domingo, 28 de novembro de 2010

Bombeiros recebem formação DAE

As 30 corporações de bombeiros mais solicitadas em Portugal estão a receber formação do INEM para reanimar pessoas com choques eléctricos. Em Janeiro recebem os desfibrilhadores.

Esta é a primeira fase de um programa que visa dotar as ambulâncias de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e dar formação a cerca de 250 bombeiros para que saibam utilizar o aparelho de forma segura e eficaz, explicou Miguel Soares de Oliveira, presidente do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), acrescentando que esta estará concluída no final de Dezembro.

Isto significa que não só as ambulâncias do INEM afectas aos bombeiros terão um DAE, como haverá em cada corporação pelo menos seis operacionais preparados para usá-los, de forma a cobrir as 24 horas do dia.

O programa implica ainda a instalação de um dispositivo electrónico que grava e monitoriza todos os procedimentos, dando assim cumprimento à legislação, que prevê o acompanhamento por parte de um médico, disse Miguel Soares de Oliveira, explicando que seria difícil que cada corporação tivesse um médico.
(In Público)

Existem inúmeros CB, que não conseguem manter os 2 TAS que o INEM exige para a manutenção do Posto PEM, muito menos 6 operacionais de DAE.
É uma medida tardia, mas da forma como vai ser implementada estamos mais uma vez a colocar “a carroça á frente dos bois”.
Primeiro tem que se assegurar que os PEM dos CB realmente cumprem a legislação, relativamente ao número e qualificação de tripulantes exigidos por Lei, e só depois dota-los de DAE, ou corremos o risco de termos ambulâncias com DAE e 1 TAT ou TS como é agora reconhecido.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A paciência é mesmo uma virtude. E dá frutos!

Quem espera desespera... mas sempre alcança.
Palavras? Para quê?

Notícia do Expresso.

OM a favor.
INEM a favor.
STAE a favor.
MS a favor.
OE contra.
TAE's... a favor!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Chefes de Ambulância a conduzir VMER's???

Circular Normativa Nº 6/2010 - DEM

Segundo esta norma dada a conhecer pelo DEM do INEM, caso seja necessário o transporte do doente com acompanhamento da equipa médica da VMER (Med. e Enf.), a VMER deve ser conduzida pelo chefe da equipa de ambulância.
Ora... Chefes? Chefe de ambulância? Desconheço...
Então quero ver se a equipa tiver um operacional não condutor.



Resposta do STAE em 18 Novembro
No seguimento da Circular Normativa 06/2010 emitida pelo Departamento de Emergência Médica (DEM) do INEM, vem o STAE expor o seguinte:

1. O STAE sempre defendeu o acompanhamento dos doentes críticos com necessidade de apoio Suporte Avançado de Vida (SAV) durante o transporte pela totalidade da equipa da VMER, ou seja, não só pelo médico, mas também pelo enfermeiro;
2. O contrário, constituía a interrupção dos cuidados de enfermagem ao doente crítico, para que este profissional fosse conduzir a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que seguia atrás da ambulância, ficando apenas o médico na célula sanitária, acompanhado pelos tripulantes de ambulância;
3. Em diversas oportunidades, o STAE sempre defendeu a existência de um 3º elemento na VMER por forma a libertar a equipa médica aquando da necessidade de acompanhamento dos doentes nas ambulâncias;
4. Assim, não podemos deixar de lamentar e discordar da decisão do DEM, tendo a conta que a mesma se traduz numa solução de remedeio de um problema de fundo das tripulações das VMER;
5. Além do mais, a decisão não acautelou algumas situações, nomeadamente:
a. Muitos tripulantes de ambulância não possuem carta de condução, nomeadamente no seio dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa;
b. Apesar de todos os TAE possuírem carta de condução, nem todos possuem o curso de condução de veículos de emergência exigido pelo INEM para conduzir os seus próprios veículos, pelo que em vários turnos, apenas existe um elemento condutor na tripulação da ambulância, que é constituída por 2 TAE;
c. Muitas das VMER tem particularidades mecânicas, nomeadamente caixa automática que exigem adaptação e treino dos condutores, sob pena de acidentes se verificarem;
6. Assim, esta decisão, apesar de em alguns casos poder ser mais favorável que a actual situação, traduz-se em última análise numa espécie roleta russa, ou seja, umas vezes os doentes tem a equipa completa e outras vezes não, umas vezes os veículos do INEM são conduzidos por elementos com formação e outras vezes não.
Desta forma, o STAE solicita a pronta reapreciação desta Directiva.

