nos habituou resume-se a duas palavras:

1 - LOL (laugh out loud)
2 - Rennie.

Exm(s). Sr(s) aguardamos ansiosamente a terceira PC.

Estamos no sofá com um saco de pipocas à espera.

PS: OBRIGADO

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A nova Presidente do INEM vem do Centro



Drª. Regina Pimentel a nova Presidente do Instituto.

Uma aposta FORTE na continuidade.
Para quem esperava outra classe profissional para este cargo, na farmácia mais proxima vende-se rennie.

Falta agora "formalizar" o cargo através de concurso público.

domingo, 6 de outubro de 2013

Plenário da Comissão de Trabalhadores



Como é sabido, decorreu no dia 3 o plenário da Comissão de Trabalhadores do INEM.

Pelo que me chegou aos ouvidos, o plenário abordou inúmeras matérias de forma muito aberta, séria e profissional.
Julgo ter sido abordada a temática dos turnos de 12h, mas como já sabemos, infelizmente não é matéria para ser tratada agora.

Não querendo aprofundar o que se passou no plenário, até porque não estive presente (deixarei isso para outra altura, talvez quando sair a ata ou para os leitores do blog), não posso deixar de tocar nos 2 pontos mais importantes.

Pelo que apurei, os TAE rejeitaram linearmente a proposta do INEM de fazer turnos intermédios.
Obviamente, não fazia sentido este tipo de turnos e os colegas manifestaram-se, e a meu ver bem.

De igual modo os TOTE recusaram também os turnos intermédios, mas no caso do CODU até faria todo o sentido este tipo de horário, contudo... Não foi "aceite".

As rotatividades apresentadas pelo INEM foram também elas chumbadas, o que quer dizer que o INEM não acerta uma.

Resta agora saber que efeito terá o resultado do plenário junto do INEM.

Sem querer retirar mérito à CT, o mais certo é cair em saco roto, como é costume.
Vamos esperar pelo Regulamento de Horários QUE JÁ DEVIA TER SIDO DIVULGADO EM SETEMBRO, e que ainda está no segredo dos deuses no Instituto... Não sabendo bem porquê!

Vai o INEM retirar os turnos intermédios e as rotatividades apresentadas?
Ou mais uma vez o esforço da CT foi em vão?