quarta-feira, 1 de junho de 2011

INQUALIFICÁVEL




Como todos sabem, no dia 5 de Abril decidi deixar de escrever neste “cantinho de desabafo”, por inúmeras razões.

Mas ontem fiquei perplexo e enojado com o comunicado de imprensa emitido pelo STAE, que ao que parece representa mais de 50% dos funcionários do INEM.

Ora, tal comunicado começa logo mal, pela prepotência que este suposto sindicato demonstra, ao afirmar de forma tão peremptória que dos 1898 funcionários que estão ao serviço do Instituto, mais de 50%, ou seja mais de 950, são representados pelo STAE, o que é uma verdadeira distorção dos factos.
Existem neste momento 1011 TAE’s, dos quais QUANTO MUITO 35% (cerca de 350) são associados do STAE. O que representa cerca de 18% dos funcionários, e não 50%.

O grande problema destes senhores é estarem a colocar associados e não associados no “mesmo barco”, num comunicado de imprensa que não passa de uma campanha política que terá muitos objectivos, mas nunca a dignificação, defesa e boa imagem dos TAE.

Vir dizer que “O PSD QUER ACABAR COM O INEM” só demonstra uma falta de visão, interpretação, discernimento e postura, muito pouco dignas de quem se diz representante de mais de 50% dos funcionários do INEM.

O programa do PSD fala em
“propor a incorporação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Comissão de Planeamento Civil de Emergência e o INEM num único organismo”
e em lado nenhum se fala na extinção do organismo.

Mas independentemente da posição do PSD, e para não ser acusado de partidarismo, apenas queria deixar bem explicita a minha repugnância pelo comunicado e pelo STAE.

Este tipo de afirmação POLITICA, em nada abona a favor dos TAE já que:

1- Está a condicionar a posição dos TAE, de forma pública contra um partido político, e o seu programa antes das eleições, dando a entender que os TAE são contra esta tomada de posição, quando só o deveria fazer em nome dos seus associados.

2- Grave a afirmação de “AVISAR” a população, alarmando a opinião publica que esta medida coloca em risco a emergência em Portugal, sem conhecer como, quando e de que forma será EVENTUALMENTE colocada esta PROPOSTA em prática, podendo condicionar desta forma a inclinação politica de algumas pessoas.

Não quero com isto estar a ser conivente, ou de forma alguma aceitar ou deixar de aceitar a transição do Instituto para outro Ministério. Mas este assunto deve ser discutido no local certo e não na praça pública, de forma a servir os interesses de alguns.

Como é sabido, é provável que a “cor do governo” se altere nestas eleições.

Que postura tomará nesse caso o novo governo perante a classe TAE?

A mesma postura que neste momento o STAE está a tomar? De total irresponsabilidade e ataque político-partidário?

Depois deste comunicado, com que olhos vai o PSD olhar para TODOS os TAE?

Será que o STAE não pensa no futuro? Ou só pensa no futuro dos seus dirigentes?

Sr. Presidente do STAE, o seu comunicado é de uma irresponsabilidade de tal forma grave, que eu pessoalmente irei enviar o pedido de anulação de associado, pois não posso continuar a ser conivente com interesses pessoais e corporativos a que o STAE tem a obrigação de ser alheio.

Não posso deixar de demonstrar de forma pública a minha desilusão profunda para com este sindicato, que ao longo dos últimos meses tem demonstrado que defende tudo, menos os TAE.

Deixo brevemente o STAE, com o desejo que o sr. faça o mesmo, para bem de todos os TAE.