De acordo!

A paciência (ainda) é uma virtude...

O STAE reuniu ontem com o CD do INEM afim de debater os seguintes pontos:
· Carreira de TEPH;
· Contabilização errada das horas mensais de serviço;
· Avaliações de desempenho SIADAP ilegais;
· Contabilização das horas de formação dos formadores do NuCE;
· Definição de uma estrutura hierárquica baseada em TAE para TAE;
· Incumprimento do período de almoço de 30 minutos;
· Pagamento ou crédito de horas dos feriados no período de 2005 a 2008;
· Falta de acerto de compensações de turnos extras de 2005 a 2008;
· Mais de 100 Horas Extraordinárias por trabalhador por ano;
· Reposição de fardamento e fardamento de qualidade;
· Falta constante de equipamento nas ambulâncias, nomeadamente equipamento de monitorização;
· Ambulâncias completamente obsoletas ao serviço;
· Falta de pagamento de despesas do Curso de Formadores de Condução por atraso dos serviços administrativos;
· Nova lei que obriga a todos os condutores a averbar a carta de condução para quem conduz a ambulâncias;
· Horas de amamentação, como devem ser contabilizadas as mesmas;
· Boletins itinerários que são recusados o seu pagamento, devido a problemas logísticos do INEM;
· Feriados que não estão a ser pagos durante o ano 2010;
· Estatuto de trabalhador estudante Horas por turno 12 contra as 7 horas.


(...) A reunião marca sem dúvida um ponto de viragem no INEM, o diálogo existe e a vontade também, acreditamos que muito em breve concretizaremos objectivos antigos e por isso estamos confiantes no futuro.

As respostas ficaram adiadas para 15 de Dezembro.



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Seminário "Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar - Que Futuro em Portugal?"

No próximo dia 11 de Dezembro realizar-se-à um seminário técnico organizado pelos Bombeiros Voluntários de Samora Correia.

O tema do seminário é "Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar - Que Futuro em Portugal?".

(Inscrições)

domingo, 14 de novembro de 2010

Bombeiro Sapador morre em incêndio.

Um bombeiro sapador, de 52 anos, morreu num incêndio de grandes proporções que deflagrou ontem à noite, pelas 22h30, na rua dos Caldeireiros, na Sé do Porto. A vítima mortal, Joaquim Correia, chefe do comando dos bombeiros, tinha 28 anos de serviço. Deixa mulher e filhos.

Profundos sentimentos á  família, amigos e corporação.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

INEM já pagou 5,7 milhões de euros aos bombeiros.

Fonte do INEM diz que foi paga uma parte dos 20 milhões que entidades de saúde devem às corporações de bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa pelos serviços de transporte.

(Notícia completa em DN)

Mais um prioridade cumprida, além dos DAE em locais públicos, e dos pagamentos em atraso aos antigos enfermeiros CODU.
O que se segue?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

