terça-feira, 5 de abril de 2011

Breves palavras...




Muito tem acontecido nestas ultimas semanas no INEM.

Coisas positivas, poucas, mas acima de tudo situações que primam pela negatividade e pelo desânimo colectivo.

E encontrei algumas razões para este desânimo.
Sofremos ataques não só de “fora para dentro”, mas muito de “dentro para fora”, o que me leva a pensar e equacionar se vale a pena continuar a querer mudar ideias e mentalidades, lutar por um instituto mais digno e responsável, não só para com quem precisa de nós, mas muito para connosco, e se vale a pena continuar a acreditar num sindicato que, literalmente, se vendeu por tão pouco em detrimento de tanto.

A resposta a que cheguei foi: NÃO!

Mentalidades dentro do nosso grupo continuam a primar pela mesquinhez, pela indiferença e pelo egocentrismo, impróprios de quem usa a camisola de TAE, impulsionados por outras classes e dirigentes.
Sem me querer alongar muito neste meu desabafo, queria só deixar uma coisa bem patente.

Este blog surgiu, como uma voz rebelde mas consciente, concisa e acima de tudo tentando ser uma voz de união.

Infelizmente encontrei ao longo destes meses muitas coisas negativas, apesar de muitas outras positivas e animadoras.

Mas após um período de reflexão pessoal, cheguei à conclusão que enquanto existirem forças internas que promovam a desunião dos TAE, de nada vale ser pró-activo ou ter vontade de ser melhor. Porque o mal não vem de fora, mas vem de dentro.

Não vale a pena escamotear mais este assunto.

Decidi retirar-me desta “figura” que tem sido o TAE-INEM. Não encontro a luz ao fundo do túnel, senão a do comboio que avança contra nós, ao som das palmas de alguns.

Recentemente fui contactado no sentido de ajudar a promover e unir uma lista concorrente à actual direcção do STAE, mas mesmo esse grupo decidiu recuar e abandonar essa ideia. Compreendo o porquê.

Sei perfeitamente que o “timing” não é o melhor, mas não existe o tempo certo para virar costas a uma luta, às nossas ideias e convicções. Não é uma questão de tempo, mas sim de força. Força que não temos. Força que perdemos. De dentro para fora, digo novamente e sem medo.

Abandono este blog, desiludido, desanimado com muitos colegas, mas principalmente desiludido com os nossos dirigentes, institucionais e sindicais.

Certamente irei ouvir que estou a ser extremista, ou radical.

Sempre o fui, sempre o serei.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Socorro em causa




Saúde: INEM reduz horário de ambulâncias do Norte e Grande Porto. Sindicatos dizem que medida coloca o socorro em causa.
(JN)

Noticias em actualização na imprensa escrita.



A partir desta sexta-feira, o INEM reduz o horário de vários veículos de emergência médica do Grande Porto e Norte do país. 
O INEM vai reduzir, a partir desta sexta-feira, o horário das ambulâncias do Grande Porto e da zona Norte do país.
Duas ambulâncias do INEM (uma na delegação do INEM e outra no Hospital Militar), a ambulância de Gaia e a mota do INEM deixam de funcionar entre as 16h00 e as 8h00. A ambulância sediada em Leça da Palmeira deixa de funcionar entre a meia-noite e as 8h00.
Na zona Norte, os veículos de Celorico de Basto, Alijó, Régua e Paredes de Coura deixam de funcionar durante o dia, estando apenas operacionais no período entre as 00h00 e as 8h00.
O Sindicato Nacional dos Profissionais de Emergência Médica (Sinapem) e o Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias e Emergência (STAE) contestam a decisão e afirmam que o socorro das pessoas poderá ser posto em causa.
(JPN)