INEM vai pagar vencimentos em atraso de enfermeiros dos CODU

O INEM vai pagar os vencimentos em atraso dos enfermeiros do CODU de Lisboa e Coimbra, relativos aos meses entre Janeiro e Junho, no valor total de mais de 63 mil euros. Para os enfermeiros a decisão “peca por tardia”.
Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o assessor do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garante que este “é mais um assunto que está resolvido” depois de o conselho diretivo do INEM ter feito um “levantamento exaustivo” de todas as situações de pagamentos em atraso.
De acordo com o assessor do INEM, o levantamento veio mostrar que só existiam pagamentos por regularizar com enfermeiros que tinham prestado serviço nos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes) de Lisboa e Coimbra.
“Deste modo, após ter sido efetuado um levantamento de todas as situações que aguardam regularização, o conselho diretivo autorizou hoje o pagamento aos enfermeiros que prestaram serviço nos CODU de Lisboa e Coimbra, entre os meses de janeiro e junho deste ano”, adianta o assessor.
De acordo com a mesma fonte, o montante em causa ultrapassa os 63 mil euros, divididos entre 38 199,60 euros no CODU de Lisboa e 24 837,60 no CODU de Coimbra.
“As transferências dos montantes para os enfermeiros vão ser feitas ao longo da próxima semana. Após o seu pagamento, todas as dívidas relativas a este assunto ficam regularizadas”, adianta a fonte.
Contactado pela agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse não ter tido ainda conhecimento oficial da decisão do INEM, mas acrescentou que era “inadmissível” que as remunerações dos enfermeiros não tivessem ainda sido pagas.
“O Sindicato dos Enfermeiros congratula-se [com esta decisão]. Só peca por tardia e esperamos que situações como esta não voltem a acontecer”, disse José Carlos Martins.
O presidente do SEP lembrou que vários enfermeiros tinham já avançado com processos de contencioso para reaverem o dinheiro em falta e que esses processos ficarão sem efeito se os pagamentos forem efetuados até ao dia 19, altura em que o SEP reúne com o conselho diretivo do INEM.

Os TAE estão á espera desde sempre das horas compensatórias de turnos extra e feriados...

112 - Sistema Português distinguido em Bruxelas

O sistema português de emergência 112 foi hoje (8 Nov) distinguido em Bruxelas pela Associação do Número Europeu de Emergência, com um prémio de excelência que o ministro da Administração Interna saudou como "o reconhecimento do trabalho dos últimos anos".
Rui Pereira, que recebeu o prémio do Sistema Nacional 112 de Excelência, à margem de uma reunião de ministros da Justiça e do Interior da União Europeia, realçou que se trata de "um prémio que distingue todos aqueles que têm trabalhado durante os últimos anos no sistema 112 português", designadamente "polícias, membros de serviços e forças de segurança, de elementos da proteção civil e da emergência médica".

(RTP)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desfibrilhadores em espaços públicos

O novo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colocou o Programa de Desfribrilhação Automática Externa (DAE) no topo das suas prioridades e, desde que tomou posse, o número destes aparelhos disponíveis em espaços públicos mais do que quadruplicou. Ainda assim, os desfribrilhadores ainda não chegaram aos aeroportos.
«Há uma curva de aprendizagem que está a jogar a favor de todos, para que encurte o tempo», afirmou Miguel Soares de Oliveira, dando importância ao seu antecessor. «Além disso, há também dentro da própria equipa de coordenação a imposição passada por este novo conselho directivo do INEM de que isto é uma prioridade, portanto todas as outras tarefas devem ficar para segundo plano», explicou.

O programa está numa «situação muito positiva», segundo o responsável, em declarações à TSF, destacando a presença dos DAE em todas as viaturas do INEM. Quanto à cobertura nas viaturas dos bombeiros e Cruz Vermelha, parceiros do INEM, a situação será resolvida. Até ao final do ano, 38 corporações estarão abrangidas pelo programa, disse Soares de Oliveira.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

INEM vai adoptar as novas Guidelines do CPR

O INEM vai adoptar na íntegra as guidelines do CPR 2010, conforme post de 27 Outubro, pelo menos para SBV.

Estão a iniciar formações já com as novas recomendações, para SBV e DAE, apesar de as diversas Delegações estarem a adoptar timings diferentes.

Assim sendo os TAE passam a não pesquisar a cavidade oral na abordagem inicial á vitima, só se a ventilação não fizer expandir o tórax ai sim se faz a pesquisa.

Desaparece o VOSP para dar lugar ao VOS.

A situação dos DAE Lifepack 500 na paragem presenciada ter de se carregar na seta da direita também foi abolida, o aparelho faz logo a primeira análise quando se liga.
Desaparecem os 2 minutos de SBV antes da análise portanto.

Se após um choque recomendado, o DAE der indicação de choque não recomendado, já não se efectua VOSP nem VOS. Continuam-se compressões até existir sinais de vida evidentes.

A pausa de compressões é só interrompida para administrar o choque, fazendo-se mesmo quando o DAE efectua a carga.

Os novos manuais já estão a ser distribuídos.
Este algoritmo torna-se mais simples, mais rápido e mais eficaz.
Desfibrilhação precoce, compressões contínuas.